O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e teses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Luciano de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47360
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
id UNB_8fc57843163722eca9a81da64230f87c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/47360
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Queiroz, Luciano deCañas Chávez, Fidel Armando2024-01-18T20:47:18Z2024-01-18T20:47:18Z2024-01-182023-02-16QUEIROZ, Luciano de. O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021): um estudo baseado em dissertações e teses. 2023. 184 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47360Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.Esta dissertação encontra-se epistemologicamente no campo da Linguística Aplicada brasileira, na área de concentração Linguagem, Práticas Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, da Universidade de Brasília (UnB). Tem como objectivo geral analisar, investigar e discutir temas, abordagens e tendências em dissertações de mestrado e teses de doutoramento, publicadas entre 2001-2021, em programas de pós-graduação em Linguística Aplicada, das universidades brasileiras, sob uma perspectiva “suleada” (TORRES GARCÍA, 1935; D'OLNE CAMPOS, 1991; FREIRE, 1992; MENESES, 2008; SANTOS, BOAVENTURA de S.; MENESES, 2009). Apresenta como objectivos específicos: buscar dados sobre dissertações e teses defendidas de 2001 a 2021, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT); descrever e analisar as publicações seleccionadas a partir da aplicação prática da metodologia do Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2006, 2015, 2021); MOROSINI; FERNANDES, 2014; CLEMENTE; MOROSINI, 2020; KOHLS-SANTOS; MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021); e contribuir de forma crítica para a área. Metodologicamente, esta investigação é básica, teórica, metodológica, secundária (PAIVA, 2019), quali-quantitativa (CAVALCANTI, 1986; FONSECA, 2002), exploratória (GIL, 1991; PAIVA, 2019), descritiva e bibliográfica (PAIVA, 2019; FERREIRA, 2002; FONSECA, 2002; MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021). O corpus de análise reúne 67 publicações (44 dissertações de mestrado e 23 trabalhos de doutoramento). Os resultados apontam para a expansão dos temas na área da Linguística Aplicada, ainda que as pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de línguas, literacia e tradução sejam características e recorrentes, de acordo com as mudanças ocorridas na área da Linguística Aplicada desde os trabalhos de PENNYCOOOK (2001, 2006), RAJAGOPALAN (2003) e MOITA LOPES (2006), bem como um crescimento do número de dissertações e teses em Linguística Aplicada e um aumento das discussões sobre questões partilhadas com outras áreas do conhecimento, tais como mulheres sem abrigo, migração, linguagem nas redes sociais, refugiados, o portuñol, homossexualidade e (de)colonialismo. Além disso, verificou-se a elevada concentração da produção académico-científica nas regiões do Sudeste e do Sul do país, ao longo dos anos analisados, com uma predominância da abordagem qualitativa. Conclui-se que o desenvolvimento dum estudo do tipo Estado do Conhecimento pode ser delineado como uma possível agenda metodológica, construindo conhecimento para o campo da Linguística Aplicada e ajudando a optimizar investigações futuras, de preferência realizadas no e para o Sul global.This dissertation is epistemologically located in the field of Brazilian Applied Linguistics, concentrated in the area of Language, Social Practices and Education, under the stricto sensu Postgraduate Program of the Department of Foreign Languages and Translation of the University of Brasilia (UnB). Its main goal is to analyse, investigate, and discuss themes, approaches and trends in Master's dissertations and doctotal theses published between 2001-2021, under post-graduate programmes in Applied Linguistics, in Brazilian universities, from a southern perspective (TORRES GARCÍA, 1935; D'OLNE CAMPOS, 1991; FREIRE, 1992; MENESES, 2008; SANTOS, BOAVENTURA de S.; MENESES, 2009). Its specific goals are: to search for data on dissertations and theses defended from 2001 to 2021, available in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (BDTD/IBICT); to describe and analyse the selected publications based on the practical application of the State of Knowledge methodology (MOROSINI, 2006, 2015, 2021); MOROSINI; FERNANDES, 2014; CLEMENTE; MOROSINI, 2020; KOHLS-SANTOS; MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021); and, to contribute critically to the area itself. Methodologically, this investigation is basic, theoretical, methodological, secondary (PAIVA, 2019), quali-quantitative (CAVALCANTI, 1986; FONSECA, 2002), exploratory (GIL, 1991; PAIVA, 2019), descriptive and bibliographical (PAIVA, 2019; FERREIRA, 2002; FONSECA, 2002; MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021). The corpus of analysis brings together 67 publications (44 master's dissertations and 23 doctoral theses). The results point to the expansion of themes in the field of Applied Linguistics, even though research on language teaching-learning, literacy and translation are characteristic and recurrent, according to the changes which have occurred in the field of Applied Linguistics since the works by PENNYCOOK (2001, 2006), RAJAGOPALAN (2003) and MOITA LOPES (2006), as well as a growth in the number of dissertations and theses in Applied Linguistics and an increase in discussions on issues shared with other areas of knowledge, such as homeless women, migration, language on social networks, refugees, “portuñol”, homosexuality, and (de)coloniality. Furthermore, there was a high concentration of academic-scientific production in the Southeast and South regions of the country over the years analysed, with a predominance of the qualitative approach. It is concluded that the development of a State of Knowledge type study can be outlined as a possible methodological agenda, building knowledge for the field of Applied Linguistics and helping to optimise future research, preferably conducted in and for the global South.Esta disertación se ubica epistemológicamente en el campo de la Lingüística Aplicada Brasileña, en el área de concentración Lengua, Prácticas Sociales y Educación, del Programa de Posgrado stricto sensu del Departamento de Lenguas Extranjeras y Traducción de la Universidad de Brasilia (UnB). El objetivo general de esta disertación es analizar, investigar y discutir temas, enfoques y tendencias en disertaciones de maestría y tesis doctorales publicadas entre 2001-2021 en programas de posgrado en Lingüística Aplicada, en universidades brasileñas, desde una perspectiva del sur (TORRES GARCÍA, 1935; D'OLNE CAMPOS, 1991; FREIRE, 1992; MENESES, 2008; SANTOS, BOAVENTURA de S.; MENESES, 2009). Entre los objetivos específicos están: buscar datos sobre disertaciones y tesis defendidas de 2001 a 2021, disponibles en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Enseñanza Superior (CAPES) y en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones del Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología (BDTD/IBICT); describir y analizar las publicaciones seleccionadas a partir de la aplicación práctica de la metodología del Estado del Conocimiento (MOROSINI, 2006, 2015, 2021); MOROSINI; FERNANDES, 2014; CLEMENTE; MOROSINI, 2020; KOHLS-SANTOS; MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021); y, contribuir críticamente al área. Metodológicamente, esta investigación es básica, teórica, metodológica, secundaria (PAIVA, 2019), cuali-cuantitativa (CAVALCANTI, 1986; FONSECA, 2002), exploratoria (GIL, 1991; PAIVA, 2019), descriptiva y bibliográfica (PAIVA, 2019; FERREIRA, 2002; FONSECA, 2002; MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021). El corpus de análisis reúne 67 publicaciones (44 disertaciones de máster y 23 tesis doctorales). Los resultados apuntan a la ampliación de temas en el campo de la Lingüística Aplicada, aunque las investigaciones sobre enseñanza-aprendizaje de lenguas, lectoescritura y traducción sean características y recurrentes, de acuerdo con los cambios ocurridos en el campo de la Lingüística Aplicada desde los trabajos de PENNYCOOK (2001, 2006), RAJAGOPALAN (2003) y MOITA LOPES (2006), así como un crecimiento del número de disertaciones y tesis en Lingüística Aplicada y un aumento de las discusiones sobre temas compartidos con otras áreas del conocimiento, como las mujeres sin hogar, las migraciones, el lenguaje en redes sociales, los refugiados, el portuñol, la homosexualidad y la (de)colonialidad. Además, hubo una alta concentración de la producción académico-científica en las regiones Sudeste y Sur del país en los años analizados, con predominio del abordaje cualitativo. Se concluye que el desarrollo de un estudio del tipo Estado del Conocimiento puede delinearse como una posible agenda metodológica, construyendo conocimiento para el campo de la Lingüística Aplicada y ayudando a optimizar futuras investigaciones, preferentemente realizadas en y para el Sur global.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaporA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e tesesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLinguística aplicadaProdução acadêmicaEstado da artereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALLucianoDeQueiroz_DISSERT.pdfapplication/pdf2237092http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47360/1/LucianoDeQueiroz_DISSERT.pdfa5bc2656c7bcd1385fb86030b9c67108MD51open access10482/473602024-01-18 17:47:18.292open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47360Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-18T20:47:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e teses
title O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e teses
spellingShingle O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e teses
Queiroz, Luciano de
Linguística aplicada
Produção acadêmica
Estado da arte
title_short O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e teses
title_full O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e teses
title_fullStr O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e teses
title_full_unstemmed O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e teses
title_sort O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021) : um estudo baseado em dissertações e teses
author Queiroz, Luciano de
author_facet Queiroz, Luciano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Luciano de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cañas Chávez, Fidel Armando
contributor_str_mv Cañas Chávez, Fidel Armando
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Linguística aplicada
Produção acadêmica
Estado da arte
topic Linguística aplicada
Produção acadêmica
Estado da arte
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-18T20:47:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-18T20:47:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROZ, Luciano de. O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021): um estudo baseado em dissertações e teses. 2023. 184 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47360
identifier_str_mv QUEIROZ, Luciano de. O estado do conhecimento da investigação em Linguística Aplicada no Brasil (2001-2021): um estudo baseado em dissertações e teses. 2023. 184 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47360/1/LucianoDeQueiroz_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a5bc2656c7bcd1385fb86030b9c67108
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405188348182528