O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flavia Faissal de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Daniele Nunes Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27817
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000400006
Resumo: Com base nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial nas contribuições de Lev Seminovich Vigotski, o presente estudo coloca em discussão os modos pelos quais crianças surdas em idade pré-escolar utilizam recursos linguísticos na configuração de papéis simbólicos negociados no faz-de-conta. O trabalho tem como material empírico dois episódios investigativos coletados em videogravações realizadas em uma brinquedoteca com crianças na idade pré-escolar. Na transcrição, a análise dos dados destaca a apropriação de papéis simbólicos, em que palavras (LIBRAS) e corpo (gestos) se articulam para atribuir sentido à atividade lúdica. Na coreografia da brincadeira, as crianças surdas explicitam quem são e qual é o tema encenado, pela determinação e nomeação de papéis e das regras sociais representadas. Conclui-se, conceitualmente, que o corpo é um componente linguístico fundamental na constituição dos sentidos e dos significados produzidos na atividade lúdica, promovendo possibilidades de expressão subjetiva da criança que brinca.
id UNB_769ffafdd138b1b807975d4afd6d4179
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/27817
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Souza, Flavia Faissal deSilva, Daniele Nunes Henrique2017-12-07T04:54:11Z2017-12-07T04:54:11Z2010SOUZA, Flavia Faissal de; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 4, p. 705-712, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/46Rsk4YzPTMWgzf7TbLDFKM/?lang=pt. Acesso em: 24 out. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27817https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000400006Com base nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial nas contribuições de Lev Seminovich Vigotski, o presente estudo coloca em discussão os modos pelos quais crianças surdas em idade pré-escolar utilizam recursos linguísticos na configuração de papéis simbólicos negociados no faz-de-conta. O trabalho tem como material empírico dois episódios investigativos coletados em videogravações realizadas em uma brinquedoteca com crianças na idade pré-escolar. Na transcrição, a análise dos dados destaca a apropriação de papéis simbólicos, em que palavras (LIBRAS) e corpo (gestos) se articulam para atribuir sentido à atividade lúdica. Na coreografia da brincadeira, as crianças surdas explicitam quem são e qual é o tema encenado, pela determinação e nomeação de papéis e das regras sociais representadas. Conclui-se, conceitualmente, que o corpo é um componente linguístico fundamental na constituição dos sentidos e dos significados produzidos na atividade lúdica, promovendo possibilidades de expressão subjetiva da criança que brinca.Based on the assumptions of historical-cultural perspective of human development, especially Lev Seminovich Vigotski contributions, this paper debates the usages of language resources by preschool aged deaf children in the configuration of symbolic roles exchanged on play. Two investigative episodes recorded on video in a toy-library were used as empirical material. The analysis highlights the process of appropriation of symbolic roles, in which words (LIBRAS) and body (gestures) articulate themselves in order to give meaning to make-believe. In this sense, it is in the play choreography that deaf children make explicit who they are and explain what issue is being played, by setting the roles and the social rules that they will play. As a conceptual conclusion, one may say that body is a fundamental linguistic component in the constitution of senses and meanings produced in playful activity, promoting possibilities of subjective expression to the child who plays.Basándonos en los presupuestos de la perspectiva histórico-cultural, este estudio discute los modos mediante los cuales los niños sordos utilizan recursos linguísticos en la configuración de los papeles simbólicos negociados durante un juego compartido. El trabajo tiene como material empírico dos episodios de juego observados y registrados en video en una ludoteca. El análisis de las sesiones pone de manifiesto el proceso de apropiación de las funciones simbólicas por parte de los niños, en el cuál las palabras (LIBRAS) y el cuerpo (gestos) se articulan con el fin de dar sentido a la fantasía. Mediante la interpretación corporal en el juego los niños sordos hacen explícito quiénes son y explican qué tema se está reproduciendo. Como conclusión, exponemos que el cuerpo es un componente linguístico fundamental en la constitución de sentidos y significados que se producen en la actividad lúdica, generando posibilidades de expresión para el niño sordo que juega.Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá(CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/pe/a/46Rsk4YzPTMWgzf7TbLDFKM/?lang=pt. Acesso em: 24 out. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessO corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdasThe body plays: symbolic resources in deaf children make-believeEl cuerpo juega: recursos simbólicos y actividad imaginaria de sordosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSurdezBrincadeirasLíngua de sinaisporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_CorpoBrincaRecursos.pdfARTIGO_CorpoBrincaRecursos.pdfapplication/pdf236407http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27817/1/ARTIGO_CorpoBrincaRecursos.pdfe809cea6f40e632eef561a52e2b80914MD51open access10482/278172023-05-31 21:47:00.53open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27817Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The body plays: symbolic resources in deaf children make-believe
El cuerpo juega: recursos simbólicos y actividad imaginaria de sordos
title O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas
spellingShingle O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas
Souza, Flavia Faissal de
Surdez
Brincadeiras
Língua de sinais
title_short O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas
title_full O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas
title_fullStr O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas
title_full_unstemmed O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas
title_sort O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas
author Souza, Flavia Faissal de
author_facet Souza, Flavia Faissal de
Silva, Daniele Nunes Henrique
author_role author
author2 Silva, Daniele Nunes Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flavia Faissal de
Silva, Daniele Nunes Henrique
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Surdez
Brincadeiras
Língua de sinais
topic Surdez
Brincadeiras
Língua de sinais
description Com base nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial nas contribuições de Lev Seminovich Vigotski, o presente estudo coloca em discussão os modos pelos quais crianças surdas em idade pré-escolar utilizam recursos linguísticos na configuração de papéis simbólicos negociados no faz-de-conta. O trabalho tem como material empírico dois episódios investigativos coletados em videogravações realizadas em uma brinquedoteca com crianças na idade pré-escolar. Na transcrição, a análise dos dados destaca a apropriação de papéis simbólicos, em que palavras (LIBRAS) e corpo (gestos) se articulam para atribuir sentido à atividade lúdica. Na coreografia da brincadeira, as crianças surdas explicitam quem são e qual é o tema encenado, pela determinação e nomeação de papéis e das regras sociais representadas. Conclui-se, conceitualmente, que o corpo é um componente linguístico fundamental na constituição dos sentidos e dos significados produzidos na atividade lúdica, promovendo possibilidades de expressão subjetiva da criança que brinca.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:54:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:54:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Flavia Faissal de; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 4, p. 705-712, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/46Rsk4YzPTMWgzf7TbLDFKM/?lang=pt. Acesso em: 24 out. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/27817
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000400006
identifier_str_mv SOUZA, Flavia Faissal de; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O corpo que brinca: recursos simbólicos na brincadeira de crianças surdas. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 4, p. 705-712, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/46Rsk4YzPTMWgzf7TbLDFKM/?lang=pt. Acesso em: 24 out. 2022.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27817
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27817/1/ARTIGO_CorpoBrincaRecursos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e809cea6f40e632eef561a52e2b80914
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405399485251584