Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43346 https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224 https://orcid.org/0000-0002-8336-3645 https://orcid.org/0000-0001-7478-0810 https://orcid.org/0000-0003-4945-3169 |
Resumo: | O objetivo central deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas no ensino superior, adequadas – mas não restritas – ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico iniciado em 2020. Para isso, é analisada uma possível configuração para atividades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de prendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA); por escopo e amplificação, o presente esforço propositivo volta-se à análise e discussão da organização e de impressões de docentes e estudantes acerca dos recursos de mediação desenvolvidos. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar, realizar e qualificar atividades pedagógicas assíncronas, coerentemente com jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais, como tem ocorrido nesses tempos de pandemia. |
id |
UNB_1f256e339ec427ef5c0bd3e978a32783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/43346 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Mill, DanielOliveira, Achilles Alves deFerreira, Marcello2022-04-07T10:45:33Z2022-04-07T10:45:33Z2022-02-15MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles Alves de; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 15 fev. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 07 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43346https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224https://orcid.org/0000-0002-8336-3645https://orcid.org/0000-0001-7478-0810https://orcid.org/0000-0003-4945-3169O objetivo central deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas no ensino superior, adequadas – mas não restritas – ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico iniciado em 2020. Para isso, é analisada uma possível configuração para atividades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de prendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA); por escopo e amplificação, o presente esforço propositivo volta-se à análise e discussão da organização e de impressões de docentes e estudantes acerca dos recursos de mediação desenvolvidos. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar, realizar e qualificar atividades pedagógicas assíncronas, coerentemente com jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais, como tem ocorrido nesses tempos de pandemia.The aim of this article is to encourage reflections and pedagogical initiatives in higher education, that are appropriate – but not restricted – to the educational context induced by the pandemic moment that started in 2020. For this, it is analysed a possible setting for teaching-learning activities in virtual learning environments (VLE), in a perspective of flipped classroom, blended, active and meaningful learning. The experience articulated synchronous activities (web conferences) and asynchronous activities (VLE); by scope and amplification, the purposeful effort turned to the analysis and discussion of the and impressions of professors and students about the mediation resources developed. As a result, some contributions are presented to think, perform, and qualify asynchronous pedagogical activities, coherently with training journeys mediated by digital technologies, as has been happening in these pandemic times.El objetivo principal de este artículo es fomentar reflexiones e iniciativas pedagógicas en la educación superior, adecuadas – pero no restringidas – al contexto educativo inducido por el momento pandémico iniciado em 2020. Para ello, se plantea un posible escenario para actividades de actividades pedagógicas en entornos virtuales de aprendizaje (EVA), analizadas en una perspectiva de aprendizaje/salón invertido, mixto, activo y significativo. La experiencia articuló actividades sincrónicas (conferencias web) y actividades asincrónicas (EVA); por alcance y amplificación, el presente esfuerzo propositivo está dirigido a analizar y discutir la composición y impresiones de profesores y estudiantes sobre los recursos de mediación desarrollados. Como resultado, se presentan algunos aportes para pensar, realizar y calificar actividades pedagógicas asincrónicas, de manera coherente con los recorridos formativos mediados por las tecnologías digitales, como viene sucediendo en estos tiempos de pandemia.Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade)(CC BY NC) Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessJornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronasTraining journeys mediated by digital technologies in higher education: contributions to thinking about asynchronous activitiesRecorridos formativos mediados por tecnologías digitales en la educación superior: aportes para pensar las actividades asincrónicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino a distânciaAmbiente virtual de aprendizagemProcesso de ensino - aprendizagemAprendizagem significativaPandemiaCovid-19porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_JornadasFormativasTempos.PDFARTIGO_JornadasFormativasTempos.PDFapplication/pdf1622103http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43346/1/ARTIGO_JornadasFormativasTempos.PDF44ca36b8f582232dd36c89689b9e39c9MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43346/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/433462023-05-26 21:19:55.571open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/43346U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:19:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Training journeys mediated by digital technologies in higher education: contributions to thinking about asynchronous activities Recorridos formativos mediados por tecnologías digitales en la educación superior: aportes para pensar las actividades asincrónicas |
title |
Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas |
spellingShingle |
Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas Mill, Daniel Ensino a distância Ambiente virtual de aprendizagem Processo de ensino - aprendizagem Aprendizagem significativa Pandemia Covid-19 |
title_short |
Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas |
title_full |
Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas |
title_fullStr |
Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas |
title_full_unstemmed |
Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas |
title_sort |
Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas |
author |
Mill, Daniel |
author_facet |
Mill, Daniel Oliveira, Achilles Alves de Ferreira, Marcello |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Achilles Alves de Ferreira, Marcello |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mill, Daniel Oliveira, Achilles Alves de Ferreira, Marcello |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino a distância Ambiente virtual de aprendizagem Processo de ensino - aprendizagem Aprendizagem significativa Pandemia Covid-19 |
topic |
Ensino a distância Ambiente virtual de aprendizagem Processo de ensino - aprendizagem Aprendizagem significativa Pandemia Covid-19 |
description |
O objetivo central deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas no ensino superior, adequadas – mas não restritas – ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico iniciado em 2020. Para isso, é analisada uma possível configuração para atividades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de prendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA); por escopo e amplificação, o presente esforço propositivo volta-se à análise e discussão da organização e de impressões de docentes e estudantes acerca dos recursos de mediação desenvolvidos. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar, realizar e qualificar atividades pedagógicas assíncronas, coerentemente com jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais, como tem ocorrido nesses tempos de pandemia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-07T10:45:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-07T10:45:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles Alves de; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 15 fev. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 07 abr. 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43346 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8336-3645 https://orcid.org/0000-0001-7478-0810 https://orcid.org/0000-0003-4945-3169 |
identifier_str_mv |
MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles Alves de; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 15 fev. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 07 abr. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43346 https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224 https://orcid.org/0000-0002-8336-3645 https://orcid.org/0000-0001-7478-0810 https://orcid.org/0000-0003-4945-3169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY NC) Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY NC) Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43346/1/ARTIGO_JornadasFormativasTempos.PDF http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43346/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44ca36b8f582232dd36c89689b9e39c9 ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864049149870080 |