Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25954 https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482002000100002 |
Resumo: | Face ao momento de implantação da Política de Negócios Tecnológicos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, este estudo procurou avaliar a atual situação de comercialização de produtos/serviços/tecnologias das unidades descentralizadas da Embrapa e propor modelo para implantação da nova Área de Negócios Tecnológicos. A revisão da literatura tratou a respeito dos conceitos de difusão e transferência de tecnologia, marketing e negociação. Este trabalho utilizou pesquisa descritiva através de estudo exploratório junto às unidades descentralizadas da Embrapa. Foram retornados 36 questionários, de um total de 39, e os resultados indicam que as unidades estão trabalhando aquém de suas potencialidades, faltando conhecimento das atividade de marketing no auxílio da negociação. Pode-se concluir, portanto, que para a completa internalização da Política de Negócios Tecnológicos será necessário principalmente: a qualificação do pessoal envolvido, implementar cultura de negócios, resolução de certos entraves burocráticos e sobretudo definir atividades a serem desenvolvidas por esta área. |
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Berçott, Flavia Dantas2017-12-07T04:37:06Z2017-12-07T04:37:06Z2002RAE electron.,v.1,n.1,p.1-14,2002http://repositorio.unb.br/handle/10482/25954https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482002000100002Face ao momento de implantação da Política de Negócios Tecnológicos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, este estudo procurou avaliar a atual situação de comercialização de produtos/serviços/tecnologias das unidades descentralizadas da Embrapa e propor modelo para implantação da nova Área de Negócios Tecnológicos. A revisão da literatura tratou a respeito dos conceitos de difusão e transferência de tecnologia, marketing e negociação. Este trabalho utilizou pesquisa descritiva através de estudo exploratório junto às unidades descentralizadas da Embrapa. Foram retornados 36 questionários, de um total de 39, e os resultados indicam que as unidades estão trabalhando aquém de suas potencialidades, faltando conhecimento das atividade de marketing no auxílio da negociação. Pode-se concluir, portanto, que para a completa internalização da Política de Negócios Tecnológicos será necessário principalmente: a qualificação do pessoal envolvido, implementar cultura de negócios, resolução de certos entraves burocráticos e sobretudo definir atividades a serem desenvolvidas por esta área.This work is an attempt to offer an analysis of the efforts presently undertaken by the Brazilian Agricultural Research Corporation (EMBRAPA)in the development of a Technology Business Policy. It assesses the current practices of commercialization of technologies/services/products adopted by EMBRAPA and proposes a Technological Business Sector model. The review of the literature focused on the concepts of marketing, difusion and transfer of technology. The methodology included descriptive research and exploratory studies. A survey was carried out among the decentralized units of EMBRAPA, with 36 out of 39 questionnaires having been returned. The results indicate that decentralized units operate beyond their capacity, that they lack marketing expertise. In conclusion, the study suggests that, in order to accomplish an efficient Technological Business Policy, EMBRAPA must invest in staff qualification; implement a business culture and eliminate burocratic constraints. Above all, EMBRAPA should establish goals to be achieved by the commercialization sector.Em processamentoFundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São PauloTransferência de tecnologia via comercialização na EmbrapaTechnology transfer via marketing at Embrapainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEmbrapaComercializaçãoMarketingTransferência de tecnologiaPolítica de Negócios TecnológicosEMBRAPACommercializationMarketingTransfer of tecnologyTechnology Business Policyinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALv1n1a02.pdfapplication/pdf336357http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/25954/1/v1n1a02.pdf9164a4ba6752642b1a8d4464ff69a15fMD51open access10482/259542023-10-09 12:47:51.495open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/25954Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-09T15:47:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Face ao momento de implantação da Política de Negócios Tecnológicos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, este estudo procurou avaliar a atual situação de comercialização de produtos/serviços/tecnologias das unidades descentralizadas da Embrapa e propor modelo para implantação da nova Área de Negócios Tecnológicos. A revisão da literatura tratou a respeito dos conceitos de difusão e transferência de tecnologia, marketing e negociação. Este trabalho utilizou pesquisa descritiva através de estudo exploratório junto às unidades descentralizadas da Embrapa. Foram retornados 36 questionários, de um total de 39, e os resultados indicam que as unidades estão trabalhando aquém de suas potencialidades, faltando conhecimento das atividade de marketing no auxílio da negociação. Pode-se concluir, portanto, que para a completa internalização da Política de Negócios Tecnológicos será necessário principalmente: a qualificação do pessoal envolvido, implementar cultura de negócios, resolução de certos entraves burocráticos e sobretudo definir atividades a serem desenvolvidas por esta área. |
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