Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Klever Corrente
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Olgamir Francisco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45546
Resumo: O mundo, nos últimos anos, vivencia transformações profundas que emergem da quarta revolução industrial. Iniciada no século XXI e baseada na revolução digital, a revolução em questão é caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias digitais mais sofisticadas e integradas. As mudanças disruptivas, que tais tecnologias trazem para o mundo do trabalho, reconfiguram as ocupações e as competências dos indivíduos. Nesse contexto, é necessário que as pessoas estejam preparadas e tenham compatibilidade entre suas competências e as necessidades do novo paradigma. Portanto, o propósito educacional emergente é preparar os indivíduos para o futuro incerto e que demanda flexibilidade. Diante disso, o objetivo deste artigo é entender a competência de compreensão do mundo do trabalho e de realização de escolhas alinhadas ao projeto de vida levando em consideração o contexto da quarta revolução industrial. Como metodologia, utilizou-se da revisão teórica e da pesquisa documental para atingir os objetivos propostos por este artigo. Evidenciou-se as características da quarta revolução industrial, a relação dialética entre a educação e o trabalho e a importância do trabalho com Projeto de Vida nessa conjuntura. Constata-se que o desenvolvimento da competência “Trabalho e Projeto de Vida” no ambiente educacional é capaz de habilitar os alunos a avaliarem e enfrentarem as escolhas e decisões compatíveis com o seu projeto de vida.
id UNB_26b9bdd2a84613f36833c1346913370c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/45546
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Silva, Klever CorrenteCarvalho, Olgamir Francisco deUniversidade de Brasília, Faculdade de EducaçãoUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação2023-01-20T15:46:18Z2023-01-20T15:46:18Z2019SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial. Revista Com Censo, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 10-16, nov. 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/738.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45546O mundo, nos últimos anos, vivencia transformações profundas que emergem da quarta revolução industrial. Iniciada no século XXI e baseada na revolução digital, a revolução em questão é caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias digitais mais sofisticadas e integradas. As mudanças disruptivas, que tais tecnologias trazem para o mundo do trabalho, reconfiguram as ocupações e as competências dos indivíduos. Nesse contexto, é necessário que as pessoas estejam preparadas e tenham compatibilidade entre suas competências e as necessidades do novo paradigma. Portanto, o propósito educacional emergente é preparar os indivíduos para o futuro incerto e que demanda flexibilidade. Diante disso, o objetivo deste artigo é entender a competência de compreensão do mundo do trabalho e de realização de escolhas alinhadas ao projeto de vida levando em consideração o contexto da quarta revolução industrial. Como metodologia, utilizou-se da revisão teórica e da pesquisa documental para atingir os objetivos propostos por este artigo. Evidenciou-se as características da quarta revolução industrial, a relação dialética entre a educação e o trabalho e a importância do trabalho com Projeto de Vida nessa conjuntura. Constata-se que o desenvolvimento da competência “Trabalho e Projeto de Vida” no ambiente educacional é capaz de habilitar os alunos a avaliarem e enfrentarem as escolhas e decisões compatíveis com o seu projeto de vida.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSecretaria de Estado de Educação do Distrito FederalInformação extraída da PORTARIA Nº 120, DE 17 DE MARÇO DE 2021, que regulamenta a Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - CAPÍTULO IV - Direitos Autorais Art. 19. Os autores que desejam publicar na Revista deverão concordar com os seguintes termos: I – autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação; II – os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial - CC BY-NC. Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; III – o conteúdo dos manuscritos deve ser original, além de não ter sido publicado e nem estar em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico científico; IV – autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (por exemplo, como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; V – autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; e VI – autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/62a4f3fc15564aa2b658d814bdb90f84/see_prt_120_2021.html.info:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTrabalhoProjeto de vidaQuarta revolução industrialOrientação vocacional e profissionalEducaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_TrabalhoProjetoVida.pdfARTIGO_TrabalhoProjetoVida.pdfapplication/pdf129617http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45546/1/ARTIGO_TrabalhoProjetoVida.pdf6a111aeb08dbc8f255ece5ef53d96a62MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45546/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/455462023-08-01 00:37:52.022open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45546U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:37:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial
title Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial
spellingShingle Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial
Silva, Klever Corrente
Trabalho
Projeto de vida
Quarta revolução industrial
Orientação vocacional e profissional
Educação
title_short Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial
title_full Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial
title_fullStr Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial
title_full_unstemmed Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial
title_sort Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial
author Silva, Klever Corrente
author_facet Silva, Klever Corrente
Carvalho, Olgamir Francisco de
author_role author
author2 Carvalho, Olgamir Francisco de
author2_role author
dc.contributor.affiliation.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Klever Corrente
Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Trabalho
Projeto de vida
Quarta revolução industrial
Orientação vocacional e profissional
Educação
topic Trabalho
Projeto de vida
Quarta revolução industrial
Orientação vocacional e profissional
Educação
description O mundo, nos últimos anos, vivencia transformações profundas que emergem da quarta revolução industrial. Iniciada no século XXI e baseada na revolução digital, a revolução em questão é caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias digitais mais sofisticadas e integradas. As mudanças disruptivas, que tais tecnologias trazem para o mundo do trabalho, reconfiguram as ocupações e as competências dos indivíduos. Nesse contexto, é necessário que as pessoas estejam preparadas e tenham compatibilidade entre suas competências e as necessidades do novo paradigma. Portanto, o propósito educacional emergente é preparar os indivíduos para o futuro incerto e que demanda flexibilidade. Diante disso, o objetivo deste artigo é entender a competência de compreensão do mundo do trabalho e de realização de escolhas alinhadas ao projeto de vida levando em consideração o contexto da quarta revolução industrial. Como metodologia, utilizou-se da revisão teórica e da pesquisa documental para atingir os objetivos propostos por este artigo. Evidenciou-se as características da quarta revolução industrial, a relação dialética entre a educação e o trabalho e a importância do trabalho com Projeto de Vida nessa conjuntura. Constata-se que o desenvolvimento da competência “Trabalho e Projeto de Vida” no ambiente educacional é capaz de habilitar os alunos a avaliarem e enfrentarem as escolhas e decisões compatíveis com o seu projeto de vida.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-20T15:46:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-20T15:46:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial. Revista Com Censo, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 10-16, nov. 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/738.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/45546
identifier_str_mv SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial. Revista Com Censo, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 10-16, nov. 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/738.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45546/1/ARTIGO_TrabalhoProjetoVida.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45546/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a111aeb08dbc8f255ece5ef53d96a62
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405323855659008