Development and validation of a customer relationship scale for airline companies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demo, Gisela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rozzett, Kesia, Fogaça, Natasha, Souza, Taila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34232
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1
Resumo: Empresas que têm o cliente como foco, por meio do uso da Gestão de Relacionamento com Clientes ou Customer Relationship Management (CRM), obtêm melhores resultados e conquistam a lealdade dos clientes. Torna-se atrativo estudar o relacionamento entre clientes e companhias aéreas, uma vez que o setor de aviação é de alta concorrência e relativamente comoditizado. Destarte, o objetivo desse trabalho foi desenvolver e validar uma escala para medir a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com as companhias aéreas. A escala ficou composta por quatro fatores de primeira ordem - lealdade de clientes, experiência de compra, experiência de voo e atendimento - e um fator de segunda ordem - relacionamento com clientes, todos com bons índices psicométricos. O desenvolvimento e validação de escala em um setor pouco explorado pela literatura de CRM foi a principal contribuição do trabalho, pois poderá ser utilizada como diagnóstico para os gerentes de companhias aéreas incrementarem seu relacionamento com clientes estratégicos e obterem resultados mais efetivos.
id UNB_3e1e8d59d1d69b6654ea5843596e0b68
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/34232
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Demo, GiselaRozzett, KesiaFogaça, NatashaSouza, Taila2019-03-29T15:30:35Z2019-03-29T15:30:35Z2018DEMO, Gisela et al. Development and validation of a customer relationship scale for airline companies. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019. ____________________________________________________________________________________________________________________________________DEMO, Gisela et al. Desenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de companhias aéreas. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34232http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1Empresas que têm o cliente como foco, por meio do uso da Gestão de Relacionamento com Clientes ou Customer Relationship Management (CRM), obtêm melhores resultados e conquistam a lealdade dos clientes. Torna-se atrativo estudar o relacionamento entre clientes e companhias aéreas, uma vez que o setor de aviação é de alta concorrência e relativamente comoditizado. Destarte, o objetivo desse trabalho foi desenvolver e validar uma escala para medir a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com as companhias aéreas. A escala ficou composta por quatro fatores de primeira ordem - lealdade de clientes, experiência de compra, experiência de voo e atendimento - e um fator de segunda ordem - relacionamento com clientes, todos com bons índices psicométricos. O desenvolvimento e validação de escala em um setor pouco explorado pela literatura de CRM foi a principal contribuição do trabalho, pois poderá ser utilizada como diagnóstico para os gerentes de companhias aéreas incrementarem seu relacionamento com clientes estratégicos e obterem resultados mais efetivos.Businesses with focus on customers through the use of Customer Relationship Management (CRM) perform better and win customer loyalty. Therefore, it is relevant to study the relationship between customers and airline companies, given that the aviation industry is highly competitive and relatively commoditized. Thus the aim of this study was to develop and validate a scale to measure customer’s perception of relationship with airline companies. The scale was composed of four primary factors (customer loyalty, purchase experience, flight experience, and service) and a second order factor (customer relationship), all with good psychometric indices. The development and validation of a scale in an industry little explored by the CRM literature was the main contribution of this research, as it may be used as a diagnostic tool for airline companies to scale up their relationship with strategic customers and achieve more effective results.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Fucape Business School(CC BY NC SA) - This article has a Creative Commons License - Attribution 3.0 Not Adapted.info:eu-repo/semantics/openAccessDevelopment and validation of a customer relationship scale for airline companiesDesenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de companhias aéreasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMarketing de relacionamentoCompanhias aéreasConstrução e validação de escalaAnálise fatorialengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_DevelopmentValidationCustomer.pdfapplication/pdf463543http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34232/1/ARTIGO_DevelopmentValidationCustomer.pdf226a26f6ba13bd87411f7f5ce1d2baeaMD51open accessARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoEscala.pdfARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoEscala.pdfapplication/pdf485445http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34232/2/ARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoEscala.pdfbb447722de8dfcce31a229d665a5eccdMD52open access10482/342322023-10-19 14:38:08.84open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/34232Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T17:38:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Development and validation of a customer relationship scale for airline companies
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Desenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de companhias aéreas
title Development and validation of a customer relationship scale for airline companies
spellingShingle Development and validation of a customer relationship scale for airline companies
Demo, Gisela
Marketing de relacionamento
Companhias aéreas
Construção e validação de escala
Análise fatorial
title_short Development and validation of a customer relationship scale for airline companies
title_full Development and validation of a customer relationship scale for airline companies
title_fullStr Development and validation of a customer relationship scale for airline companies
title_full_unstemmed Development and validation of a customer relationship scale for airline companies
title_sort Development and validation of a customer relationship scale for airline companies
author Demo, Gisela
author_facet Demo, Gisela
Rozzett, Kesia
Fogaça, Natasha
Souza, Taila
author_role author
author2 Rozzett, Kesia
Fogaça, Natasha
Souza, Taila
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demo, Gisela
Rozzett, Kesia
Fogaça, Natasha
Souza, Taila
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Companhias aéreas
Construção e validação de escala
Análise fatorial
topic Marketing de relacionamento
Companhias aéreas
Construção e validação de escala
Análise fatorial
description Empresas que têm o cliente como foco, por meio do uso da Gestão de Relacionamento com Clientes ou Customer Relationship Management (CRM), obtêm melhores resultados e conquistam a lealdade dos clientes. Torna-se atrativo estudar o relacionamento entre clientes e companhias aéreas, uma vez que o setor de aviação é de alta concorrência e relativamente comoditizado. Destarte, o objetivo desse trabalho foi desenvolver e validar uma escala para medir a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com as companhias aéreas. A escala ficou composta por quatro fatores de primeira ordem - lealdade de clientes, experiência de compra, experiência de voo e atendimento - e um fator de segunda ordem - relacionamento com clientes, todos com bons índices psicométricos. O desenvolvimento e validação de escala em um setor pouco explorado pela literatura de CRM foi a principal contribuição do trabalho, pois poderá ser utilizada como diagnóstico para os gerentes de companhias aéreas incrementarem seu relacionamento com clientes estratégicos e obterem resultados mais efetivos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-29T15:30:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-29T15:30:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DEMO, Gisela et al. Development and validation of a customer relationship scale for airline companies. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019. ____________________________________________________________________________________________________________________________________
DEMO, Gisela et al. Desenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de companhias aéreas. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/34232
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1
identifier_str_mv DEMO, Gisela et al. Development and validation of a customer relationship scale for airline companies. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019. ____________________________________________________________________________________________________________________________________
DEMO, Gisela et al. Desenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de companhias aéreas. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34232
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY NC SA) - This article has a Creative Commons License - Attribution 3.0 Not Adapted.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY NC SA) - This article has a Creative Commons License - Attribution 3.0 Not Adapted.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fucape Business School
publisher.none.fl_str_mv Fucape Business School
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34232/1/ARTIGO_DevelopmentValidationCustomer.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34232/2/ARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoEscala.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 226a26f6ba13bd87411f7f5ce1d2baea
bb447722de8dfcce31a229d665a5eccd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405270183247872