Efeito multinível das atividades de marketing nas vendas, receita e lucratividade em microempresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Rafael Barreiros
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Rafaela da Rocha, Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30861
http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v19i65.2911
Resumo: Objetivo: o trabalho avaliou dinamicamente a efetividade das atividades de marketing na geração de vendas de produtos, receita e lucratividade de uma microempresa, um contexto pouco pesquisado em marketing. Metodologia: realizou-se uma pesquisa multinível de corte longitudinal com dados em painel diário de 5.800 produtos vendidos e em séries temporais mensais no nível empresarial, contendo 26 meses de registros comerciais e financeiros de uma microempresa (drogaria). Regressões em painel e em séries temporais foram executadas. Resultados: os resultados apontam que (1) as atividades de marketing, em especial a elasticidade de preço, geram com bastante precisão as vendas dos produtos, (2) a estimativa agregada do total das atividades de marketing prediz a receita e a lucratividade da empresa em base mensal e (3) na empresa investigada, se as atividades de marketing forem intensificadas na mesma proporção do aumento de custos de mercadorias e produtos, elas não são eficientes na geração do lucro. Contribuições: esta pesquisa auxilia as investigações referentes às relações micro→macronível de análise com dados comerciais e financeiros para que haja junção das decisões de marketing com finanças.
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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 19, n. 65, p. 432-452, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-48922017000300432&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v19i65.2911.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30861http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v19i65.2911Objetivo: o trabalho avaliou dinamicamente a efetividade das atividades de marketing na geração de vendas de produtos, receita e lucratividade de uma microempresa, um contexto pouco pesquisado em marketing. Metodologia: realizou-se uma pesquisa multinível de corte longitudinal com dados em painel diário de 5.800 produtos vendidos e em séries temporais mensais no nível empresarial, contendo 26 meses de registros comerciais e financeiros de uma microempresa (drogaria). Regressões em painel e em séries temporais foram executadas. Resultados: os resultados apontam que (1) as atividades de marketing, em especial a elasticidade de preço, geram com bastante precisão as vendas dos produtos, (2) a estimativa agregada do total das atividades de marketing prediz a receita e a lucratividade da empresa em base mensal e (3) na empresa investigada, se as atividades de marketing forem intensificadas na mesma proporção do aumento de custos de mercadorias e produtos, elas não são eficientes na geração do lucro. Contribuições: esta pesquisa auxilia as investigações referentes às relações micro→macronível de análise com dados comerciais e financeiros para que haja junção das decisões de marketing com finanças.Purpose: this study dynamically assessed the effectiveness of marketing activities in the generation of product sales, revenue, and profitability in a micro-enterprise, a context that lacks research in marketing. Design/methodology/approach: a longitudinal multilevel study was conducted using daily panel data for 5,800 products sold and monthly time series on the business level, involving 26 months of commercial and financial records for a micro-enterprise (a drugstore). Panel and time series regressions were performed. Findings: the research shows that (1) marketing activities, in particular price elasticity, quite accurately generate product sales, (2) the aggregated estimate of total marketing activities predicts monthly company revenue and profitability, and (3) in the investigated company, if marketing activities are intensified in the same proportion to increase costs in products and goods, they are not efficient in generating profit. Originality/value: this research supports investigations concerning micro→macro level analysis relationships with commercial and financial data in order to merge marketing decisions to finance.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)porengFundação Escola de Comércio Álvares PenteadoRevista Brasileira de Gestão de Negócios - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-48922017000300432&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessEfeito multinível das atividades de marketing nas vendas, receita e lucratividade em microempresaThe multilevel effect of marketing activities on sales, revenue and profitability in a micro-enterpriseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMarketingDesempenhoPequenas e médias empresasLucrosVendasreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_Efeito multinivelAtividades.pdfapplication/pdf1419456http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30861/1/ARTIGO_Efeito%20multinivelAtividades.pdfa70bd7c07c4779b9ff19b287a0674b18MD51open accessARTIGO_MultilevelEffectMarketing.pdfARTIGO_MultilevelEffectMarketing.pdfapplication/pdf1702951http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30861/2/ARTIGO_MultilevelEffectMarketing.pdf06beca1b254a80a0a05ea986e9113793MD52open access10482/308612023-10-19 14:40:51.507open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30861Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T17:40:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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