Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500 |
Resumo: | A formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial. |
id |
UNB_459e71364d2f9ae3dc24db16b367a4ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/46500 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Coutinho, Laura Maria (org.)Teles, Lúcio França (org.)Universidade de BrasíliaUniversidade de Brasília2023-09-18T13:53:41Z2023-09-18T13:53:41Z2014COUTINHO, Laura Maria; TELES, Lúcio França (org.). Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014. 391 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/344. Acesso em: 18 set. 2023.978-85-230-1122-2http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500A formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Editora Universidade de Brasília (EDU)porEditora Universidade de Brasília (EDU)(CC BY NC ND)info:eu-repo/semantics/openAccessPedagogia presencial e online : uma experiência de formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookEducaçãoEnsino a distânciaPedagogiaProfessores - formaçãoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALLIVRO_PedagogiaPresencialOnline.pdfLIVRO_PedagogiaPresencialOnline.pdfapplication/pdf11420482http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46500/1/LIVRO_PedagogiaPresencialOnline.pdfb21ecb0a6186bd34d5439106dcc1f37aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46500/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/465002023-09-18 10:53:41.773open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/46500U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-09-18T13:53:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente |
title |
Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente |
spellingShingle |
Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente Coutinho, Laura Maria (org.) Educação Ensino a distância Pedagogia Professores - formação |
title_short |
Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente |
title_full |
Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente |
title_fullStr |
Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente |
title_full_unstemmed |
Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente |
title_sort |
Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente |
author |
Coutinho, Laura Maria (org.) |
author_facet |
Coutinho, Laura Maria (org.) Teles, Lúcio França (org.) |
author_role |
author |
author2 |
Teles, Lúcio França (org.) |
author2_role |
author |
dc.contributor.affiliation.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Laura Maria (org.) Teles, Lúcio França (org.) |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Ensino a distância Pedagogia Professores - formação |
topic |
Educação Ensino a distância Pedagogia Professores - formação |
description |
A formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-18T13:53:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-18T13:53:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COUTINHO, Laura Maria; TELES, Lúcio França (org.). Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014. 391 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/344. Acesso em: 18 set. 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-85-230-1122-2 |
identifier_str_mv |
COUTINHO, Laura Maria; TELES, Lúcio França (org.). Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014. 391 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/344. Acesso em: 18 set. 2023. 978-85-230-1122-2 |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY NC ND) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY NC ND) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universidade de Brasília (EDU) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universidade de Brasília (EDU) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46500/1/LIVRO_PedagogiaPresencialOnline.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46500/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b21ecb0a6186bd34d5439106dcc1f37a aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405423479816192 |