Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Marina de Santana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Maria Lídia Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42951
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35202
https://orcid.org/0000-0002-2858-1092
https://orcid.org/0000-0003-4878-3115
Resumo: A pesquisa apresenta o processo de produção de conhecimento de crianças do 2º ano de uma escola da Região Administrativa do Paranoá, DF. O conhecimento geográfico e histórico sobre as localidades das crianças é construído de forma autoral e tem suas vivências como ponto de partida e caminho para um processo de fortalecimento do pertencimento ao território. A pesquisa demonstra que produzir conhecimento por meio do diálogo e de forma participativa permite criar, de forma amorosa e política, a escola do território. Trata-se de uma pesquisa-ação com crianças que têm o estudo do meio como metodologia de aporte prático-teórico.
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spelling Corrêa, Marina de SantanaFernandes, Maria Lídia Bueno2022-02-17T20:00:21Z2022-02-17T20:00:21Z2021-05-11CORRÊA, Marina de Santana; BFERNANDES, Maria Lidia Bueno. Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 27, e35202, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.35202. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35202. Acesso em: 17 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42951https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35202https://orcid.org/0000-0002-2858-1092https://orcid.org/0000-0003-4878-3115A pesquisa apresenta o processo de produção de conhecimento de crianças do 2º ano de uma escola da Região Administrativa do Paranoá, DF. O conhecimento geográfico e histórico sobre as localidades das crianças é construído de forma autoral e tem suas vivências como ponto de partida e caminho para um processo de fortalecimento do pertencimento ao território. A pesquisa demonstra que produzir conhecimento por meio do diálogo e de forma participativa permite criar, de forma amorosa e política, a escola do território. Trata-se de uma pesquisa-ação com crianças que têm o estudo do meio como metodologia de aporte prático-teórico.The research presents the knowledge production process of 2nd grade children from a school in the Administrative Region of Paranoá, DF. Geographical and historical knowledge about children's localities is constructed in an authorial way and has their experiences as a starting point and path for a process of strengthening belonging to the territory. The research demonstrates that producing knowledge through dialogue and inaparticipative way allows to create the school in the territory in a loving and political way. It is an action-research with children that has the study of the environment as a methodology of practical-theoretical support.La investigación presenta el proceso de producción de conocimiento de niños y niñas del 2º año de una escuela dela Región Administrativa de Paranoá, DF. El conocimiento geográfico e histórico sobre las localidades de los niños se construye de manera autoraly tiene sus vivencias como punto de partida y camino para un proceso de fortalecimiento de pertenencia al territorio. La investigación demuestra que producir conocimiento através del diálogo y de forma participativa permite crear la escuela en el territorio de forma amorosa y política. Es una investigación-acción con niños que tiene nel estudio del medio como metodología de apoyo práctico-teórico.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)(CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessVivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito FederalExperiencias infantil e sen los territorios de Paranoá e Itapoã e nel Distrito FederalChildren's experiences in the territories of Paranoá and Itapoã in the Federa lDistrictinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMotivação na educaçãoAprendizagemEducaçãoCidadaniaRelação Comunidade-Escolaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_VivenciasInfantisTerritorios.pdfARTIGO_VivenciasInfantisTerritorios.pdfapplication/pdf1156330http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42951/1/ARTIGO_VivenciasInfantisTerritorios.pdf6b8543d54e318126651beac7c327b921MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42951/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/429512023-08-20 23:33:28.489open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/42951U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-21T02:33:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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