Pós-Antropologia : as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Antonádia Monteiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa, Ana Carolina, Couto, Gustavo Belisário D'Araujo, Cirne, Michelle, Lima, Natascha de Abreu e, Viana, Talita, Paterniani, Stella Zagatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29632
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-699220150002000005
Resumo: Nosso texto se debruça sobre os escritos etnológicos de Archie Mafeje. Este autor sul-africano que viveu boa parte de sua carreira acadêmica no exílio, formulou críticas contundentes às ciências sociais em geral e à antropologia em particular. Para ele, formações sociais que desafiam nossas abordagens taxonômicas e dualistas, continuam sendo encarceradas em escaninhos estreitos e claustrofóbicos, em abordagens voltadas para a classificação e a interpretação do Outro. Esta ideia de alteridade baseia-se em uma leitura teórica que segrega o sujeito do objeto de escrutínio, da análise social. Em trabalhos que apontam os equívocos de estudos antropológicos, históricos e de sociologia urbana no continente africano, Mafeje demonstra como as apostas epistemológicas das ciências sociais legitimaram ideias e ideais de sociedades imóveis, circunscritas a limites territoriais demarcados no período colonial. Em suma, temos confinados o Outro, ao mesmo tempo em que temos nos satisfeito com modelos analíticos que perversamente permitiram o avanço da expropriação de terras e seus efeitos: xenofobia, êxodo, intolerância e racismo. A saída para Mafeje estaria no estabelecimento de uma interlocução autêntica, fundada não numa divisão entre o Eu e o Outro, mas no que ele chama de ontologia combativa. Segundo o autor, ao fazer etnografia, estaríamos recompondo o mundo para além dos dualismos e das cisões. Com tal proposta, Mafeje defende um projeto pós-antropológico de produção de conhecimento.
id UNB_666ffdc682eea33306079eae01fd8248
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/29632
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Borges, Antonádia MonteiroCosta, Ana CarolinaCouto, Gustavo Belisário D'AraujoCirne, MichelleLima, Natascha de Abreu eViana, TalitaPaterniani, Stella Zagatto2017-12-07T05:11:56Z2017-12-07T05:11:56Z2015-05BORGES, Antonádia et al. Pós-Antropologia: as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa. Sociedade e Estado, Brasília, v. 30, n. 2, p. 347-369, maio/ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922015000200347&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-699220150002000005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29632http://dx.doi.org/10.1590/S0102-699220150002000005Nosso texto se debruça sobre os escritos etnológicos de Archie Mafeje. Este autor sul-africano que viveu boa parte de sua carreira acadêmica no exílio, formulou críticas contundentes às ciências sociais em geral e à antropologia em particular. Para ele, formações sociais que desafiam nossas abordagens taxonômicas e dualistas, continuam sendo encarceradas em escaninhos estreitos e claustrofóbicos, em abordagens voltadas para a classificação e a interpretação do Outro. Esta ideia de alteridade baseia-se em uma leitura teórica que segrega o sujeito do objeto de escrutínio, da análise social. Em trabalhos que apontam os equívocos de estudos antropológicos, históricos e de sociologia urbana no continente africano, Mafeje demonstra como as apostas epistemológicas das ciências sociais legitimaram ideias e ideais de sociedades imóveis, circunscritas a limites territoriais demarcados no período colonial. Em suma, temos confinados o Outro, ao mesmo tempo em que temos nos satisfeito com modelos analíticos que perversamente permitiram o avanço da expropriação de terras e seus efeitos: xenofobia, êxodo, intolerância e racismo. A saída para Mafeje estaria no estabelecimento de uma interlocução autêntica, fundada não numa divisão entre o Eu e o Outro, mas no que ele chama de ontologia combativa. Segundo o autor, ao fazer etnografia, estaríamos recompondo o mundo para além dos dualismos e das cisões. Com tal proposta, Mafeje defende um projeto pós-antropológico de produção de conhecimento.The "ethnological" works of Archie Mafeje constitute the bedrock of the present article. According to our author, anthropology has been ill equipped to deal with social formations that defy dovetailed taxonomization and dualistic approaches. Its knowledge production through established methodological tools and its conservative theoretical reading have often lead to increasing segregation of those subjected to social analysis. Mafeje unveils the links between the concept of alterity as a fundamental divide that states the Other as an object of feasible scrutiny, due to "its" supposedly self-contained world or culture. The misdeeds and misreadings of former historiographical and anthropological work on Africa have paved the way to ideas and ideals of nation based on immobility and the incarceration of the population to the boundaries of a colonially created territory. The confinement to a single European-based model of society has established therefore the necessary conditions for xenophobia, intolerance and land grabbing - in and outside academia. Mafeje recognizes that in order to enhancing an authentic interlocution, we need to consciously abandon colonial imbibed notions of alterity, of otherness towards what he calls a combative ontology. For him, that would be the path to a non-colonial and simplistic social science that still incarcerates the world in narrow and claustrophobic slots of classification and understanding. In his tackle with Anthropology, Mafeje invites us to a post-anthropological project of scientific production.Departamento de Sociologia da Universidade de BrasíliaSociedade e Estado - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922015000200347&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessPós-Antropologia : as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAlteridadeOntologiaEtnografiaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_Pos-AntropologiaCriticas.pdfARTIGO_Pos-AntropologiaCriticas.pdfapplication/pdf275416http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29632/1/ARTIGO_Pos-AntropologiaCriticas.pdf779c0b571be99d92c264d37dd4773c11MD51open access10482/296322023-05-24 20:55:32.166open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/29632Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:55:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pós-Antropologia : as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa
title Pós-Antropologia : as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa
spellingShingle Pós-Antropologia : as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa
Borges, Antonádia Monteiro
Alteridade
Ontologia
Etnografia
title_short Pós-Antropologia : as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa
title_full Pós-Antropologia : as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa
title_fullStr Pós-Antropologia : as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa
title_full_unstemmed Pós-Antropologia : as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa
title_sort Pós-Antropologia : as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa
author Borges, Antonádia Monteiro
author_facet Borges, Antonádia Monteiro
Costa, Ana Carolina
Couto, Gustavo Belisário D'Araujo
Cirne, Michelle
Lima, Natascha de Abreu e
Viana, Talita
Paterniani, Stella Zagatto
author_role author
author2 Costa, Ana Carolina
Couto, Gustavo Belisário D'Araujo
Cirne, Michelle
Lima, Natascha de Abreu e
Viana, Talita
Paterniani, Stella Zagatto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Antonádia Monteiro
Costa, Ana Carolina
Couto, Gustavo Belisário D'Araujo
Cirne, Michelle
Lima, Natascha de Abreu e
Viana, Talita
Paterniani, Stella Zagatto
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Alteridade
Ontologia
Etnografia
topic Alteridade
Ontologia
Etnografia
description Nosso texto se debruça sobre os escritos etnológicos de Archie Mafeje. Este autor sul-africano que viveu boa parte de sua carreira acadêmica no exílio, formulou críticas contundentes às ciências sociais em geral e à antropologia em particular. Para ele, formações sociais que desafiam nossas abordagens taxonômicas e dualistas, continuam sendo encarceradas em escaninhos estreitos e claustrofóbicos, em abordagens voltadas para a classificação e a interpretação do Outro. Esta ideia de alteridade baseia-se em uma leitura teórica que segrega o sujeito do objeto de escrutínio, da análise social. Em trabalhos que apontam os equívocos de estudos antropológicos, históricos e de sociologia urbana no continente africano, Mafeje demonstra como as apostas epistemológicas das ciências sociais legitimaram ideias e ideais de sociedades imóveis, circunscritas a limites territoriais demarcados no período colonial. Em suma, temos confinados o Outro, ao mesmo tempo em que temos nos satisfeito com modelos analíticos que perversamente permitiram o avanço da expropriação de terras e seus efeitos: xenofobia, êxodo, intolerância e racismo. A saída para Mafeje estaria no estabelecimento de uma interlocução autêntica, fundada não numa divisão entre o Eu e o Outro, mas no que ele chama de ontologia combativa. Segundo o autor, ao fazer etnografia, estaríamos recompondo o mundo para além dos dualismos e das cisões. Com tal proposta, Mafeje defende um projeto pós-antropológico de produção de conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:11:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, Antonádia et al. Pós-Antropologia: as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa. Sociedade e Estado, Brasília, v. 30, n. 2, p. 347-369, maio/ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922015000200347&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-699220150002000005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/29632
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-699220150002000005
identifier_str_mv BORGES, Antonádia et al. Pós-Antropologia: as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa. Sociedade e Estado, Brasília, v. 30, n. 2, p. 347-369, maio/ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922015000200347&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-699220150002000005.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29632
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-699220150002000005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29632/1/ARTIGO_Pos-AntropologiaCriticas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 779c0b571be99d92c264d37dd4773c11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405455900737536