Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Hanna Clara Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santana, Breno de Sousa, Magro, Marcia Cristina da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36467
https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270
http://orcid.org/0000-0003-1306-6976
http://orcid.org/0000-0002-4899-5209
http://orcid.org/0000-0002-4566-3217
Resumo: Objetivo: Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar. Método: Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Resultados: Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06). Conclusão e implicações para a prática: O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria.
id UNB_4da97a71913638367acbf2adf23db30b
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36467
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mesquita, Hanna Clara TeixeiraSantana, Breno de SousaMagro, Marcia Cristina da Silva2020-01-24T10:31:06Z2020-01-24T10:31:06Z2019MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 21 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 20 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36467https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270http://orcid.org/0000-0003-1306-6976http://orcid.org/0000-0002-4899-5209http://orcid.org/0000-0002-4566-3217Objetivo: Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar. Método: Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Resultados: Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06). Conclusão e implicações para a prática: O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria.Objective: To compare the effect of the use of the simulation strategy combined to theory with the simulation, per se, on the gain of self-confidence in nursing professionals during the management of the patient in cardiopulmonary arrest. Method: Quasi-experimental study with pre and post-tests, quantitative approach. Convenience sample composed of 53 professionals, divided into a control and experimental groups. The strategy was the intervention. A structured questionnaire and the satisfaction and self-confidence scale were used for data collection. Results with p≤0.05 were considered significant. Results: Professionals were predominantly young (33.2 ± 6.5 years) and females (84.9%). In the experimental group there was no significant difference (p=0.1 vs p=0.4), but self-confidence increased significantly among the professionals in the experimental group in relation to the control (p=0.007 vs p=0.06). Conclusion: The level of self-confidence of the nursing professionals for patient care in cardiopulmonary arrest improved significantly after using the combined simulation theory.Objetivo: Comparar el efecto del empleo de la estrategia de simulación combinada a la teoría con simulación, per se, en la obtención de autoconfianza en profesionales de enfermería durante el manejo del paciente en parada cardiopulmonar. Método: Estudio casi-experimental con pre/post-tests, abordaje cuantitativo. Muestra de conveniencia compuesta de 53 profesionales de enfermería, divididos en grupo control y experimental. La estrategia fue la intervención. Recolección de datos a través de cuestionario estructurado y escala de satisfacción y autoconfianza en aprendizaje. Considerados significativos resultados con p≤0,05. Resultados: Profesionales predominantemente jóvenes (33,2 ± 6,5 años). En el grupo experimental no hubo diferencia significativa (p=0,1 vs p=0,4), pero la autoconfianza aumentó significativamente entre profesionales del grupo experimental comparado al control (p=0,007 vs p=0,06). Conclusión e implicaciones para la práctica: El nivel de autoconfianza de los profesionales de enfermería para atención al paciente en paro cardiopulmonar mejoró después de la simulación combinada a la teoría.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Enfermagem (FCE-ENF)engporUniversidade Federal do Rio de Janeiro(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessEffect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionalsEfecto de la simulación realística combinada a la teoría en la autoconfianza y satisfacción de profesionales de enfermeríaEfeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnfermagem - treinamentoSatisfação no trabalhoConfiançareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_EffectRealisticSimulation.pdfapplication/pdf439252http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36467/1/ARTIGO_EffectRealisticSimulation.pdf39b90bdc247e98e7e168d6d468af9231MD51open accessARTIGO_EfeitoSimulacaoRealistica.pdfARTIGO_EfeitoSimulacaoRealistica.pdfapplication/pdf444323http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36467/2/ARTIGO_EfeitoSimulacaoRealistica.pdfd25edaf1367852721835b25d88b07b5aMD52open access10482/364672023-07-03 17:25:50.239open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36467Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-03T20:25:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Efecto de la simulación realística combinada a la teoría en la autoconfianza y satisfacción de profesionales de enfermería
Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem
title Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
spellingShingle Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
Mesquita, Hanna Clara Teixeira
Enfermagem - treinamento
Satisfação no trabalho
Confiança
title_short Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
title_full Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
title_fullStr Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
title_full_unstemmed Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
title_sort Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
author Mesquita, Hanna Clara Teixeira
author_facet Mesquita, Hanna Clara Teixeira
Santana, Breno de Sousa
Magro, Marcia Cristina da Silva
author_role author
author2 Santana, Breno de Sousa
Magro, Marcia Cristina da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Hanna Clara Teixeira
Santana, Breno de Sousa
Magro, Marcia Cristina da Silva
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Enfermagem - treinamento
Satisfação no trabalho
Confiança
topic Enfermagem - treinamento
Satisfação no trabalho
Confiança
description Objetivo: Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar. Método: Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Resultados: Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06). Conclusão e implicações para a prática: O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:31:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 21 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 20 maio 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36467
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0003-1306-6976
http://orcid.org/0000-0002-4899-5209
http://orcid.org/0000-0002-4566-3217
identifier_str_mv MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 21 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 20 maio 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36467
https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270
http://orcid.org/0000-0003-1306-6976
http://orcid.org/0000-0002-4899-5209
http://orcid.org/0000-0002-4566-3217
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36467/1/ARTIGO_EffectRealisticSimulation.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36467/2/ARTIGO_EfeitoSimulacaoRealistica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39b90bdc247e98e7e168d6d468af9231
d25edaf1367852721835b25d88b07b5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405356352077824