Desenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossato, Maristela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mitjáns Martínez, Albertina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28935
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200011
Resumo: Este artigo discute a subjetividade numa perspectiva sistêmica e processual, orientado pela Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey, analisada na trajetória escolar de estudantes identificados com dificuldades de aprendizagem. Tem por objetivo analisar como ocorre o movimento da subjetividade no processo de superação das dificuldades de aprendizagem escolar. A pesquisa foi realizada com três estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de Estudo de Caso Múltiplo. Foram utilizados sistemas conversacionais, instrumentos apoiados em indutores escritos e indutores não escritos, momentos informais, análise documental e observações no ambiente escolar. Concluímos que a superação das dificuldades de aprendizagem pode se dar pelo reconhecimento do sujeito no estudante, pela vivência de condições favorecedoras à produção de sentidos subjetivos e pela reconfiguração de elementos da subjetividade do estudante. Essas reflexões deram sustentação para definirmos o desenvolvimento da subjetividade como mudanças subjetivas que impactam, ganham certa estabilidade e são capazes de desencadear outras mudanças, gerando novos níveis qualitativos de organização subjetiva.
id UNB_6fbaf4d0038d11b3186933e4066670f6
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28935
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Rossato, MaristelaMitjáns Martínez, Albertina2017-12-07T05:03:15Z2017-12-07T05:03:15Z2013ROSSATO, Maristela; MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Desenvolvimento da subjetividade: análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 2, p. 289-298, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000200011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28935https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200011Este artigo discute a subjetividade numa perspectiva sistêmica e processual, orientado pela Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey, analisada na trajetória escolar de estudantes identificados com dificuldades de aprendizagem. Tem por objetivo analisar como ocorre o movimento da subjetividade no processo de superação das dificuldades de aprendizagem escolar. A pesquisa foi realizada com três estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de Estudo de Caso Múltiplo. Foram utilizados sistemas conversacionais, instrumentos apoiados em indutores escritos e indutores não escritos, momentos informais, análise documental e observações no ambiente escolar. Concluímos que a superação das dificuldades de aprendizagem pode se dar pelo reconhecimento do sujeito no estudante, pela vivência de condições favorecedoras à produção de sentidos subjetivos e pela reconfiguração de elementos da subjetividade do estudante. Essas reflexões deram sustentação para definirmos o desenvolvimento da subjetividade como mudanças subjetivas que impactam, ganham certa estabilidade e são capazes de desencadear outras mudanças, gerando novos níveis qualitativos de organização subjetiva.In this article we discuss the subjectivity from a systemic and processing perspective, under the Theory of Subjectivity developed by González Rey ,analyzed in the educational trajectory of students identified with learning difficulties. Our goal is to analyze how the movement of subjectivity occurs in the processes of overcoming school learning difficulties. The research was conducted with three students from the early years of elementary school, through Multiple Case Study. We used conversational systems, instruments supported by written and unwritten inductors, informal moments, document analysis and observations in the school environment. We conclude that overcoming learning difficulties can be attained by the recognition of the student as subject, by the experiencing of conditions in favor of subjective sense production and by the reconfiguration of elements of subjectivity in students. These reflections may give support to define the development of subjectivity and subjective changes that impact and gain some stability, capable of triggering other changes, creating new levels of qualitative subjective organization.Este artículo discute la subjetividad analizada en la trayectoria escolar de estudiantes identificados con dificultades de aprendizaje bajo perspectiva sistémica y procesal, orientado por la Teoría de la Subjetividad desarrollada por González Rey. Tiene como objetivo analizar como ocurre el movimiento de la subjetividad en el proceso de superación de las dificultades de aprendizaje escolar. La investigación se realizó con tres estudiantes de los primeros años de la Enseñanza Básica a través del Estudio de Caso Múltiplo. Se utilizaron sistemas conversacionales, instrumentos respaldados en inductores escritos e inductores no escritos, momentos informales, análisis documental y observaciones en ambiente escolar. Las conclusiones indican que la superación de las dificultades de aprendizaje puede suceder debido al reconocimiento del sujeto en el estudiante, por vivir condiciones favorecedoras de producción de sentidos subjetivos y por la reconfiguración de elementos de la subjetividad del estudiante. Estas reflexiones ofrecen subsidios para definir el desarrollo de la subjetividad como cambios subjetivos que impactan y que adquieren cierta estabilidad, capaces de desencadenar otros cambios, generando nuevos niveles cualitativos de organización subjetiva.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Psicologia Escolar e Educacional - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessDesenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagemSubjectivity development : analyzing histories of overcoming learning difficultiesDesarrollo de la subjetividad : análisis de historias de superación de dificultades de aprendizajeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAprendizagem - subjetividadeDistúrbios de aprendizagemPsicologia da aprendizagemporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_DesenvolvimentoSubjetividadeAnalise.pdfARTIGO_DesenvolvimentoSubjetividadeAnalise.pdfapplication/pdf303102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28935/1/ARTIGO_DesenvolvimentoSubjetividadeAnalise.pdf0ceb446e5dfc5f63064ff456c882727eMD51open access10482/289352023-08-01 00:22:08.663open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28935Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:22:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Subjectivity development : analyzing histories of overcoming learning difficulties
Desarrollo de la subjetividad : análisis de historias de superación de dificultades de aprendizaje
title Desenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Desenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem
Rossato, Maristela
Aprendizagem - subjetividade
Distúrbios de aprendizagem
Psicologia da aprendizagem
title_short Desenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem
title_full Desenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Desenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Desenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem
title_sort Desenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem
author Rossato, Maristela
author_facet Rossato, Maristela
Mitjáns Martínez, Albertina
author_role author
author2 Mitjáns Martínez, Albertina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossato, Maristela
Mitjáns Martínez, Albertina
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem - subjetividade
Distúrbios de aprendizagem
Psicologia da aprendizagem
topic Aprendizagem - subjetividade
Distúrbios de aprendizagem
Psicologia da aprendizagem
description Este artigo discute a subjetividade numa perspectiva sistêmica e processual, orientado pela Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey, analisada na trajetória escolar de estudantes identificados com dificuldades de aprendizagem. Tem por objetivo analisar como ocorre o movimento da subjetividade no processo de superação das dificuldades de aprendizagem escolar. A pesquisa foi realizada com três estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de Estudo de Caso Múltiplo. Foram utilizados sistemas conversacionais, instrumentos apoiados em indutores escritos e indutores não escritos, momentos informais, análise documental e observações no ambiente escolar. Concluímos que a superação das dificuldades de aprendizagem pode se dar pelo reconhecimento do sujeito no estudante, pela vivência de condições favorecedoras à produção de sentidos subjetivos e pela reconfiguração de elementos da subjetividade do estudante. Essas reflexões deram sustentação para definirmos o desenvolvimento da subjetividade como mudanças subjetivas que impactam, ganham certa estabilidade e são capazes de desencadear outras mudanças, gerando novos níveis qualitativos de organização subjetiva.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSSATO, Maristela; MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Desenvolvimento da subjetividade: análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 2, p. 289-298, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000200011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28935
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200011
identifier_str_mv ROSSATO, Maristela; MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Desenvolvimento da subjetividade: análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 2, p. 289-298, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000200011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28935
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28935/1/ARTIGO_DesenvolvimentoSubjetividadeAnalise.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ceb446e5dfc5f63064ff456c882727e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405228742475776