O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sullyvan Garcia da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42715
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021.
id UNB_55be4c978a4fb0435ef80f77a24fa225
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/42715
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Silva, Sullyvan Garcia daLima Junior, Paulo Roberto Meneses2022-01-11T17:49:00Z2022-01-11T17:49:00Z2022-01-112021-10-26SILVA. Sullyvan Garcia da. O Ensino de Ciências e a violência escolar: os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília. 2021. 124 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42715Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021.Esta tese tem como objetivo entender como as experiências de violência escolar repercutem no percurso profissional dos professores de ciências. As violências urbana e escolar encontram-se entre os principais desafios enfrentados pela educação brasileira, porém, é pouco abordada pelo ensino de ciências. O corpus teórico é construído a partir de documentos oficiais relativos à violência escolar e urbana; das contribuições de Barton (2002), que sintetizou sua pesquisa sobre educação científica das periferias urbanas em três temas transversais: equidade, justiça social e senso de lugar; McLaughlin (2014), que agrupou sua leitura de revisão de literatura em três grandes temas: barreiras ao ensino e aprendizagem em sala de aula, posicionalidade e construção da identidade, estratégias de reforma; Priotto e Boneti (2009) que sugerem distinguir violência escolar em: violência da escola; violência contra a escola; violência na escola; e Chalot e Èmin (1997) e Arendt (1963), que contribuíram para que os conceitos de violência escolar e banalidade do mal, juntos, formassem o que chamamos matriz da violência escolar. A metodologia desta pesquisa foi fundamentalmente qualitativa, realizada através de diversas entrevistas narrativas semiestruturadas com oito professores de ciências que atuam em escolas consideradas violentas nas periferias de Brasília. Porém, também foi utilizada a análise exploratória multivariada dos dados advindos dos documentos oficiais. Os resultados obtidos estão dispostos ao longo de todos os cinco capítulos desta tese e permitem afirmar que: (a) apesar das perspectivas contemporâneas da pesquisa educacional, modelos tradicionais jamais foram superados na educação científica das periferias urbanas; (b) a violência escolar é relativamente independente da violência urbana, podendo ser intensa, em regiões consideradas muito seguras, ou escassa, em regiões consideradas violentas; (c) diversos agentes escolares (alunos, diretor e a própria professora) participam ativamente da produção da violência escolar a partir de pontos de vista divergentes; (d) a violência escolar também participa como uma questão de classe; e (e) o percurso profissional dos professores de ciências é relativamente independente de sua origem social. Implicações para a formação de professores de ciências são discutidas.This thesis aims to understand how experiences of school violence affect the professional career of science teachers. Urban and school violence are among the main challenges faced by Brazilian education, however, it is little addressed by science education. The theoretical corpus is built from official documents related to school and urban violence; from the contributions of Barton (2002), who synthesized his research on science education in urban peripheries into three cross-cutting themes: equity, social justice and sense of place; McLaughlin (2014), who grouped his reading of a literature review into three major themes: barriers to teaching and learning in the classroom, positionality and identity construction, reform strategies; Priotto and Boneti (2009) who suggest distinguishing school violence in: school violence; violence against the school; violence at school; and Chalot and Èmin (1997) and Arendt (1963), who contributed for the concepts of school violence and the banality of evil, together, to form what we call the matrix of school violence. The methodology of this research was fundamentally qualitative, carried out through several semi-structured narrative interviews with eight science teachers who work in schools considered to be violent on the outskirts of Brasília. However, the exploratory multivariate analysis of data from official documents was also used. The results obtained are displayed throughout all five chapters of this thesis and allow us to state that: (a) despite the contemporary perspectives of educational research, traditional models have never been surpassed in scientific education in urban peripheries; (b) school violence is relatively independent from urban violence, and may be intense, in regions considered very safe, or scarce, in regions considered to be violent; (c) several school agents (students, principal and the teacher herself) actively participate in the production of school violence from divergent points of view; (d) school violence also participates as a matter of class; and (e) the career path of science teachers is relatively independent of their social background. Implications for the training of science teachers are discussed.O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEducação científicaViolência escolarSociologia da educaçãoProfessores - formaçãoPeriferias urbanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2021_SullyvanGarciadaSilva.pdf2021_SullyvanGarciadaSilva.pdfapplication/pdf1741044http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42715/1/2021_SullyvanGarciadaSilva.pdfc4952a872c776a8f0cc3ca5c86eeb83aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42715/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/427152023-07-10 21:43:08.338open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/42715U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-11T00:43:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília
title O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília
spellingShingle O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília
Silva, Sullyvan Garcia da
Educação científica
Violência escolar
Sociologia da educação
Professores - formação
Periferias urbanas
title_short O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília
title_full O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília
title_fullStr O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília
title_full_unstemmed O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília
title_sort O Ensino de Ciências e a violência escolar : os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília
author Silva, Sullyvan Garcia da
author_facet Silva, Sullyvan Garcia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sullyvan Garcia da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima Junior, Paulo Roberto Meneses
contributor_str_mv Lima Junior, Paulo Roberto Meneses
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação científica
Violência escolar
Sociologia da educação
Professores - formação
Periferias urbanas
topic Educação científica
Violência escolar
Sociologia da educação
Professores - formação
Periferias urbanas
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-10-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-11T17:49:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-11T17:49:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA. Sullyvan Garcia da. O Ensino de Ciências e a violência escolar: os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília. 2021. 124 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/42715
identifier_str_mv SILVA. Sullyvan Garcia da. O Ensino de Ciências e a violência escolar: os impactos da violência urbana nos percursos profissionais dos professores nas periferias de Brasília. 2021. 124 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42715/1/2021_SullyvanGarciadaSilva.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42715/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c4952a872c776a8f0cc3ca5c86eeb83a
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864177080336384