Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mill, Daniel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Achilles Alves de, Ferreira, Marcello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43346
https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224
https://orcid.org/0000-0002-8336-3645
https://orcid.org/0000-0001-7478-0810
https://orcid.org/0000-0003-4945-3169
Resumo: O objetivo central deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas no ensino superior, adequadas – mas não restritas – ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico iniciado em 2020. Para isso, é analisada uma possível configuração para atividades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de prendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA); por escopo e amplificação, o presente esforço propositivo volta-se à análise e discussão da organização e de impressões de docentes e estudantes acerca dos recursos de mediação desenvolvidos. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar, realizar e qualificar atividades pedagógicas assíncronas, coerentemente com jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais, como tem ocorrido nesses tempos de pandemia.
id UNB_1f256e339ec427ef5c0bd3e978a32783
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/43346
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mill, DanielOliveira, Achilles Alves deFerreira, Marcello2022-04-07T10:45:33Z2022-04-07T10:45:33Z2022-02-15MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles Alves de; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 15 fev. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 07 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43346https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224https://orcid.org/0000-0002-8336-3645https://orcid.org/0000-0001-7478-0810https://orcid.org/0000-0003-4945-3169O objetivo central deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas no ensino superior, adequadas – mas não restritas – ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico iniciado em 2020. Para isso, é analisada uma possível configuração para atividades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de prendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA); por escopo e amplificação, o presente esforço propositivo volta-se à análise e discussão da organização e de impressões de docentes e estudantes acerca dos recursos de mediação desenvolvidos. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar, realizar e qualificar atividades pedagógicas assíncronas, coerentemente com jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais, como tem ocorrido nesses tempos de pandemia.The aim of this article is to encourage reflections and pedagogical initiatives in higher education, that are appropriate – but not restricted – to the educational context induced by the pandemic moment that started in 2020. For this, it is analysed a possible setting for teaching-learning activities in virtual learning environments (VLE), in a perspective of flipped classroom, blended, active and meaningful learning. The experience articulated synchronous activities (web conferences) and asynchronous activities (VLE); by scope and amplification, the purposeful effort turned to the analysis and discussion of the and impressions of professors and students about the mediation resources developed. As a result, some contributions are presented to think, perform, and qualify asynchronous pedagogical activities, coherently with training journeys mediated by digital technologies, as has been happening in these pandemic times.El objetivo principal de este artículo es fomentar reflexiones e iniciativas pedagógicas en la educación superior, adecuadas – pero no restringidas – al contexto educativo inducido por el momento pandémico iniciado em 2020. Para ello, se plantea un posible escenario para actividades de actividades pedagógicas en entornos virtuales de aprendizaje (EVA), analizadas en una perspectiva de aprendizaje/salón invertido, mixto, activo y significativo. La experiencia articuló actividades sincrónicas (conferencias web) y actividades asincrónicas (EVA); por alcance y amplificación, el presente esfuerzo propositivo está dirigido a analizar y discutir la composición y impresiones de profesores y estudiantes sobre los recursos de mediación desarrollados. Como resultado, se presentan algunos aportes para pensar, realizar y calificar actividades pedagógicas asincrónicas, de manera coherente con los recorridos formativos mediados por las tecnologías digitales, como viene sucediendo en estos tiempos de pandemia.Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade)(CC BY NC) Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessJornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronasTraining journeys mediated by digital technologies in higher education: contributions to thinking about asynchronous activitiesRecorridos formativos mediados por tecnologías digitales en la educación superior: aportes para pensar las actividades asincrónicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino a distânciaAmbiente virtual de aprendizagemProcesso de ensino - aprendizagemAprendizagem significativaPandemiaCovid-19porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_JornadasFormativasTempos.PDFARTIGO_JornadasFormativasTempos.PDFapplication/pdf1622103http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43346/1/ARTIGO_JornadasFormativasTempos.PDF44ca36b8f582232dd36c89689b9e39c9MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43346/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/433462023-05-26 21:19:55.571open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/43346U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:19:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Training journeys mediated by digital technologies in higher education: contributions to thinking about asynchronous activities
Recorridos formativos mediados por tecnologías digitales en la educación superior: aportes para pensar las actividades asincrónicas
title Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas
spellingShingle Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas
Mill, Daniel
Ensino a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Processo de ensino - aprendizagem
Aprendizagem significativa
Pandemia
Covid-19
title_short Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas
title_full Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas
title_fullStr Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas
title_full_unstemmed Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas
title_sort Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas
author Mill, Daniel
author_facet Mill, Daniel
Oliveira, Achilles Alves de
Ferreira, Marcello
author_role author
author2 Oliveira, Achilles Alves de
Ferreira, Marcello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mill, Daniel
Oliveira, Achilles Alves de
Ferreira, Marcello
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Processo de ensino - aprendizagem
Aprendizagem significativa
Pandemia
Covid-19
topic Ensino a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Processo de ensino - aprendizagem
Aprendizagem significativa
Pandemia
Covid-19
description O objetivo central deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas no ensino superior, adequadas – mas não restritas – ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico iniciado em 2020. Para isso, é analisada uma possível configuração para atividades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de prendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA); por escopo e amplificação, o presente esforço propositivo volta-se à análise e discussão da organização e de impressões de docentes e estudantes acerca dos recursos de mediação desenvolvidos. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar, realizar e qualificar atividades pedagógicas assíncronas, coerentemente com jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais, como tem ocorrido nesses tempos de pandemia.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T10:45:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-07T10:45:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles Alves de; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 15 fev. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 07 abr. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/43346
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8336-3645
https://orcid.org/0000-0001-7478-0810
https://orcid.org/0000-0003-4945-3169
identifier_str_mv MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles Alves de; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 15 fev. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 07 abr. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43346
https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p201-224
https://orcid.org/0000-0002-8336-3645
https://orcid.org/0000-0001-7478-0810
https://orcid.org/0000-0003-4945-3169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY NC) Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY NC) Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43346/1/ARTIGO_JornadasFormativasTempos.PDF
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43346/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 44ca36b8f582232dd36c89689b9e39c9
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864049149870080