Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréa Carla Marques da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23388
http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257
Resumo: Introdução: Os portais corporativos são importantes nas organizações competitivas por transcenderem a busca, recuperação e disseminação de informação entre os stakeholders, contribuindo para a cultura de interação e compartilhamento de conhecimentos. Objetivo: O artigo apresenta resultado de pesquisa de mestrado que analisou o comportamento de pesquisa informacional dos usuários de portal corporativo na Eletronorte. Metodologia: O modelo de busca da informação de Wilson (1981), com enfoque nas necessidades cognitivas de usuários de fontes de informação agregado à proposta de Dias (2001b) são elementos para caracterização do portal corporativo. A pesquisa utiliza abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados coletados. Resultados: Os principais fatores que estimulam a busca da informação no portal são a centralização do acesso a informações e documentos, com a devida divulgação, além da promoção do compartilhamento de informação entre os públicos-alvo da organização. Conclusões: O Portal do conhecimento representa fonte de informação qualificada para a tomada de decisão e disseminação do conhecimento organizacional. A ausência de uma política voltada para o letramento informacional e para a cultura de compartilhamento de informação entre usuários são potenciais obstáculos à pesquisa da informação em portais corporativos.
id UNB_90c0f0ebfa159da94f99f2b214ba9d0e
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/23388
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Silva, Andréa Carla Marques daGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias2017-04-26T13:36:59Z2017-04-26T13:36:59Z2016-01SILVA, Andréa Carla Marques da; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos. Revista Informação & Informação, v. 21, n. 1, p. 257-282, jan/abr 2016. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19786>. Acesso em: 25 abr. 2017. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257http://repositorio.unb.br/handle/10482/23388http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257Introdução: Os portais corporativos são importantes nas organizações competitivas por transcenderem a busca, recuperação e disseminação de informação entre os stakeholders, contribuindo para a cultura de interação e compartilhamento de conhecimentos. Objetivo: O artigo apresenta resultado de pesquisa de mestrado que analisou o comportamento de pesquisa informacional dos usuários de portal corporativo na Eletronorte. Metodologia: O modelo de busca da informação de Wilson (1981), com enfoque nas necessidades cognitivas de usuários de fontes de informação agregado à proposta de Dias (2001b) são elementos para caracterização do portal corporativo. A pesquisa utiliza abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados coletados. Resultados: Os principais fatores que estimulam a busca da informação no portal são a centralização do acesso a informações e documentos, com a devida divulgação, além da promoção do compartilhamento de informação entre os públicos-alvo da organização. Conclusões: O Portal do conhecimento representa fonte de informação qualificada para a tomada de decisão e disseminação do conhecimento organizacional. A ausência de uma política voltada para o letramento informacional e para a cultura de compartilhamento de informação entre usuários são potenciais obstáculos à pesquisa da informação em portais corporativos.Introduction: Corporate portals are important in competitive organizations to transcend the search, retrieval and dissemination of information among stakeholders, contributing to the culture of interaction and knowledge sharing. Objective: The article presents the results of a master's degree research which analyzed the information searching behavior of users of corporate portals in Eletronorte. Methodology: Wilson's (1981) model of information-seeking behavior, focused on cognitive needs of information users, correlated to the proposal of Dias (2001b) are used to characterize the corporate portal. The research uses quantitative and qualitative approaches in the analysis of collected data. Results: The main factors that stimulate the search for information in the portal are the centralized access to information and documents, with proper disclosure, as well as promoting information sharing among audiences of the organization. Conclusions: The Knowledge Portal represents a source of qualified information for decision making and spreading of organizational knowledge. The lack of a policy for information literacy and the culture of information sharing between users constitute themselves potential barriers to searching in corporate information portals.Introducción: Portales corporativos se destacan en organizaciones competitivas por seren espacios que transcienden la búsqueda, recuperación y difusión de la información a los públicos que son del interés de la organización, contribuyendo con la cultura de interacción y intercambio de conocimientos. Objetivo: Presenta los resultados de una investigación de máster Universitario con el objetivo de analizar el comportamiento de búsqueda de información por los usuarios de portales corporativos. Metodología: El estudio se basa en el modelo de búsqueda de información de Wilson (1981) y tuvo como enfoque las necesidades cognitivas de los usuarios de fuentes de información agregado a la propuesta de Dias (2001b) para caracterizar el portal corporativo, con la combinación de métodos cuantitativos y cualitativos en el análisis de los datos recogidos. Resultados: Los principales factores que estimulan la búsqueda de la información son centralización de acceso a informaciones y documentos en el sitio web, con la divulgación adecuada; además de promover el intercambio entre los públicos destinatarios de la organización. Conclusiones: Se ha confirmado la importancia del Portal de Conocimiento como fuente de información cualificada para la toma de decisiones y difusión del conocimiento organizacional. La ausencia de una política para la alfabetización informacional y para el establecimiento de la cultura de intercambio de información entre usuarios, constituyen los posibles obstáculos a la investigación en los portales corporativos.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de LondrinaRevista Informação & Informação - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19786. Acesso em: 25 abr. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessComportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativosComportamiento de búsqueda de información de usuarios de portales corporativosInformation searching behavior of users corporate portalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleComportamento informacionalRecuperação da informaçãoProcesso decisórioPortais da webCentrais Elétricas do Norte do Brasil - Eletronorteporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ComportamentoPesquisaInformacao.pdfARTIGO_ComportamentoPesquisaInformacao.pdfapplication/pdf633448http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23388/1/ARTIGO_ComportamentoPesquisaInformacao.pdf41d8366a8f521bac683b119984452a23MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain267http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23388/2/license.txt8d8f0820f733eb74af92307a067b596fMD52open access10482/233882023-06-22 19:49:41.97open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/23388TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEZlcm5hbmRhIFBlcmNpYSAgRnJhbsOnYSAoZmVybmFuZGFmcmFuY2FAYmNlLnVuYi5icikgb24gMjAxNy0wNC0yNVQxODowNDo0MlogKEdNVCk6CgpTdWJtaXNzw6NvIGVmZXRpdmFkYSBwb3IgaW50ZWdyYW50ZSBkYSBlcXVpcGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5CIGRlIGFjb3JkbyBjb20gbGljZW7Dp2EgY29uY2VkaWRhIHBlbG8gYXV0b3IgZS9vdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-22T22:49:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Comportamiento de búsqueda de información de usuarios de portales corporativos
Information searching behavior of users corporate portals
title Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos
spellingShingle Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos
Silva, Andréa Carla Marques da
Comportamento informacional
Recuperação da informação
Processo decisório
Portais da web
Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Eletronorte
title_short Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos
title_full Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos
title_fullStr Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos
title_full_unstemmed Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos
title_sort Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos
author Silva, Andréa Carla Marques da
author_facet Silva, Andréa Carla Marques da
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
author2 Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andréa Carla Marques da
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comportamento informacional
Recuperação da informação
Processo decisório
Portais da web
Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Eletronorte
topic Comportamento informacional
Recuperação da informação
Processo decisório
Portais da web
Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Eletronorte
description Introdução: Os portais corporativos são importantes nas organizações competitivas por transcenderem a busca, recuperação e disseminação de informação entre os stakeholders, contribuindo para a cultura de interação e compartilhamento de conhecimentos. Objetivo: O artigo apresenta resultado de pesquisa de mestrado que analisou o comportamento de pesquisa informacional dos usuários de portal corporativo na Eletronorte. Metodologia: O modelo de busca da informação de Wilson (1981), com enfoque nas necessidades cognitivas de usuários de fontes de informação agregado à proposta de Dias (2001b) são elementos para caracterização do portal corporativo. A pesquisa utiliza abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados coletados. Resultados: Os principais fatores que estimulam a busca da informação no portal são a centralização do acesso a informações e documentos, com a devida divulgação, além da promoção do compartilhamento de informação entre os públicos-alvo da organização. Conclusões: O Portal do conhecimento representa fonte de informação qualificada para a tomada de decisão e disseminação do conhecimento organizacional. A ausência de uma política voltada para o letramento informacional e para a cultura de compartilhamento de informação entre usuários são potenciais obstáculos à pesquisa da informação em portais corporativos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-26T13:36:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-26T13:36:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Andréa Carla Marques da; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos. Revista Informação & Informação, v. 21, n. 1, p. 257-282, jan/abr 2016. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19786>. Acesso em: 25 abr. 2017. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/23388
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257
identifier_str_mv SILVA, Andréa Carla Marques da; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos. Revista Informação & Informação, v. 21, n. 1, p. 257-282, jan/abr 2016. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19786>. Acesso em: 25 abr. 2017. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23388
http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23388/1/ARTIGO_ComportamentoPesquisaInformacao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23388/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 41d8366a8f521bac683b119984452a23
8d8f0820f733eb74af92307a067b596f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864088847908864