Habitus professoral na sala de aula virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Alexandre Marinho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29203
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012
Resumo: Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se que o habitus professoral envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada. No entanto, ele é ambíguo e condescendente frente aos limites do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise a um novo modelo de EaD nacional.
id UNB_805c6eee86a18a4d64fc4db66b15f281
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/29203
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pimenta, Alexandre MarinhoSousa, Carlos Alberto Lopes de2017-12-07T05:07:15Z2017-12-07T05:07:15Z2014PIMENTA, Alexandre Marinho; LOPES, Carlos. Habitus professoral na sala de aula virtual. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 267-289, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29203https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se que o habitus professoral envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada. No entanto, ele é ambíguo e condescendente frente aos limites do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise a um novo modelo de EaD nacional.By understanding indifference related to pedagogical action which contributes to inequalities reproduction in the education system, this paper seeks to capture, from semi-structured interviews, habitus traces of supervisor-teachers towards Pedagogy degree (distance education programs) at Brasilia University - UnB on the scope of Open System Brazilian University - OSBA. The methodological guidelines of Bourdieu (2007) were one of the guiding elements to interview analyses, mainly considering the heuristic use of habitus concept. It is concluded that its teacher's habitus involves volunteer efforts in search of a differentiated pedagogical action. However, it is ambiguous and complacent relative to limits of the distance education developed by OSBA. Furthermore, analysis data may provide elements to motivate political-pedagogical reorientation aimed to a new national model for distance education programs.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisHabitus professoral na sala de aula virtualTeacher's habitus on virtual classroomsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino a distânciaProfessores - ensino a distânciaUniversidade aberta - Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_HabitusProfessoralSala.pdfARTIGO_HabitusProfessoralSala.pdfapplication/pdf363450http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29203/1/ARTIGO_HabitusProfessoralSala.pdf767760e95d4a58c74405d71f3517ea36MD51open access10482/292032023-10-17 15:32:21.657open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/29203Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:32:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habitus professoral na sala de aula virtual
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Teacher's habitus on virtual classrooms
title Habitus professoral na sala de aula virtual
spellingShingle Habitus professoral na sala de aula virtual
Pimenta, Alexandre Marinho
Ensino a distância
Professores - ensino a distância
Universidade aberta - Brasil
title_short Habitus professoral na sala de aula virtual
title_full Habitus professoral na sala de aula virtual
title_fullStr Habitus professoral na sala de aula virtual
title_full_unstemmed Habitus professoral na sala de aula virtual
title_sort Habitus professoral na sala de aula virtual
author Pimenta, Alexandre Marinho
author_facet Pimenta, Alexandre Marinho
Sousa, Carlos Alberto Lopes de
author_role author
author2 Sousa, Carlos Alberto Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Alexandre Marinho
Sousa, Carlos Alberto Lopes de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino a distância
Professores - ensino a distância
Universidade aberta - Brasil
topic Ensino a distância
Professores - ensino a distância
Universidade aberta - Brasil
description Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se que o habitus professoral envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada. No entanto, ele é ambíguo e condescendente frente aos limites do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise a um novo modelo de EaD nacional.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:07:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:07:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIMENTA, Alexandre Marinho; LOPES, Carlos. Habitus professoral na sala de aula virtual. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 267-289, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 nov. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/29203
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012
identifier_str_mv PIMENTA, Alexandre Marinho; LOPES, Carlos. Habitus professoral na sala de aula virtual. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 267-289, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 nov. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29203
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29203/1/ARTIGO_HabitusProfessoralSala.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 767760e95d4a58c74405d71f3517ea36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405211557363712