Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4780 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2008. |
id |
UNB_1c9b8606275aba44a178396210e570b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/4780 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Marcelo Rodrigues dosKuyumjian, Marcia de Melo Martins2010-05-21T14:30:05Z2010-05-21T14:30:05Z2010-05-212008-09REIS, Marcelo Rodrigues dos. Tia Neiva: a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008). 2008. 301 f. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4780Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2008.O presente esforço intelectual se empenha em direcionar um olhar dedicado à história da líder religiosa da comunidade do Vale do Amanhecer: a médium que ficou nacionalmente conhecida como Tia Neiva. Migrante nordestina, Neiva Chaves Zelaya, após se estabelecer provisoriamente em muitas cidades em busca de estabilidade, em 1957, radica-se na Cidade Livre, Núcleo Bandeirante, e se envolve diretamente com os esforços que resultariam na edificação da nova capital federal. Informada pelas imagens de predestinação que qualificavam Brasília como uma Terra Prometida e dotada de vigorosa religiosidade, nesse período, dá início a sua vida mística, a sua trajetória hierofânica, na esteira da qual estabelece a Doutrina do Amanhecer. Diante desse objeto de estudo, nossa proposta se associa ao esforço de compreender como a imagem de Tia Neiva, por meio das representações a que deu vida e das que se viram consignadas por atores outros e permanecem a se constituir em torno de suas apresentações temporal e espiritual, autorizam a concepção, a solidificação e garantem a preservação de sua comunidade religiosa. Considerado, ainda, o centralismo carismático que fez perseverar a sua liderança, reconhecemos que a inspiração e a materialização dos saberes e dos fazeres religiosos que têm lugar na doutrina do Amanhecer passavam no mais das vezes pela enunciação de Tia Neiva ou então decorriam de sua legitimação. Isso porque atuava a Clarividente (como a nomeiam os entusiastas de suas revelações) na condição de canal de comunicação privilegiado com a dimensão transcendente, uma vez que se fazia reconhecer entre os da comunidade como detentora de poderes sobre-humanos. Temos, portanto, que a sistematização dos ritos, a narração dos mitos e a distribuição das competências de interação com a esfera espiritual, operações que no campo religioso, afiançamos, têm relevância ímpar, germinaram de sua palavra sagrada. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present research focuses on the history of the religious leader of the community known as “Vale do Amanhecer”, the world famous medium Aunt Neiva. After dwelling temporarily in several different cities, searching for stability, the migrant from the north eastern region of the country, Neiva Chaves Zelaya, would get directly involved in the construction of the federal capital. Following the fore visions which showed Brasília as the promised land and endowed with vigorous religiosity, she started her mystical hierophantic trajectory establishing the Doctrine of “Amanhecer”. Face the study subject, our proposition consists of explaining how, the image built by Aunt Neiva, through the representations she developed and the ones consigned by other actors, perpetuates around its temporal and spiritual representations, authorizes the conceptions, solidify and grant the maintenance of the religious community. The consideration that the charismatic centralism contributed to maintain her leadership, confirms the recognition of the inspiration and materialization involved in the knowledge and the spiritual work, all dependent of her speech or her legitimating clairvoyance, that acted as a privileged communication channel with the transcending dimension, once she was recognized by the ones of the community as a vessel of super human powers. The findings points that the systematization of the rites, the narration of the myths and the distribution of competences concerning the interactions with the spiritual sphere, the operations that in the religious field, are supported as having strong relevance, germinated from her sacred words. __________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉLa présente recherche se concentre sur l'histoire du chef religieux de la communauté connue sous le nom de "Vale do Amanhecer", le célèbre moyen “Tia Neiva”. Après logement temporaire dans plusieurs différentes villes, à la recherche de la stabilité, les migrants de la région nord-est de la pays, Neiva Chaves Zelaya, seraient directement impliqués dans la construction du Fédéral Capital. A la suite de la vision avant Brasília, qui a montré que la terre promise et dotée de vigoureuse religiosité, elle a commencé sa trajectoire mystique hierophant instituant la Doctrine de "Amanhecer". Face sujet de l'étude, notre proposition consiste en expliquant comment, à l'image construit par la Tia Neiva, à travers les représentations elle a développé et ceux expédiés par d'autres acteurs, perpétue autour de son temporel et spirituel des représentations, autorise la conceptions, solidifier et accorder à l'entretien de la communauté religieuse. L'examen que le centralisme charismatique contribué à maintenir son leadership, confirme la reconnaissance de l'inspiration et la matérialisation impliqués dans la connaissance et le spirituel de travail, tous les dépendant de son discours ou sa légitimation clairvoyance, qui a agi comme un privilégié canal de communication avec la dimension transcendant, une fois qu'elle a été reconnue par ceux de la communauté comme un navire de super pouvoirs de l'homme. Les conclusions de points que la systématisation de la rites, le récit de mythes et de la répartition des compétences concernant la interactions avec la sphère spirituelle, les opérations que dans le domaine religieux, sont pris en charge comme ayant une forte pertinence, de son germé sacré mots.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de História (ICH HIS)Programa de Pós-Graduação em HistóriaTia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTia Neiva - biografiaEspiritismo - Planaltina (DF)Zelaya, Neiva Chaves, 1925-1985História culturalBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2008_MarceloRodriguesReis.pdf2008_MarceloRodriguesReis.pdfapplication/pdf4252537http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/4780/1/2008_MarceloRodriguesReis.pdf3d766ec32f6811537c244e6b77b2fa3dMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1870http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/4780/2/license.txt16a4c3d20e44ec893cfe4e650fe04d2eMD52open accessTEXT2008_MarceloRodriguesReis.pdf.txt2008_MarceloRodriguesReis.pdf.txtExtracted texttext/plain1172052http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/4780/3/2008_MarceloRodriguesReis.pdf.txt7615c1e9dacd4bb19a5f681bc64e3239MD53open access10482/47802024-01-31 13:59:17.625open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-31T16:59:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008) |
title |
Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008) |
spellingShingle |
Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008) Reis, Marcelo Rodrigues dos Tia Neiva - biografia Espiritismo - Planaltina (DF) Zelaya, Neiva Chaves, 1925-1985 História cultural |
title_short |
Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008) |
title_full |
Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008) |
title_fullStr |
Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008) |
title_full_unstemmed |
Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008) |
title_sort |
Tia Neiva : a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008) |
author |
Reis, Marcelo Rodrigues dos |
author_facet |
Reis, Marcelo Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Marcelo Rodrigues dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kuyumjian, Marcia de Melo Martins |
contributor_str_mv |
Kuyumjian, Marcia de Melo Martins |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Tia Neiva - biografia Espiritismo - Planaltina (DF) Zelaya, Neiva Chaves, 1925-1985 História cultural |
topic |
Tia Neiva - biografia Espiritismo - Planaltina (DF) Zelaya, Neiva Chaves, 1925-1985 História cultural |
description |
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2008-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-21T14:30:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-21T14:30:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REIS, Marcelo Rodrigues dos. Tia Neiva: a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008). 2008. 301 f. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4780 |
identifier_str_mv |
REIS, Marcelo Rodrigues dos. Tia Neiva: a trajetória de uma líder religiosa e sua obra, o vale do amanhecer (1925-2008). 2008. 301 f. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/4780/1/2008_MarceloRodriguesReis.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/4780/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/4780/3/2008_MarceloRodriguesReis.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d766ec32f6811537c244e6b77b2fa3d 16a4c3d20e44ec893cfe4e650fe04d2e 7615c1e9dacd4bb19a5f681bc64e3239 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864008085536768 |