Development and validation of a customer relationship scale for airline companies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34232 http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1 |
Resumo: | Empresas que têm o cliente como foco, por meio do uso da Gestão de Relacionamento com Clientes ou Customer Relationship Management (CRM), obtêm melhores resultados e conquistam a lealdade dos clientes. Torna-se atrativo estudar o relacionamento entre clientes e companhias aéreas, uma vez que o setor de aviação é de alta concorrência e relativamente comoditizado. Destarte, o objetivo desse trabalho foi desenvolver e validar uma escala para medir a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com as companhias aéreas. A escala ficou composta por quatro fatores de primeira ordem - lealdade de clientes, experiência de compra, experiência de voo e atendimento - e um fator de segunda ordem - relacionamento com clientes, todos com bons índices psicométricos. O desenvolvimento e validação de escala em um setor pouco explorado pela literatura de CRM foi a principal contribuição do trabalho, pois poderá ser utilizada como diagnóstico para os gerentes de companhias aéreas incrementarem seu relacionamento com clientes estratégicos e obterem resultados mais efetivos. |
id |
UNB_3e1e8d59d1d69b6654ea5843596e0b68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/34232 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Demo, GiselaRozzett, KesiaFogaça, NatashaSouza, Taila2019-03-29T15:30:35Z2019-03-29T15:30:35Z2018DEMO, Gisela et al. Development and validation of a customer relationship scale for airline companies. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019. ____________________________________________________________________________________________________________________________________DEMO, Gisela et al. Desenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de companhias aéreas. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34232http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1Empresas que têm o cliente como foco, por meio do uso da Gestão de Relacionamento com Clientes ou Customer Relationship Management (CRM), obtêm melhores resultados e conquistam a lealdade dos clientes. Torna-se atrativo estudar o relacionamento entre clientes e companhias aéreas, uma vez que o setor de aviação é de alta concorrência e relativamente comoditizado. Destarte, o objetivo desse trabalho foi desenvolver e validar uma escala para medir a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com as companhias aéreas. A escala ficou composta por quatro fatores de primeira ordem - lealdade de clientes, experiência de compra, experiência de voo e atendimento - e um fator de segunda ordem - relacionamento com clientes, todos com bons índices psicométricos. O desenvolvimento e validação de escala em um setor pouco explorado pela literatura de CRM foi a principal contribuição do trabalho, pois poderá ser utilizada como diagnóstico para os gerentes de companhias aéreas incrementarem seu relacionamento com clientes estratégicos e obterem resultados mais efetivos.Businesses with focus on customers through the use of Customer Relationship Management (CRM) perform better and win customer loyalty. Therefore, it is relevant to study the relationship between customers and airline companies, given that the aviation industry is highly competitive and relatively commoditized. Thus the aim of this study was to develop and validate a scale to measure customer’s perception of relationship with airline companies. The scale was composed of four primary factors (customer loyalty, purchase experience, flight experience, and service) and a second order factor (customer relationship), all with good psychometric indices. The development and validation of a scale in an industry little explored by the CRM literature was the main contribution of this research, as it may be used as a diagnostic tool for airline companies to scale up their relationship with strategic customers and achieve more effective results.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Fucape Business School(CC BY NC SA) - This article has a Creative Commons License - Attribution 3.0 Not Adapted.info:eu-repo/semantics/openAccessDevelopment and validation of a customer relationship scale for airline companiesDesenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de companhias aéreasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMarketing de relacionamentoCompanhias aéreasConstrução e validação de escalaAnálise fatorialengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_DevelopmentValidationCustomer.pdfapplication/pdf463543http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34232/1/ARTIGO_DevelopmentValidationCustomer.pdf226a26f6ba13bd87411f7f5ce1d2baeaMD51open accessARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoEscala.pdfARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoEscala.pdfapplication/pdf485445http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34232/2/ARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoEscala.pdfbb447722de8dfcce31a229d665a5eccdMD52open access10482/342322023-10-19 14:38:08.84open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/34232Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T17:38:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Development and validation of a customer relationship scale for airline companies |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de companhias aéreas |
title |
Development and validation of a customer relationship scale for airline companies |
spellingShingle |
Development and validation of a customer relationship scale for airline companies Demo, Gisela Marketing de relacionamento Companhias aéreas Construção e validação de escala Análise fatorial |
title_short |
Development and validation of a customer relationship scale for airline companies |
title_full |
Development and validation of a customer relationship scale for airline companies |
title_fullStr |
Development and validation of a customer relationship scale for airline companies |
title_full_unstemmed |
Development and validation of a customer relationship scale for airline companies |
title_sort |
Development and validation of a customer relationship scale for airline companies |
author |
Demo, Gisela |
author_facet |
Demo, Gisela Rozzett, Kesia Fogaça, Natasha Souza, Taila |
author_role |
author |
author2 |
Rozzett, Kesia Fogaça, Natasha Souza, Taila |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demo, Gisela Rozzett, Kesia Fogaça, Natasha Souza, Taila |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Companhias aéreas Construção e validação de escala Análise fatorial |
topic |
Marketing de relacionamento Companhias aéreas Construção e validação de escala Análise fatorial |
description |
Empresas que têm o cliente como foco, por meio do uso da Gestão de Relacionamento com Clientes ou Customer Relationship Management (CRM), obtêm melhores resultados e conquistam a lealdade dos clientes. Torna-se atrativo estudar o relacionamento entre clientes e companhias aéreas, uma vez que o setor de aviação é de alta concorrência e relativamente comoditizado. Destarte, o objetivo desse trabalho foi desenvolver e validar uma escala para medir a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com as companhias aéreas. A escala ficou composta por quatro fatores de primeira ordem - lealdade de clientes, experiência de compra, experiência de voo e atendimento - e um fator de segunda ordem - relacionamento com clientes, todos com bons índices psicométricos. O desenvolvimento e validação de escala em um setor pouco explorado pela literatura de CRM foi a principal contribuição do trabalho, pois poderá ser utilizada como diagnóstico para os gerentes de companhias aéreas incrementarem seu relacionamento com clientes estratégicos e obterem resultados mais efetivos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-29T15:30:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-29T15:30:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DEMO, Gisela et al. Development and validation of a customer relationship scale for airline companies. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019. ____________________________________________________________________________________________________________________________________ DEMO, Gisela et al. Desenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de companhias aéreas. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34232 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1 |
identifier_str_mv |
DEMO, Gisela et al. Development and validation of a customer relationship scale for airline companies. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019. ____________________________________________________________________________________________________________________________________ DEMO, Gisela et al. Desenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de companhias aéreas. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 15, n. 2, p. 105-119, mar./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23862018000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 abr. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34232 http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.2.1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY NC SA) - This article has a Creative Commons License - Attribution 3.0 Not Adapted. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY NC SA) - This article has a Creative Commons License - Attribution 3.0 Not Adapted. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fucape Business School |
publisher.none.fl_str_mv |
Fucape Business School |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34232/1/ARTIGO_DevelopmentValidationCustomer.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34232/2/ARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoEscala.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
226a26f6ba13bd87411f7f5ce1d2baea bb447722de8dfcce31a229d665a5eccd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405270183247872 |