Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Neto, David
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Teixeira, Elizabeth, Vale, Euclea Gomes, Cunha, Fátima Scarparo, Xavier, Iara de Moraes, Fernandes, Josicleia Dumêt, Shiratori, Kaneji, Reibnitz, Kenya Schimidt, Sordi, Maria Regina Lemes de, Barbieri, Márcia, Bocardi, Maria Inês Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26841
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003
Resumo: Esta investigação teve como objetivo identificar a aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem (PPC/ENF) às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para esses cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, entre os dados presentes nos PPC/ENF e os propostos nas DCN, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa do Ministério da Educação e Cultura e disponibilizados para este estudo. A amostra foi constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 110 cursos de graduação. Foram relacionados 60 aspectos do instrumento e destes foram selecionados 10. O estudo revelou que o índice de aderência dos cursos de enfermagem às DCN/ENF foi 72%, considerado baixo, o que aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.
id UNB_7892d97efee20e9a883fafb630687595
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/26841
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lopes Neto, DavidTeixeira, ElizabethVale, Euclea GomesCunha, Fátima ScarparoXavier, Iara de MoraesFernandes, Josicleia DumêtShiratori, KanejiReibnitz, Kenya SchimidtSordi, Maria Regina Lemes deBarbieri, MárciaBocardi, Maria Inês Brandão2017-12-07T04:46:19Z2017-12-07T04:46:19Z2007Rev. bras. enferm.,v.60,n.6,p.627-634,2007http://repositorio.unb.br/handle/10482/26841https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003Esta investigação teve como objetivo identificar a aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem (PPC/ENF) às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para esses cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, entre os dados presentes nos PPC/ENF e os propostos nas DCN, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa do Ministério da Educação e Cultura e disponibilizados para este estudo. A amostra foi constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 110 cursos de graduação. Foram relacionados 60 aspectos do instrumento e destes foram selecionados 10. O estudo revelou que o índice de aderência dos cursos de enfermagem às DCN/ENF foi 72%, considerado baixo, o que aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.The objective of this study was to evaluate the adherence of the Pedagogic Projects of Nursing Graduation Courses (PPC/ENF) to the National Guidelines for the Curriculum of Nursing Graduation Courses (DCN/ENF). It was a descriptive study that compared the information obtained from the reports of the PPC/ENF and the proposals of DCN/ENF, using data collected by INEP/MEC and made available for this study. The data base consisted of all reports from 110 nursing graduation courses that were seeking accreditation or renewal between 2002 and 2006. Sixty aspects of the evaluation were selected and 10. The study reports that the rate of adherence of the nursing courses to the DCN/ENF guidelines was low, 72%. These findings indicate there is a need for nursing courses/schools to adjust the epistemological bases of the DCN/ENF to the proposals of PPC/ENF.Esta investigación tuvo como objetivo identificar la coherencia/adherencia de Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Pregrado en Enfermería (PPC/PE) con/a las Pautas Curriculares Nacionales para esos cursos (DCN/ENF). Estudio descriptivo, comparativo, entre los datos presentes en los PPC/ENF y los propuestos en las DCN/ENF, teniendo como base los informes de los procesos de evaluación conducidos por el INEP/MEC y puestos a disposición para este estudio. La muestra fue constituida por los informes de evaluación, referentes a los procesos de 110 cursos de pregrado en enfermería para reconocimiento o renovación de reconocimiento de los mismos, en el período de 2002 a 2006. Fueron relaccionados 60 aspectos del instrumento y de estos fueron seleccionados 10. El estudio mostró que el índice de adherencia de los PPC/PE a las DCN/ENF fue de 72% considerado bajo, lo que apunta para la necesidad de que las escuelas busquen una mejor vinculación entre las bases epistemológicas presentes en las DCN/ENF y las propuestas en los PPC/ENF.Em processamentoAssociação Brasileira de EnfermagemAderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares NacionaisAdherece of Nursing Graduation Courses to the National Curricular GuidelinesAdherencia de los Cursos de Pregrado en Enfermería a las Pautas Curriculares Nacionalesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducação em enfermagemDiretrizesProgramas de graduação em enfermagemNursing educationGuidelinesEducationnursingdiploma programsEducación en enfermeríaPautasProgramas de graduación en enfermeríainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL02.pdfapplication/pdf368984http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26841/1/02.pdfdd3d1aeea32b5bfcbfa451496975e067MD51open access10482/268412023-09-26 22:54:28.42open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/26841Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-09-27T01:54:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais
Adherece of Nursing Graduation Courses to the National Curricular Guidelines
Adherencia de los Cursos de Pregrado en Enfermería a las Pautas Curriculares Nacionales
title Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais
spellingShingle Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais
Lopes Neto, David
Educação em enfermagem
Diretrizes
Programas de graduação em enfermagem
Nursing education
Guidelines
Education
nursing
diploma programs
Educación en enfermería
Pautas
Programas de graduación en enfermería
title_short Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais
title_full Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais
title_fullStr Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais
title_full_unstemmed Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais
title_sort Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais
author Lopes Neto, David
author_facet Lopes Neto, David
Teixeira, Elizabeth
Vale, Euclea Gomes
Cunha, Fátima Scarparo
Xavier, Iara de Moraes
Fernandes, Josicleia Dumêt
Shiratori, Kaneji
Reibnitz, Kenya Schimidt
Sordi, Maria Regina Lemes de
Barbieri, Márcia
Bocardi, Maria Inês Brandão
author_role author
author2 Teixeira, Elizabeth
Vale, Euclea Gomes
Cunha, Fátima Scarparo
Xavier, Iara de Moraes
Fernandes, Josicleia Dumêt
Shiratori, Kaneji
Reibnitz, Kenya Schimidt
Sordi, Maria Regina Lemes de
Barbieri, Márcia
Bocardi, Maria Inês Brandão
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Neto, David
Teixeira, Elizabeth
Vale, Euclea Gomes
Cunha, Fátima Scarparo
Xavier, Iara de Moraes
Fernandes, Josicleia Dumêt
Shiratori, Kaneji
Reibnitz, Kenya Schimidt
Sordi, Maria Regina Lemes de
Barbieri, Márcia
Bocardi, Maria Inês Brandão
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Diretrizes
Programas de graduação em enfermagem
Nursing education
Guidelines
Education
nursing
diploma programs
Educación en enfermería
Pautas
Programas de graduación en enfermería
topic Educação em enfermagem
Diretrizes
Programas de graduação em enfermagem
Nursing education
Guidelines
Education
nursing
diploma programs
Educación en enfermería
Pautas
Programas de graduación en enfermería
description Esta investigação teve como objetivo identificar a aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem (PPC/ENF) às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para esses cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, entre os dados presentes nos PPC/ENF e os propostos nas DCN, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa do Ministério da Educação e Cultura e disponibilizados para este estudo. A amostra foi constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 110 cursos de graduação. Foram relacionados 60 aspectos do instrumento e destes foram selecionados 10. O estudo revelou que o índice de aderência dos cursos de enfermagem às DCN/ENF foi 72%, considerado baixo, o que aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:46:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:46:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rev. bras. enferm.,v.60,n.6,p.627-634,2007
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/26841
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003
identifier_str_mv Rev. bras. enferm.,v.60,n.6,p.627-634,2007
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26841
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26841/1/02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd3d1aeea32b5bfcbfa451496975e067
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405464105844736