Aprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dravet, Florence
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro, Gustavo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36448
https://doi.org/10.1590/interface.180321
http://orcid.org/0000-0002-3822-3627
http://orcid.org/0000-0001-7126-6947
Resumo: Relaciona-se a presença dos meios digitais com os conhecimentos necessários a uma formação integral do ser humano, conjunção entre saberes racionais – capacidade de síntese e análise – e saberes afetivo-emocionais – capacidade de viver com o outro – propiciadora do saber viver e do pensar bem. A fim de contribuir para a reflexão crítica sobre o poder da tecnologia digital enquanto forma de avançar nos processos de aprendizagem, a proposta baseia-se na teoria da complexidade. Foi feita uma revisão bibliográfica seguida de pesquisa exploratória consistindo na análise comparativa de sites dedicados a propostas inovadoras em educação. Conclui-se que a presença dos meios digitais no ambiente educativo apresenta vantagens práticas para aquisição racional de conhecimentos. Porém, os meios digitais deixam lacunas afetivas a serem preenchidas por meio do ensino da ética das relações entre seres humanos na vida pessoal, social e coletiva.
id UNB_1a1477e35369412e7c4f1562fa575381
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36448
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dravet, FlorenceCastro, Gustavo de2020-01-24T10:30:58Z2020-01-24T10:30:58Z2019DRAVET, Florence; CASTRO, Gustavo de. Aprendizagem, meios digitais e afeto: propostas para um novo paradigma na educação superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, e180321, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180321. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100253. Acesso em: 23 jan. 2020. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________DRAVET, Florence; CASTRO, Gustavo de. Learning, digital media and affection: proposals for a new paradigm in higher education. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 23, e180321, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/interface.180321. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100253&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 fev. 2020. Epub July 10, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36448https://doi.org/10.1590/interface.180321http://orcid.org/0000-0002-3822-3627http://orcid.org/0000-0001-7126-6947Relaciona-se a presença dos meios digitais com os conhecimentos necessários a uma formação integral do ser humano, conjunção entre saberes racionais – capacidade de síntese e análise – e saberes afetivo-emocionais – capacidade de viver com o outro – propiciadora do saber viver e do pensar bem. A fim de contribuir para a reflexão crítica sobre o poder da tecnologia digital enquanto forma de avançar nos processos de aprendizagem, a proposta baseia-se na teoria da complexidade. Foi feita uma revisão bibliográfica seguida de pesquisa exploratória consistindo na análise comparativa de sites dedicados a propostas inovadoras em educação. Conclui-se que a presença dos meios digitais no ambiente educativo apresenta vantagens práticas para aquisição racional de conhecimentos. Porém, os meios digitais deixam lacunas afetivas a serem preenchidas por meio do ensino da ética das relações entre seres humanos na vida pessoal, social e coletiva.This article relates the presence of digital media with the necessary knowledge for integral formation of human being, conjunction between rational knowledges - capacity for synthesis and analysis - and affective-emotional knowledge - capacity to live with others – propitiating savoir vivre and well-thinking. In order to contribute to the critical reflection on the power of digital technology as a way to advance in learning processes, the proposal is based on the theory of complexity. A bibliographical revision followed by an exploratory research consisting of comparative analysis of sites dedicated to innovative proposals in education was carried out. In conclusion, the presence of digital media in the educational environment presents practical advantages for the rational acquisition of knowledge. However, digital media leave affective gaps to be filled through the teaching of ethics between human beings in personal, social and collective life.Se relaciona la presencia de los medios digitales con los conocimientos necesarios para una formación integral del ser humano, conjunción entre saberes racionales – capacidad de síntesis y análisis – y saberes afectivo-emocionales – capacidad de vivir bien con el otro – propiciadora del saber-vivir y del pensar bien. Con la finalidad de contribuir para la reflexión crítica sobre el poder de la tecnología digital como forma de avanzar en los procesos de aprendizaje, la propuesta se basa en la teoría de la complejidad. Se realizó una revisión bibliográfica seguida de investigación exploratoria consistiendo en el análisis comparativo de sitios dedicados a propuestas innovadoras en educación. En conclusión, la presencia de los medios digitales en el ambiente educativo presenta ventajas prácticas para adquisición racional de conocimientos. No obstante, los medios digitales dejan lagunas afectivas que hay que llenar por medio de la enseñanza de la ética de las relaciones entre seres humanos en la vida personal, social y colectiva.Faculdade de Comunicação (FAC)Departamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP)UNESPEste artigo está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0, tipo BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).info:eu-repo/semantics/openAccessAprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superiorAprendizaje, medios digitales y afecto : propuestas para un nuevo paradigma en la educación superiorLearning, digital media and affection : proposals for a new paradigm in higher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAprendizagemMídia digitalEducaçãoAfeto (Psicologia)Comunicaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AprendizagemMeiosDigitais.pdfapplication/pdf337983http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36448/1/ARTIGO_AprendizagemMeiosDigitais.pdfa294aaa473a6364d970ee2ec2a288937MD51open accessARTIGO_LearningDigitalMedia.pdfARTIGO_LearningDigitalMedia.pdfapplication/pdf355693http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36448/2/ARTIGO_LearningDigitalMedia.pdf302f0d95f61a2fe1c7636e6608563052MD52open access10482/364482023-06-06 23:38:19.104open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36448Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-07T02:38:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superior
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Aprendizaje, medios digitales y afecto : propuestas para un nuevo paradigma en la educación superior
Learning, digital media and affection : proposals for a new paradigm in higher education
title Aprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superior
spellingShingle Aprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superior
Dravet, Florence
Aprendizagem
Mídia digital
Educação
Afeto (Psicologia)
Comunicação
title_short Aprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superior
title_full Aprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superior
title_fullStr Aprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superior
title_full_unstemmed Aprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superior
title_sort Aprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superior
author Dravet, Florence
author_facet Dravet, Florence
Castro, Gustavo de
author_role author
author2 Castro, Gustavo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dravet, Florence
Castro, Gustavo de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem
Mídia digital
Educação
Afeto (Psicologia)
Comunicação
topic Aprendizagem
Mídia digital
Educação
Afeto (Psicologia)
Comunicação
description Relaciona-se a presença dos meios digitais com os conhecimentos necessários a uma formação integral do ser humano, conjunção entre saberes racionais – capacidade de síntese e análise – e saberes afetivo-emocionais – capacidade de viver com o outro – propiciadora do saber viver e do pensar bem. A fim de contribuir para a reflexão crítica sobre o poder da tecnologia digital enquanto forma de avançar nos processos de aprendizagem, a proposta baseia-se na teoria da complexidade. Foi feita uma revisão bibliográfica seguida de pesquisa exploratória consistindo na análise comparativa de sites dedicados a propostas inovadoras em educação. Conclui-se que a presença dos meios digitais no ambiente educativo apresenta vantagens práticas para aquisição racional de conhecimentos. Porém, os meios digitais deixam lacunas afetivas a serem preenchidas por meio do ensino da ética das relações entre seres humanos na vida pessoal, social e coletiva.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DRAVET, Florence; CASTRO, Gustavo de. Aprendizagem, meios digitais e afeto: propostas para um novo paradigma na educação superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, e180321, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180321. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100253. Acesso em: 23 jan. 2020. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DRAVET, Florence; CASTRO, Gustavo de. Learning, digital media and affection: proposals for a new paradigm in higher education. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 23, e180321, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/interface.180321. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100253&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 fev. 2020. Epub July 10, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36448
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/interface.180321
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-3822-3627
http://orcid.org/0000-0001-7126-6947
identifier_str_mv DRAVET, Florence; CASTRO, Gustavo de. Aprendizagem, meios digitais e afeto: propostas para um novo paradigma na educação superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, e180321, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180321. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100253. Acesso em: 23 jan. 2020. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DRAVET, Florence; CASTRO, Gustavo de. Learning, digital media and affection: proposals for a new paradigm in higher education. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 23, e180321, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/interface.180321. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100253&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 fev. 2020. Epub July 10, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36448
https://doi.org/10.1590/interface.180321
http://orcid.org/0000-0002-3822-3627
http://orcid.org/0000-0001-7126-6947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36448/1/ARTIGO_AprendizagemMeiosDigitais.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36448/2/ARTIGO_LearningDigitalMedia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a294aaa473a6364d970ee2ec2a288937
302f0d95f61a2fe1c7636e6608563052
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864171267031040