Olhares em fluxo : movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Luiz Felipe Araújo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leal, Lupe
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34199
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
id UNB_7de40259846afa3e1bcde9dfd0e18bc5
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/34199
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Leal, Luiz Felipe AraújoLeal, LupeCuri, Alice Stefânia2019-03-14T20:00:22Z2019-03-14T20:00:22Z2019-03-142018-08-07LEAL, Luiz Felipe Araújo. Olhares em fluxo: movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica. 2018. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34199Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.O trabalho apresenta relações entre potências dos movimentos oculares – saberes e fazeres dos campos da psicologia, psicolinguística, oftalmologia e da Trataka (yoga) desenvolvidos em prática de pesquisa em artes cênicas – e a questão da presença cênica. A noção de presença como atualidade em processo é relacionada ao potencial de processamento dos movimentos dos olhos. A noção de efeito de presença, como processo que alterna presença e ausência, é relacionada a um diálogo proprioceptivo que parece resultar de uma atenção à musculatura do olhar – denominada extraocular – em relação ao investimento expressivo em outras regiões do corpo em cena. Essa atenção define um princípio de foco na musculatura extraocular como modo de favorecer o processo de presença cênica. Na perspectiva desse princípio, o trabalho relata seis ações artísticas que constituem o corpo da prática de pesquisa. Traça relações entre os modos de exploração que emergiram nesse período e o princípio de foco na musculatura extraocular para a prática atorial, explicitando o papel de cada momento no percurso de pesquisa, que conduziu à organização desse princípio. Pretende-se reconhecer, também, como, no curso de cada ação artística, esses modos de exploração afetaram outras dimensões da pesquisa e da criação cênica, como a da estética e da ética.This work presents relationships between the potential of ocular movements – knowledge and practices arising from the fields of psychology, psycholinguistics, ophthalmology and Trataka (yoga) and developed in performing arts’ research practice – and the matter of scenic presence. The notion of presence as presentness is related to the processing potential of eye movements. The notion of presence effect, as a process that alternates between presence and absence, is related to a proprioceptive dialogue that seems to result from na attention to the musculature of the eye – called extraocular muscles – in relation to the investment on other regions of the body while on the scene. This attention defines a principle of focus on the extraocular musculature as a way to favor the process of scenic presence. From the perspective of this principle, the work reports six artistic actions that constitute the corpus of this research practice period. It traces relations between the modes of exploration that emerged during this period and the principle of focusing on the extraocular musculature for atorial practice, explaining the role of each moment in the course of the practical research that led to the organization of such principle. It is also intended to recognize how, in the course of each artistic action, these modes of exploration affected other dimensions of research and scenic creation, such as the dimensions of aesthetics and of ethics.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessOlhares em fluxo : movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOlhos - movimentosPresença cênicaTeatroArtes cênicasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_LuizFelipeAraújoLeal.pdf2018_LuizFelipeAraújoLeal.pdfapplication/pdf2378697http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34199/1/2018_LuizFelipeAra%c3%bajoLeal.pdfaa7cee3330d4c1182de946c05d5637edMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34199/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/341992023-07-14 15:38:00.644open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T18:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Olhares em fluxo : movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica
title Olhares em fluxo : movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica
spellingShingle Olhares em fluxo : movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica
Leal, Luiz Felipe Araújo
Olhos - movimentos
Presença cênica
Teatro
Artes cênicas
title_short Olhares em fluxo : movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica
title_full Olhares em fluxo : movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica
title_fullStr Olhares em fluxo : movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica
title_full_unstemmed Olhares em fluxo : movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica
title_sort Olhares em fluxo : movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica
author Leal, Luiz Felipe Araújo
author_facet Leal, Luiz Felipe Araújo
Leal, Lupe
author_role author
author2 Leal, Lupe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Luiz Felipe Araújo
Leal, Lupe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Curi, Alice Stefânia
contributor_str_mv Curi, Alice Stefânia
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Olhos - movimentos
Presença cênica
Teatro
Artes cênicas
topic Olhos - movimentos
Presença cênica
Teatro
Artes cênicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-14T20:00:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-14T20:00:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEAL, Luiz Felipe Araújo. Olhares em fluxo: movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica. 2018. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/34199
identifier_str_mv LEAL, Luiz Felipe Araújo. Olhares em fluxo: movimentos oculares como recurso para favorecer o processo de presença cênica. 2018. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34199/1/2018_LuizFelipeAra%c3%bajoLeal.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34199/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aa7cee3330d4c1182de946c05d5637ed
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405411342548992