Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente : um estudo multicêntrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hillesheim, Danúbia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paiva, Karina Mary de, Rech, Cassiano Ricardo, Vargas, Júlio Celso Borello, Luiza Neto, Ingrid, Günther, Hartmut, d’Orsi, Eleonora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36319
https://doi.org/10.1590/0102-311x00209418
http://orcid.org/0000-0003-0600-4072
http://orcid.org/0000-0001-7086-534X
http://orcid.org/0000-0002-9647-3448
http://orcid.org/0000-0001-8321-5362
http://orcid.org/0000-0001-8177-8823
http://orcid.org/0000-0002-9483-7615
http://orcid.org/0000-0003-2027-1089
Resumo: O objetivo deste estudo foi estimar a associação entre perda auditiva e mobilidade urbana ativa (a pé e/ou de bicicleta), segundo a percepção sobre o ambiente em adultos de três capitais brasileiras. Trata-se de um estudo transversal com 2.350 adultos (18-59 anos) residentes das cidades de Brasília (Distrito Federal), Florianópolis (Santa Catarina) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul), avaliados pelo estudo multicêntrico Mobilidade Urbana Saudável (MUS), em 2017 e 2018. A variável de desfecho foi a mobilidade urbana ativa (≥ 10 minutos/semana), e a exposição principal foi a perda auditiva autorreferida. As análises foram estratificadas pela variável percepção do ambiente - percepção dos lugares para caminhar e andar de bicicleta (negativa; positiva). Utilizou-se a análise de regressão logística, estimando-se as odds ratio (OR) brutas e ajustadas, com intervalos de 95% de confiança (IC95%). A prevalência de perda auditiva autorreferida e de mobilidade urbana ativa foi de 17% (IC95%: 15,4; 18,4) e 55,4% (IC95%: 53,4; 57,4), respectivamente. Adultos com perda auditiva e que percebiam o ambiente de forma negativa para caminhar e andar de bicicleta possuíam 34% menos chance de realizar mobilidade urbana ativa ≥ 10 minutos/semana (OR = 0,66; IC95%: 0,45; 0,97). Conclui-se que houve associação entre perda auditiva e mobilidade urbana ativa dos adultos das três capitais brasileiras, segundo a percepção negativa sobre o ambiente. Pessoas com perda auditiva que percebem negativamente o bairro tendem a se deslocar menos por meios de transportes ativos.
id UNB_1576fa12f3edf0bd5d749ee33e4c9a49
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36319
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Hillesheim, DanúbiaPaiva, Karina Mary deRech, Cassiano RicardoVargas, Júlio Celso BorelloLuiza Neto, IngridGünther, Hartmutd’Orsi, Eleonora2020-01-24T10:30:16Z2020-01-24T10:30:16Z2019HILLESHEIM, Danúbia et al. Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente: um estudo multicêntrico. Cadernos de Saúde Pública. v. 35, n. 11, e00209418, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00209418. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019001305002. Acesso em: 18 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________HILLESHEIM, Danúbia et al. Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente: um estudo multicêntrico. Cadernos de Saúde Pública. v. 35, n. 11, e00209418, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00209418. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019001305002. Acesso em: 17 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36319https://doi.org/10.1590/0102-311x00209418http://orcid.org/0000-0003-0600-4072http://orcid.org/0000-0001-7086-534Xhttp://orcid.org/0000-0002-9647-3448http://orcid.org/0000-0001-8321-5362http://orcid.org/0000-0001-8177-8823http://orcid.org/0000-0002-9483-7615http://orcid.org/0000-0003-2027-1089O objetivo deste estudo foi estimar a associação entre perda auditiva e mobilidade urbana ativa (a pé e/ou de bicicleta), segundo a percepção sobre o ambiente em adultos de três capitais brasileiras. Trata-se de um estudo transversal com 2.350 adultos (18-59 anos) residentes das cidades de Brasília (Distrito Federal), Florianópolis (Santa Catarina) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul), avaliados pelo estudo multicêntrico Mobilidade Urbana Saudável (MUS), em 2017 e 2018. A variável de desfecho foi a mobilidade urbana ativa (≥ 10 minutos/semana), e a exposição principal foi a perda auditiva autorreferida. As análises foram estratificadas pela variável percepção do ambiente - percepção dos lugares para caminhar e andar de bicicleta (negativa; positiva). Utilizou-se a análise de regressão logística, estimando-se as odds ratio (OR) brutas e ajustadas, com intervalos de 95% de confiança (IC95%). A prevalência de perda auditiva autorreferida e de mobilidade urbana ativa foi de 17% (IC95%: 15,4; 18,4) e 55,4% (IC95%: 53,4; 57,4), respectivamente. Adultos com perda auditiva e que percebiam o ambiente de forma negativa para caminhar e andar de bicicleta possuíam 34% menos chance de realizar mobilidade urbana ativa ≥ 10 minutos/semana (OR = 0,66; IC95%: 0,45; 0,97). Conclui-se que houve associação entre perda auditiva e mobilidade urbana ativa dos adultos das três capitais brasileiras, segundo a percepção negativa sobre o ambiente. Pessoas com perda auditiva que percebem negativamente o bairro tendem a se deslocar menos por meios de transportes ativos.This study aimed to estimate the association between hearing loss and active urban mobility (walking and/or bicycling), according to perception of the environment in adults in three Brazilian capital cities. This was a cross-sectional study of 2,350 adults (18-59 years) residing in Brasília (Federal District), Florianópolis (Santa Catarina), and Porto Alegre (Rio Grande do Sul), assessed by the multicenter study Healthy Urban Mobility (MUS) in 2017 and 2018. The outcome variable was active urban mobility (≥ 10 minutes/week), and the principal exposure was self-reported hearing loss. The analyses were stratified by the variable “perception of the environment” - perception of places for walking and bicycling (negative; positive). Logistic regression was used to estimate crude and adjusted odds ratios (OR) with 95% confidence intervals (95%CI). Prevalence rates for self-reported hearing loss and active urban mobility were 17% (95%CI: 15.4; 18.4) and 55.4% (95%CI: 53.4; 57.4), respectively. Adults with hearing loss and that perceived the environment negatively for walking and bicycling showed 34% lower odds of active urban mobility ≥ 10 minutes/week (OR = 0.66; 95%CI: 0.45; 0.97). In conclusion, there was an association between hearing loss and active urban mobility in adults in the three capital cities, according to negative perception of the environment. Persons with hearing loss that perceived the neighborhood negatively tend to circulate less by active means.El objetivo de este estudio fue estimar la asociación entre la pérdida auditiva y la movilidad urbana activa (a pie y/o en bicicleta), según la percepción sobre el ambiente en adultos de tres capitales brasileñas. Se trata de un estudio transversal con 2.350 adultos (18-59 años), residentes en las ciudades de Brasília (Distrito Federal), Florianópolis (Santa Catarina) y Porto Alegre (Rio Grande do Sul), evaluados por el estudio multicéntrico Movilidad Urbana Saludable (MUS), en 2017 y 2018. La variable de resultado fue la movilidad urbana activa (≥ 10 minutos/semana) y la exposición principal fue la pérdida auditiva autoinformada. Los análisis fueron estratificados por la variable percepción del ambiente -percepción de los lugares para caminar y montar en bicicleta (negativa; positiva). Se utilizó el análisis de regresión logística, estimando las odds ratio (OR) brutas y ajustadas, con intervalos de 95% de confianza (IC95%). La prevalencia de pérdida auditiva autoinformada y de movilidad urbana activa fue de un 17% (IC95%: 15,4; 18,4) y 55,4% (IC95%: 53,4; 57,4), respectivamente. Adultos con pérdida auditiva y que percibían el ambiente de forma negativa para caminar y montar en bicicleta poseían un 34% menos de oportunidad de realizar movilidad urbana activa ≥ 10 minutos/semana (OR = 0,66; IC95%: 0,45; 0,97). Se concluye que hubo asociación entre la pérdida auditiva y la movilidad urbana activa de los adultos de las tres capitales brasileñas, según la percepción negativa sobre el ambiente. Las personas con pérdida auditiva que perciben negativamente el barrio tienden a desplazarse menos a través de medios de transportes activos.porengEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.info:eu-repo/semantics/openAccessMobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente : um estudo multicêntricoActive urban mobility in adults with hearing loss and their perception of the environment : a multicenter studyMovilidad urbana activa de adultos con pérdida auditiva y percepción sobre el ambiente : un estudio multicéntricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDistúrbios da audiçãoMobilidadePlanejamento urbanoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_MobilidadeUrbanaAtiva.pdfapplication/pdf654542http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36319/1/ARTIGO_MobilidadeUrbanaAtiva.pdfa1e9ba4c5a9f1ab758ed966270ff368cMD51open accessARTIGO_ActiveUrbanMobility.pdfARTIGO_ActiveUrbanMobility.pdfapplication/pdf649000http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36319/2/ARTIGO_ActiveUrbanMobility.pdf1416d033a5aa6dc3643c3e4b30aa28edMD52open access10482/363192023-06-04 19:11:29.108open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36319Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-04T22:11:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente : um estudo multicêntrico
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Active urban mobility in adults with hearing loss and their perception of the environment : a multicenter study
Movilidad urbana activa de adultos con pérdida auditiva y percepción sobre el ambiente : un estudio multicéntrico
title Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente : um estudo multicêntrico
spellingShingle Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente : um estudo multicêntrico
Hillesheim, Danúbia
Distúrbios da audição
Mobilidade
Planejamento urbano
title_short Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente : um estudo multicêntrico
title_full Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente : um estudo multicêntrico
title_fullStr Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente : um estudo multicêntrico
title_full_unstemmed Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente : um estudo multicêntrico
title_sort Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente : um estudo multicêntrico
author Hillesheim, Danúbia
author_facet Hillesheim, Danúbia
Paiva, Karina Mary de
Rech, Cassiano Ricardo
Vargas, Júlio Celso Borello
Luiza Neto, Ingrid
Günther, Hartmut
d’Orsi, Eleonora
author_role author
author2 Paiva, Karina Mary de
Rech, Cassiano Ricardo
Vargas, Júlio Celso Borello
Luiza Neto, Ingrid
Günther, Hartmut
d’Orsi, Eleonora
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hillesheim, Danúbia
Paiva, Karina Mary de
Rech, Cassiano Ricardo
Vargas, Júlio Celso Borello
Luiza Neto, Ingrid
Günther, Hartmut
d’Orsi, Eleonora
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Distúrbios da audição
Mobilidade
Planejamento urbano
topic Distúrbios da audição
Mobilidade
Planejamento urbano
description O objetivo deste estudo foi estimar a associação entre perda auditiva e mobilidade urbana ativa (a pé e/ou de bicicleta), segundo a percepção sobre o ambiente em adultos de três capitais brasileiras. Trata-se de um estudo transversal com 2.350 adultos (18-59 anos) residentes das cidades de Brasília (Distrito Federal), Florianópolis (Santa Catarina) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul), avaliados pelo estudo multicêntrico Mobilidade Urbana Saudável (MUS), em 2017 e 2018. A variável de desfecho foi a mobilidade urbana ativa (≥ 10 minutos/semana), e a exposição principal foi a perda auditiva autorreferida. As análises foram estratificadas pela variável percepção do ambiente - percepção dos lugares para caminhar e andar de bicicleta (negativa; positiva). Utilizou-se a análise de regressão logística, estimando-se as odds ratio (OR) brutas e ajustadas, com intervalos de 95% de confiança (IC95%). A prevalência de perda auditiva autorreferida e de mobilidade urbana ativa foi de 17% (IC95%: 15,4; 18,4) e 55,4% (IC95%: 53,4; 57,4), respectivamente. Adultos com perda auditiva e que percebiam o ambiente de forma negativa para caminhar e andar de bicicleta possuíam 34% menos chance de realizar mobilidade urbana ativa ≥ 10 minutos/semana (OR = 0,66; IC95%: 0,45; 0,97). Conclui-se que houve associação entre perda auditiva e mobilidade urbana ativa dos adultos das três capitais brasileiras, segundo a percepção negativa sobre o ambiente. Pessoas com perda auditiva que percebem negativamente o bairro tendem a se deslocar menos por meios de transportes ativos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HILLESHEIM, Danúbia et al. Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente: um estudo multicêntrico. Cadernos de Saúde Pública. v. 35, n. 11, e00209418, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00209418. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019001305002. Acesso em: 18 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
HILLESHEIM, Danúbia et al. Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente: um estudo multicêntrico. Cadernos de Saúde Pública. v. 35, n. 11, e00209418, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00209418. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019001305002. Acesso em: 17 jun. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36319
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/0102-311x00209418
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0003-0600-4072
http://orcid.org/0000-0001-7086-534X
http://orcid.org/0000-0002-9647-3448
http://orcid.org/0000-0001-8321-5362
http://orcid.org/0000-0001-8177-8823
http://orcid.org/0000-0002-9483-7615
http://orcid.org/0000-0003-2027-1089
identifier_str_mv HILLESHEIM, Danúbia et al. Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente: um estudo multicêntrico. Cadernos de Saúde Pública. v. 35, n. 11, e00209418, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00209418. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019001305002. Acesso em: 18 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
HILLESHEIM, Danúbia et al. Mobilidade urbana ativa de adultos com perda auditiva e a percepção sobre o ambiente: um estudo multicêntrico. Cadernos de Saúde Pública. v. 35, n. 11, e00209418, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00209418. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019001305002. Acesso em: 17 jun. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36319
https://doi.org/10.1590/0102-311x00209418
http://orcid.org/0000-0003-0600-4072
http://orcid.org/0000-0001-7086-534X
http://orcid.org/0000-0002-9647-3448
http://orcid.org/0000-0001-8321-5362
http://orcid.org/0000-0001-8177-8823
http://orcid.org/0000-0002-9483-7615
http://orcid.org/0000-0003-2027-1089
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36319/1/ARTIGO_MobilidadeUrbanaAtiva.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36319/2/ARTIGO_ActiveUrbanMobility.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1e9ba4c5a9f1ab758ed966270ff368c
1416d033a5aa6dc3643c3e4b30aa28ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405266093801472