Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Hugo Pena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Borges-Andrade, Jairo Eduardo, Guimarães, Tomás de Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16212
https://dx.doi.org/10.5700/rausp1056
Resumo: Na pesquisa aqui relatada, objetivou-se verificar a existência de relações preditivas entre as competências expressas por gerentes de agências bancárias, a percepção deles sobre o suporte organizacional, o número de horas dedicadas por eles a treinamentos e o desempenho das agências em que atuam. Valeu-se de questionários estruturados para coleta de dados primários, sendo a amostra constituída por 186 gerentes de agências e 77 superintendentes regionais do Banco do Brasil. Utilizaram-se, também, dados secundários sobre o desempenho das agências em seis dimensões: resultado econômico, estratégia e operações, sociedade, clientes, processos e comportamento organizacional. Foram realizadas análises de regressão padrão para teste do modelo de investigação. As competências relativas à gestão estratégica e à gestão financeira revelaram-se preditoras de diferentes dimensões do desempenho das agências. Outras competências (gestão de processos e gestão socioambiental), o número de horas dedicadas a treinamentos e a percepção dos gestores acerca das práticas de gestão de desempenho da empresa (uma dimensão do suporte organizacional) apresentaram efeitos menos abrangentes. Depois de isolados os efeitos de variáveis de controle, as variâncias explicadas pelos referidos preditores situaram-se entre 2,2% e 6,8%. Recaiu sobre o desempenho da agência na perspectiva clientes o menor percentual de explicação e sobre o desempenho nas perspectivas resultado econômico e estratégia e operações a maior variância explicada. Ao final, são discutidas implicações dos resultados e apresentadas recomendações práticas.
id UNB_8f9c1c18d5e25f529a082c0150055863
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/16212
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Brandão, Hugo PenaBorges-Andrade, Jairo EduardoGuimarães, Tomás de Aquino2014-09-08T15:11:08Z2014-09-08T15:11:08Z2012-12BRANDAO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; GUIMARAES, Tomás de Aquino. Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento. Revista de Admistração (São Paulo), São Paulo, v. 47, n. 4, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 21072012000400002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 ago. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16212https://dx.doi.org/10.5700/rausp1056Na pesquisa aqui relatada, objetivou-se verificar a existência de relações preditivas entre as competências expressas por gerentes de agências bancárias, a percepção deles sobre o suporte organizacional, o número de horas dedicadas por eles a treinamentos e o desempenho das agências em que atuam. Valeu-se de questionários estruturados para coleta de dados primários, sendo a amostra constituída por 186 gerentes de agências e 77 superintendentes regionais do Banco do Brasil. Utilizaram-se, também, dados secundários sobre o desempenho das agências em seis dimensões: resultado econômico, estratégia e operações, sociedade, clientes, processos e comportamento organizacional. Foram realizadas análises de regressão padrão para teste do modelo de investigação. As competências relativas à gestão estratégica e à gestão financeira revelaram-se preditoras de diferentes dimensões do desempenho das agências. Outras competências (gestão de processos e gestão socioambiental), o número de horas dedicadas a treinamentos e a percepção dos gestores acerca das práticas de gestão de desempenho da empresa (uma dimensão do suporte organizacional) apresentaram efeitos menos abrangentes. Depois de isolados os efeitos de variáveis de controle, as variâncias explicadas pelos referidos preditores situaram-se entre 2,2% e 6,8%. Recaiu sobre o desempenho da agência na perspectiva clientes o menor percentual de explicação e sobre o desempenho nas perspectivas resultado econômico e estratégia e operações a maior variância explicada. Ao final, são discutidas implicações dos resultados e apresentadas recomendações práticas.This study aimed to verify the existence of predictive relationships among the competencies expressed by bank managers, perceived organizational support, number of hours dedicated by the managers to training activities and the performance of the bank branches where they work. Structured questionnaires were used for primary data collection. The sample consisted of 186 bank branch managers and 77 regional superintendents of the Bank of Brazil in the banking retail segment. It also used secondary data on branch performance regarding six dimensions: financial results, strategy and operations, society, customers, processes and organizational behavior. Standard regression analyses were conducted to test the investigation model. The competencies relating to strategic management and financial management turned out to be predictors of different dimensions of branch performance. Other competencies (process management and socio-environmental management), number of hours dedicated to training and managers’ perceptions of the company’s performance management practices (a dimension of organizational support) appeared to have more modest effects. Once the effects of the control variables had been isolated, the percentage of variance explained by these predictors ranged from 2.2% to 6.8%. Regarding branch performance, the lowest percentage of explanation came from the customer perspective, whereas the greatest variance was explained by the financial results, strategy and operations perspectives. The end of the article discusses the implications of the results and offers practical recommendations.El objetivo en este estudio fue verificar la existencia de relaciones predictivas entre las competencias expresadas por gerentes de sucursales bancarias, su percepción del apoyo organizacional, el número de horas por ellos dedicadas a actividades de capacitación y el desempeño de las sucursales bancarias en que trabajan. Se utilizaron cuestionarios estructurados para recolectar datos primarios con una muestra que consistió de 186 gerentes de sucursales y 77 superintendentes regionales del Banco do Brasil. También se analizaron datos secundarios sobre el desempeño de las sucursales con relación a seis dimensiones: resultado económico, estrategia y operaciones, sociedad, clientes, procesos y comportamiento organizacional. Se realizaron análisis de regresión estándar para probar el modelo de investigación. Las competencias relativas a la gestión estratégica y a la gestión financiera se mostraron predictivas con relación a diferentes dimensiones del desempeño de las sucursales. Otras competencias (gestión de procesos y gestión socioambiental), el número de horas dedicadas a actividades de capacitación y la percepción de los gestores con respecto a las prácticas de gestión de desempeño de la empresa (una dimensión del apoyo organizacional) presentaron efectos menos expresivos. Una vez aislados los efectos de las variables de control, las varianzas explicadas por estos predictores se presentaron entre el 2,2% y el 6,8%. El desempeño de la sucursal en la perspectiva clientes mostró el porcentaje más bajo de explicación, y el desempeño en las perspectivas resultado económico y estrategia y operaciones presentó la mayor varianza explicada. Por último, se analizan las implicaciones de estos hallazgos y se presentan recomendaciones prácticas.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoDepartamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São PauloRevista de Administração (São Paulo) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 21072012000400002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 ago. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessDesempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamentoOrganizational performance and its relation with management competencies, perceived organizational support and trainingEl desempeño organizacional y sus relaciones con competencias gerenciales, apoyo organizacional y capacitacióninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCompetência gerencialTreinamentoDesempenho organizacionalporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_DesempenhoOrganizacionalRelacoes.pdfARTIGO_DesempenhoOrganizacionalRelacoes.pdfapplication/pdf920950http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16212/1/ARTIGO_DesempenhoOrganizacionalRelacoes.pdf20214fcd8934dee5ca6655521743b00dMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain277http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16212/2/license.txt5b626105e4a722b188635b3ace58f7afMD52open access10482/162122023-10-19 14:36:32.149open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/16212TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IExhcmlzc2EgU3RlZmFuZSBWaWVpcmEgUm9kcmlndWVzIChsYXJpc3Nhcm9kcmlndWVzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTQtMDgtMDRUMTk6MTE6MzJaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T17:36:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Organizational performance and its relation with management competencies, perceived organizational support and training
El desempeño organizacional y sus relaciones con competencias gerenciales, apoyo organizacional y capacitación
title Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
spellingShingle Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
Brandão, Hugo Pena
Competência gerencial
Treinamento
Desempenho organizacional
title_short Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
title_full Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
title_fullStr Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
title_full_unstemmed Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
title_sort Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento
author Brandão, Hugo Pena
author_facet Brandão, Hugo Pena
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Guimarães, Tomás de Aquino
author_role author
author2 Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Guimarães, Tomás de Aquino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Hugo Pena
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Guimarães, Tomás de Aquino
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Competência gerencial
Treinamento
Desempenho organizacional
topic Competência gerencial
Treinamento
Desempenho organizacional
description Na pesquisa aqui relatada, objetivou-se verificar a existência de relações preditivas entre as competências expressas por gerentes de agências bancárias, a percepção deles sobre o suporte organizacional, o número de horas dedicadas por eles a treinamentos e o desempenho das agências em que atuam. Valeu-se de questionários estruturados para coleta de dados primários, sendo a amostra constituída por 186 gerentes de agências e 77 superintendentes regionais do Banco do Brasil. Utilizaram-se, também, dados secundários sobre o desempenho das agências em seis dimensões: resultado econômico, estratégia e operações, sociedade, clientes, processos e comportamento organizacional. Foram realizadas análises de regressão padrão para teste do modelo de investigação. As competências relativas à gestão estratégica e à gestão financeira revelaram-se preditoras de diferentes dimensões do desempenho das agências. Outras competências (gestão de processos e gestão socioambiental), o número de horas dedicadas a treinamentos e a percepção dos gestores acerca das práticas de gestão de desempenho da empresa (uma dimensão do suporte organizacional) apresentaram efeitos menos abrangentes. Depois de isolados os efeitos de variáveis de controle, as variâncias explicadas pelos referidos preditores situaram-se entre 2,2% e 6,8%. Recaiu sobre o desempenho da agência na perspectiva clientes o menor percentual de explicação e sobre o desempenho nas perspectivas resultado econômico e estratégia e operações a maior variância explicada. Ao final, são discutidas implicações dos resultados e apresentadas recomendações práticas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-08T15:11:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-08T15:11:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRANDAO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; GUIMARAES, Tomás de Aquino. Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento. Revista de Admistração (São Paulo), São Paulo, v. 47, n. 4, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 21072012000400002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 ago. 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/16212
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.5700/rausp1056
identifier_str_mv BRANDAO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; GUIMARAES, Tomás de Aquino. Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento. Revista de Admistração (São Paulo), São Paulo, v. 47, n. 4, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 21072012000400002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 ago. 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16212
https://dx.doi.org/10.5700/rausp1056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16212/1/ARTIGO_DesempenhoOrganizacionalRelacoes.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16212/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 20214fcd8934dee5ca6655521743b00d
5b626105e4a722b188635b3ace58f7af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405395245858816