Popularidade em blogs : composição, causas e consequências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Isadora Teixeira Vergara Menin Netto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos Júnior, Carlos Denner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21748
http://dx.doi.org/10.6008%2FESS2179-684X.2013.002.0013
Resumo: Capazes de difundir informações e influenciar comportamentos, blogs são cada vez mais valorizados como fontes de inteligência de negócios, sendo procurados por empresas para formar alianças estratégicas de divulgação de produtos e serviços. Na busca daqueles que possam trazer resultados mais eficazes, empresas realizam classificações com base em indicadores para mapear as páginas mais populares e influentes. Nesse sentido, partindo do pressuposto de que popularidade é um construto e que as redes das quais os blogs fazem parte são moldadas por conexão preferencial, de modo que os blogs populares tendem a se tornar cada vez mais populares, desenvolvemos um modelo teórico para o entendimento da composição da popularidade em blogs, suas causas e consequências. Nós testamos empiricamente esse modelo e encontramos suporte para nossas suposições teóricas. Dentre os principais resultados, encontramos que o construto sugerido é confiável, que a idade do blog influencia a popularidade, e que esta é uma importante preditora da quantidade de autores de um blog. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_81b683f6c781434c4229a6307211f8a3
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/21748
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Castro, Isadora Teixeira Vergara Menin NettoSantos Júnior, Carlos Denner2016-11-11T11:51:58Z2016-11-11T11:51:58Z2013-08CASTRO, Isadora Teixeira Vargara Menin Netto; SANTOS JÚNIOR, Carlos Denner. Popularidade em blogs: composição, causas e consequências. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 4, n. 2, p. 185-198, ago. 2013. Disponível em: <http://sustenere.co/journals/index.php/rbadm/article/view/ESS2179-684X.2013.002.0013>. Acesso em: 13 out. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.6008%2FESS2179-684X.2013.002.0013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21748http://dx.doi.org/10.6008%2FESS2179-684X.2013.002.0013Capazes de difundir informações e influenciar comportamentos, blogs são cada vez mais valorizados como fontes de inteligência de negócios, sendo procurados por empresas para formar alianças estratégicas de divulgação de produtos e serviços. Na busca daqueles que possam trazer resultados mais eficazes, empresas realizam classificações com base em indicadores para mapear as páginas mais populares e influentes. Nesse sentido, partindo do pressuposto de que popularidade é um construto e que as redes das quais os blogs fazem parte são moldadas por conexão preferencial, de modo que os blogs populares tendem a se tornar cada vez mais populares, desenvolvemos um modelo teórico para o entendimento da composição da popularidade em blogs, suas causas e consequências. Nós testamos empiricamente esse modelo e encontramos suporte para nossas suposições teóricas. Dentre os principais resultados, encontramos que o construto sugerido é confiável, que a idade do blog influencia a popularidade, e que esta é uma importante preditora da quantidade de autores de um blog. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACTCapable to disseminate information and influence behavior, blogs are increasingly valued as a source of business intelligence, being sought by companies to form strategic alliances for promoting products and services. In search of those who can bring more effective results, companies conduct rankings based on indicators to map out the most popular and influential pages. Accordingly, assuming that popularity is a construct and that the networks in which blogs are embedded are structured by preferential attachment, so that popular blogs tend to be increasingly popular, we develop in this paper a theoretical model for understanding the composition of blog popularity, its causes and consequences. We offer an empirical evaluation of our model and found support to our theoretical claims. Among the main results, we find that the suggested construct is reliable, that the age of the blog influences its popularity, and that popularity is an important predictor of the number of authors of a blog.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Sustenere Publishing Co.Revista Brasileira de Administração Científica - A obra Revista Brasileira de Administração Científica (ISSN 2179-684X) daSustenere Publishing Co. foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)- Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada, com base na obra disponível na Plataforma de Periódicos Científicos da Sustenere Publishing Co.. Fonte: http://sustenere.co/journals/index.php/rbadm/article/view/ESS2179-684X.2013.002.0013. Acesso em: 13 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessPopularidade em blogs : composição, causas e consequênciasPopularity in blogs : composition, causes and consequencesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRedes sociaisInfluênciaBlogsporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain192http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21748/2/license.txt0a370774a6a75718a5fe14475c9afbfcMD52open accessORIGINALARTIGO_PopularidadeBlogsComposicao.pdfARTIGO_PopularidadeBlogsComposicao.pdfapplication/pdf956316http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21748/3/ARTIGO_PopularidadeBlogsComposicao.pdf0b38b25056d67d3141d61a317ca442a5MD53open access10482/217482023-10-19 15:28:02.54open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/21748TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IENhbWlsYSAgRHVhcnRlIChjYW1pbGFkaWFzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTYtMTAtMjBUMTQ6MTI6MTFaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:28:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Popularidade em blogs : composição, causas e consequências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Popularity in blogs : composition, causes and consequences
title Popularidade em blogs : composição, causas e consequências
spellingShingle Popularidade em blogs : composição, causas e consequências
Castro, Isadora Teixeira Vergara Menin Netto
Redes sociais
Influência
Blogs
title_short Popularidade em blogs : composição, causas e consequências
title_full Popularidade em blogs : composição, causas e consequências
title_fullStr Popularidade em blogs : composição, causas e consequências
title_full_unstemmed Popularidade em blogs : composição, causas e consequências
title_sort Popularidade em blogs : composição, causas e consequências
author Castro, Isadora Teixeira Vergara Menin Netto
author_facet Castro, Isadora Teixeira Vergara Menin Netto
Santos Júnior, Carlos Denner
author_role author
author2 Santos Júnior, Carlos Denner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Isadora Teixeira Vergara Menin Netto
Santos Júnior, Carlos Denner
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Redes sociais
Influência
Blogs
topic Redes sociais
Influência
Blogs
description Capazes de difundir informações e influenciar comportamentos, blogs são cada vez mais valorizados como fontes de inteligência de negócios, sendo procurados por empresas para formar alianças estratégicas de divulgação de produtos e serviços. Na busca daqueles que possam trazer resultados mais eficazes, empresas realizam classificações com base em indicadores para mapear as páginas mais populares e influentes. Nesse sentido, partindo do pressuposto de que popularidade é um construto e que as redes das quais os blogs fazem parte são moldadas por conexão preferencial, de modo que os blogs populares tendem a se tornar cada vez mais populares, desenvolvemos um modelo teórico para o entendimento da composição da popularidade em blogs, suas causas e consequências. Nós testamos empiricamente esse modelo e encontramos suporte para nossas suposições teóricas. Dentre os principais resultados, encontramos que o construto sugerido é confiável, que a idade do blog influencia a popularidade, e que esta é uma importante preditora da quantidade de autores de um blog. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-11T11:51:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-11T11:51:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Isadora Teixeira Vargara Menin Netto; SANTOS JÚNIOR, Carlos Denner. Popularidade em blogs: composição, causas e consequências. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 4, n. 2, p. 185-198, ago. 2013. Disponível em: <http://sustenere.co/journals/index.php/rbadm/article/view/ESS2179-684X.2013.002.0013>. Acesso em: 13 out. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.6008%2FESS2179-684X.2013.002.0013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/21748
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.6008%2FESS2179-684X.2013.002.0013
identifier_str_mv CASTRO, Isadora Teixeira Vargara Menin Netto; SANTOS JÚNIOR, Carlos Denner. Popularidade em blogs: composição, causas e consequências. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 4, n. 2, p. 185-198, ago. 2013. Disponível em: <http://sustenere.co/journals/index.php/rbadm/article/view/ESS2179-684X.2013.002.0013>. Acesso em: 13 out. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.6008%2FESS2179-684X.2013.002.0013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21748
http://dx.doi.org/10.6008%2FESS2179-684X.2013.002.0013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sustenere Publishing Co.
publisher.none.fl_str_mv Sustenere Publishing Co.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21748/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21748/3/ARTIGO_PopularidadeBlogsComposicao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a370774a6a75718a5fe14475c9afbfc
0b38b25056d67d3141d61a317ca442a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405205522808832