Uma ponte para a urbanidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Frederico Rosa Borges de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12152
Resumo: Este trabalho explora procedimentos analíticos quantitativos para caracterizar três tipos de atributos morfológicos da capital brasileira. Primeiro, o Plano Piloto não é central em face do sistema urbano maior ao qual de fato pertence e, contrariando os pressupostos colocados por Lúcio Costa no memorial do projeto de Brasília, ele já nasceu excêntrico. Segundo, trata-se de um sistema extremamente disperso, o que é caracterizado aqui por meio de duas medidas alternativas de compacidade. Terceiro, há uma fortíssima segregação socioespacial, caracterizada pelas fracas correlações obtidas entre localização de empregos, localização de habitações, e acessibilidade física: não apenas a grande maioria dos empregos também é excêntrica (pois mais de 70% deles estão no Plano Piloto), como a grande maioria dos moradores concentra-se nas partes mais segregadas da cidade. Ao final do trabalho, especula-se medidas que implicam maior urbanidade para a Capital Federal". ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_46d5aaad245db40a707d184f422545fb
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/12152
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Holanda, Frederico Rosa Borges de2013-02-21T12:55:31Z2013-02-21T12:55:31Z2005HOLANDA, Frederico Rosa Borges de. Uma ponte para a urbanidade. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Rio de Janeiro, v. 5, p.59-76, maio 2005. Disponível em: <http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/rbeur/article/view/65>. Acesso em: 21 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12152Este trabalho explora procedimentos analíticos quantitativos para caracterizar três tipos de atributos morfológicos da capital brasileira. Primeiro, o Plano Piloto não é central em face do sistema urbano maior ao qual de fato pertence e, contrariando os pressupostos colocados por Lúcio Costa no memorial do projeto de Brasília, ele já nasceu excêntrico. Segundo, trata-se de um sistema extremamente disperso, o que é caracterizado aqui por meio de duas medidas alternativas de compacidade. Terceiro, há uma fortíssima segregação socioespacial, caracterizada pelas fracas correlações obtidas entre localização de empregos, localização de habitações, e acessibilidade física: não apenas a grande maioria dos empregos também é excêntrica (pois mais de 70% deles estão no Plano Piloto), como a grande maioria dos moradores concentra-se nas partes mais segregadas da cidade. Ao final do trabalho, especula-se medidas que implicam maior urbanidade para a Capital Federal". ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper explores quantitative analytic procedures in order to characterise three types of morphological attributes of the Brazilian Capital. First, the Pilot Plan is not central concerning the larger urban system in which it is situated and, contradicting principles put forward by Lúcio Costa in his Pilot Plan Report, it has never been central. Second, the system is extremely dispersed, and this is characterised here by means of two alternative measures of compactness. Third, there is a strong sociospatial segregation, characterised by the weak correlations which obtain among localization of jobs, localization of homes, and physical accessibility: not only the great majority of jobs is also eccentric (for more than 70% locate in the Pilot Plan), but also the great majority of inhabitants live in the most segregated bits of the city. At the end of the paper we discuss measures that imply a greater urbanity for the Federal Capital.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Teoria e História (FAU THA)Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/rbeur/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 21 fev. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessUma ponte para a urbanidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrasília (DF) - segregação - aspectos sociaisSociologia urbana - Brasília (DF)Planejamento urbano - Brasília (DF)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PonteParaUrbanidade.pdfARTIGO_PonteParaUrbanidade.pdfapplication/pdf300949http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12152/1/ARTIGO_PonteParaUrbanidade.pdf1783b2d71cb2385d6455a4097b4cde6eMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain267http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12152/2/license.txt74a4410f56f1ff916e58b527fae65a78MD52open accessTEXTARTIGO_PonteParaUrbanidade.pdf.txtARTIGO_PonteParaUrbanidade.pdf.txtExtracted texttext/plain53196http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12152/3/ARTIGO_PonteParaUrbanidade.pdf.txt205c455a8d2fea961c4494a1ea1a3b41MD53open access10482/121522023-10-17 14:53:53.663open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/12152TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEphcXVlbGluZSBGZXJyZWlyYSBkZSBTb3V6YSAoamFxdWVmcy5icmF6QGdtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxMy0wMi0yMVQxMToyMToxOFogKEdNVCk6CgpTdWJtaXNzw6NvIGVmZXRpdmFkYSBwb3IgaW50ZWdyYW50ZSBkYSBlcXVpcGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5CIGRlIGFjb3JkbyBjb20gbGljZW7Dp2EgY29uY2VkaWRhIHBlbG8gYXV0b3IgZS9vdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T17:53:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Uma ponte para a urbanidade
title Uma ponte para a urbanidade
spellingShingle Uma ponte para a urbanidade
Holanda, Frederico Rosa Borges de
Brasília (DF) - segregação - aspectos sociais
Sociologia urbana - Brasília (DF)
Planejamento urbano - Brasília (DF)
title_short Uma ponte para a urbanidade
title_full Uma ponte para a urbanidade
title_fullStr Uma ponte para a urbanidade
title_full_unstemmed Uma ponte para a urbanidade
title_sort Uma ponte para a urbanidade
author Holanda, Frederico Rosa Borges de
author_facet Holanda, Frederico Rosa Borges de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Frederico Rosa Borges de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Brasília (DF) - segregação - aspectos sociais
Sociologia urbana - Brasília (DF)
Planejamento urbano - Brasília (DF)
topic Brasília (DF) - segregação - aspectos sociais
Sociologia urbana - Brasília (DF)
Planejamento urbano - Brasília (DF)
description Este trabalho explora procedimentos analíticos quantitativos para caracterizar três tipos de atributos morfológicos da capital brasileira. Primeiro, o Plano Piloto não é central em face do sistema urbano maior ao qual de fato pertence e, contrariando os pressupostos colocados por Lúcio Costa no memorial do projeto de Brasília, ele já nasceu excêntrico. Segundo, trata-se de um sistema extremamente disperso, o que é caracterizado aqui por meio de duas medidas alternativas de compacidade. Terceiro, há uma fortíssima segregação socioespacial, caracterizada pelas fracas correlações obtidas entre localização de empregos, localização de habitações, e acessibilidade física: não apenas a grande maioria dos empregos também é excêntrica (pois mais de 70% deles estão no Plano Piloto), como a grande maioria dos moradores concentra-se nas partes mais segregadas da cidade. Ao final do trabalho, especula-se medidas que implicam maior urbanidade para a Capital Federal". ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-21T12:55:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-02-21T12:55:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HOLANDA, Frederico Rosa Borges de. Uma ponte para a urbanidade. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Rio de Janeiro, v. 5, p.59-76, maio 2005. Disponível em: <http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/rbeur/article/view/65>. Acesso em: 21 fev. 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/12152
identifier_str_mv HOLANDA, Frederico Rosa Borges de. Uma ponte para a urbanidade. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Rio de Janeiro, v. 5, p.59-76, maio 2005. Disponível em: <http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/rbeur/article/view/65>. Acesso em: 21 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12152/1/ARTIGO_PonteParaUrbanidade.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12152/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12152/3/ARTIGO_PonteParaUrbanidade.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1783b2d71cb2385d6455a4097b4cde6e
74a4410f56f1ff916e58b527fae65a78
205c455a8d2fea961c4494a1ea1a3b41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863738566901760