Functional health literacy in hypertensive elders at primary health care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Victor Roberto Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Polyana D’arc Rezende, Nakano, Eduardo Yoshio, Apolinário, Daniel, Santana, Alfredo Nicodemos Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36222
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0897
http://orcid.org/0000-0002-0785-9665
http://orcid.org/0000-0003-4269-5448
http://orcid.org/0000-0002-9071-8512
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http://orcid.org/0000-0002-4511-9123
Resumo: Objetivo: avaliar a relação entre alfabetismo funcional em saúde inadequado e controle inadequado da pressão arterial em pessoas idosas hipertensas na Atenção Primária. Método: estudo transversal com amostra calculada em 392. Foi usado instrumento SAHLPA-18 para alfabetismo funcional em saúde; aferida a pressão arterial; coletados dados sociodemográficos e clínicos. Utilizou-se regressão logística hierárquica. Resultados: pressão arterial inadequada(alta) e alfabetismo funcional em saúde inadequado(baixo) estavam presentes em 41,6% e 54,6% das pessoas, respectivamente. Fatores associados com pressão arterial inadequada foram: alfabetismo funcional em saúde inadequado, cor parda-negra, sobrepeso-obesidade, tempo de diagnóstico da hipertensão, não adesão a exercício/dieta, não adesão a tratamento medicamentoso. O nível de escolaridade não teve associação com pressão arterial inadequada. Conclusão: pessoas idosas hipertensas com alfabetismo funcional em saúde inadequado apresentaram mais chance de ter pressão arterial inadequada. Assim, profissionais de saúde precisam valorizar o alfabetismo funcional em saúde como possível componente para controlar a pressão arterial.
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Acesso em: 26 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36222https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0897http://orcid.org/0000-0002-0785-9665http://orcid.org/0000-0003-4269-5448http://orcid.org/0000-0002-9071-8512https://orcid.org/0000-0002-0261-129Xhttp://orcid.org/0000-0002-4511-9123Objetivo: avaliar a relação entre alfabetismo funcional em saúde inadequado e controle inadequado da pressão arterial em pessoas idosas hipertensas na Atenção Primária. Método: estudo transversal com amostra calculada em 392. Foi usado instrumento SAHLPA-18 para alfabetismo funcional em saúde; aferida a pressão arterial; coletados dados sociodemográficos e clínicos. Utilizou-se regressão logística hierárquica. Resultados: pressão arterial inadequada(alta) e alfabetismo funcional em saúde inadequado(baixo) estavam presentes em 41,6% e 54,6% das pessoas, respectivamente. Fatores associados com pressão arterial inadequada foram: alfabetismo funcional em saúde inadequado, cor parda-negra, sobrepeso-obesidade, tempo de diagnóstico da hipertensão, não adesão a exercício/dieta, não adesão a tratamento medicamentoso. O nível de escolaridade não teve associação com pressão arterial inadequada. Conclusão: pessoas idosas hipertensas com alfabetismo funcional em saúde inadequado apresentaram mais chance de ter pressão arterial inadequada. Assim, profissionais de saúde precisam valorizar o alfabetismo funcional em saúde como possível componente para controlar a pressão arterial.Objective: to assess the relationship between inadequate functional health literacy and inadequate blood pressure control in older people with hypertension in Primary Health Care. Method: a cross-sectional study with sample calculated at 392. SAHLPA-18 tool was used for functional health literacy; blood pressure was measured; sociodemographic and clinical data were collected. Hierarchical logistic regression was used. Results: (high) inadequate blood pressure and (low) functional inadequate health literacy were present in 41.6% and 54.6% of the people, respectively. Factors associated with inadequate blood pressure were: inadequate functional health literacy, black-brown skin color, overweight-obesity, hypertension diagnosis time, non-adherence to exercise/diet, drug treatment. Schooling had no association with inadequate blood pressure Conclusion: hypertensive elderly people with inadequate health literacy were more likely to have inadequate blood pressure. Thus, health professionals need to value functional health literacy as a possible component to control blood pressure.Objetivo: evaluar la relación entre alfabetismo funcional en salud inadecuada y control inadecuado de la presión arterial en personas ancianas hipertensas em la Atención Primaria de Salud. Método: estudio transversal com muestra calculada en 392. Se utilizó instrumento SAHLPA-18 para alfabetismo funcional en salud; a la presión arterial; recogidos datos sociodemográficos y clínicos. Se utilizo La regresión logística jerárquica. Resultados: La presión arterial inadecuada (alta) y el alfabetismo funcional en salud inadecuada (bajo) estaban presentes en el 41,6% y el 54,6% de las personas, respectivamente. Los factores asociados com la presión arterial inadecuada fueron: alfabetismo funcional en salud inadecuada, color parda-negra, sobrepeso-obesidad, tiempo de diagnóstico de la hipertensión, no adhesión a ejercicio/dieta, no adhesión al tratamiento medicamentoso. El nivel de escolaridad no tuvo asociación con la presión arterial inadecuada. Conclusión: las personas mayores hipertensas con alfabetismo funcional em salud inadecuada presentaron más posibilidades de tener presión arterial inadecuada. Así, los profesionales de La salud necesitan valorizar el alfabetismo funcional en salud como posible componente para controlar la presión arterial.engporAssociação Brasileira de Enfermagem(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessFunctional health literacy in hypertensive elders at primary health careAlfabetismo funcional em saúde em pessoas idosas hipertensas na atenção primáriaAlfabetismo funcional en salud en personas hipertensas en la atención primariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAlfabetização funcional - saúdeIdosos - saúdeHipertensão em idososAtenção primária à saúdereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_FunctionalHealthLiteracy.pdfapplication/pdf129184http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36222/1/ARTIGO_FunctionalHealthLiteracy.pdf81901ac8ee110c714a4389ffb4a62bc9MD51open accessARTIGO_AlfabetismoFuncionalSaude.pdfARTIGO_AlfabetismoFuncionalSaude.pdfapplication/pdf134404http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36222/2/ARTIGO_AlfabetismoFuncionalSaude.pdfa377848c2762c94f90973fd8ea87e630MD52open access10482/362222023-05-26 21:14:15.326open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36222Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:14:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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