Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berçott, Flavia Dantas
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25954
https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482002000100002
Resumo: Face ao momento de implantação da Política de Negócios Tecnológicos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, este estudo procurou avaliar a atual situação de comercialização de produtos/serviços/tecnologias das unidades descentralizadas da Embrapa e propor modelo para implantação da nova Área de Negócios Tecnológicos. A revisão da literatura tratou a respeito dos conceitos de difusão e transferência de tecnologia, marketing e negociação. Este trabalho utilizou pesquisa descritiva através de estudo exploratório junto às unidades descentralizadas da Embrapa. Foram retornados 36 questionários, de um total de 39, e os resultados indicam que as unidades estão trabalhando aquém de suas potencialidades, faltando conhecimento das atividade de marketing no auxílio da negociação. Pode-se concluir, portanto, que para a completa internalização da Política de Negócios Tecnológicos será necessário principalmente: a qualificação do pessoal envolvido, implementar cultura de negócios, resolução de certos entraves burocráticos e sobretudo definir atividades a serem desenvolvidas por esta área.
id UNB_0e8c09373ab14a4dfacb2ca9730445bc
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/25954
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Berçott, Flavia Dantas2017-12-07T04:37:06Z2017-12-07T04:37:06Z2002RAE electron.,v.1,n.1,p.1-14,2002http://repositorio.unb.br/handle/10482/25954https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482002000100002Face ao momento de implantação da Política de Negócios Tecnológicos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, este estudo procurou avaliar a atual situação de comercialização de produtos/serviços/tecnologias das unidades descentralizadas da Embrapa e propor modelo para implantação da nova Área de Negócios Tecnológicos. A revisão da literatura tratou a respeito dos conceitos de difusão e transferência de tecnologia, marketing e negociação. Este trabalho utilizou pesquisa descritiva através de estudo exploratório junto às unidades descentralizadas da Embrapa. Foram retornados 36 questionários, de um total de 39, e os resultados indicam que as unidades estão trabalhando aquém de suas potencialidades, faltando conhecimento das atividade de marketing no auxílio da negociação. Pode-se concluir, portanto, que para a completa internalização da Política de Negócios Tecnológicos será necessário principalmente: a qualificação do pessoal envolvido, implementar cultura de negócios, resolução de certos entraves burocráticos e sobretudo definir atividades a serem desenvolvidas por esta área.This work is an attempt to offer an analysis of the efforts presently undertaken by the Brazilian Agricultural Research Corporation (EMBRAPA)in the development of a Technology Business Policy. It assesses the current practices of commercialization of technologies/services/products adopted by EMBRAPA and proposes a Technological Business Sector model. The review of the literature focused on the concepts of marketing, difusion and transfer of technology. The methodology included descriptive research and exploratory studies. A survey was carried out among the decentralized units of EMBRAPA, with 36 out of 39 questionnaires having been returned. The results indicate that decentralized units operate beyond their capacity, that they lack marketing expertise. In conclusion, the study suggests that, in order to accomplish an efficient Technological Business Policy, EMBRAPA must invest in staff qualification; implement a business culture and eliminate burocratic constraints. Above all, EMBRAPA should establish goals to be achieved by the commercialization sector.Em processamentoFundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São PauloTransferência de tecnologia via comercialização na EmbrapaTechnology transfer via marketing at Embrapainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEmbrapaComercializaçãoMarketingTransferência de tecnologiaPolítica de Negócios TecnológicosEMBRAPACommercializationMarketingTransfer of tecnologyTechnology Business Policyinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALv1n1a02.pdfapplication/pdf336357http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/25954/1/v1n1a02.pdf9164a4ba6752642b1a8d4464ff69a15fMD51open access10482/259542023-10-09 12:47:51.495open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/25954Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-09T15:47:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa
Technology transfer via marketing at Embrapa
title Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa
spellingShingle Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa
Berçott, Flavia Dantas
Embrapa
Comercialização
Marketing
Transferência de tecnologia
Política de Negócios Tecnológicos
EMBRAPA
Commercialization
Marketing
Transfer of tecnology
Technology Business Policy
title_short Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa
title_full Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa
title_fullStr Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa
title_full_unstemmed Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa
title_sort Transferência de tecnologia via comercialização na Embrapa
author Berçott, Flavia Dantas
author_facet Berçott, Flavia Dantas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berçott, Flavia Dantas
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Embrapa
Comercialização
Marketing
Transferência de tecnologia
Política de Negócios Tecnológicos
EMBRAPA
Commercialization
Marketing
Transfer of tecnology
Technology Business Policy
topic Embrapa
Comercialização
Marketing
Transferência de tecnologia
Política de Negócios Tecnológicos
EMBRAPA
Commercialization
Marketing
Transfer of tecnology
Technology Business Policy
description Face ao momento de implantação da Política de Negócios Tecnológicos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, este estudo procurou avaliar a atual situação de comercialização de produtos/serviços/tecnologias das unidades descentralizadas da Embrapa e propor modelo para implantação da nova Área de Negócios Tecnológicos. A revisão da literatura tratou a respeito dos conceitos de difusão e transferência de tecnologia, marketing e negociação. Este trabalho utilizou pesquisa descritiva através de estudo exploratório junto às unidades descentralizadas da Embrapa. Foram retornados 36 questionários, de um total de 39, e os resultados indicam que as unidades estão trabalhando aquém de suas potencialidades, faltando conhecimento das atividade de marketing no auxílio da negociação. Pode-se concluir, portanto, que para a completa internalização da Política de Negócios Tecnológicos será necessário principalmente: a qualificação do pessoal envolvido, implementar cultura de negócios, resolução de certos entraves burocráticos e sobretudo definir atividades a serem desenvolvidas por esta área.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:37:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:37:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAE electron.,v.1,n.1,p.1-14,2002
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/25954
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482002000100002
identifier_str_mv RAE electron.,v.1,n.1,p.1-14,2002
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25954
https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482002000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/25954/1/v1n1a02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9164a4ba6752642b1a8d4464ff69a15f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863849578594304