Patient satisfaction with pharmaceutical services in Brazilian primary health care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soeiro, Orlando Mario
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tavares, Noêmia Urruth Leão, Nascimento Júnior, José Miguel do, Guerra Junior, Augusto Afonso, Costa, Ediná Alves, Acurcio, Francisco de Assis, Guibu, Ione Aquemi, Álvares, Juliana, Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira, Leite, Silvana Nair, Costa, Karen Sarmento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30572
http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2017051007145
Resumo: Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários com os serviços de assistência farmacêutica na atenção primária. Métodos: estudo transversal, exploratório, de natureza avaliativa, com amostra representativa das cinco regiões geopolíticas do Brasil, oriundas da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços, 2015. O desfecho foi a satisfação do usuário obtida pelo método de teoria da resposta ao item. Foram testadas associações por meio do teste qui-quadrado de Pearson com variáveis sociodemográficas e de saúde e realizadas análises de regressão logística múltipla. O teste de Hosmer-Lemeshow foi utilizado para verificar a adequação do modelo final. Os resultados da regressão logística foram apresentados por meio de razão de chances. Resultados: o percentual geral de usuários satisfeitos com esses serviços foi de 58,4% (IC95% 54,4–62,3). A dimensão oportunidade/conveniência apresentou menor percentual de satisfação (49,5%; IC95% 46,4–52,6) e o maior percentual foi na dimensão aspectos interpessoais (90,5%; IC95%88,9–91,8), significativamente maior que as demais dimensões. No modelo logístico múltiplo final em relação à satisfação geral, permaneceram associadas as variáveis sexo, faixa etária, limitação por doenças e autopercepção da saúde. Conclusões: a maior parte dos usuários entrevistados mostrou-se satisfeita com os serviços da assistência farmacêutica dos municípios brasileiros e a satisfação com o atendimento apresentou-se como fator relevante na satisfação geral do usuário.
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Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 51, supl. 2, 21s, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102017000300320&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 fev. 2018. Epub Nov 13, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2017051007145.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30572http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2017051007145Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários com os serviços de assistência farmacêutica na atenção primária. Métodos: estudo transversal, exploratório, de natureza avaliativa, com amostra representativa das cinco regiões geopolíticas do Brasil, oriundas da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços, 2015. O desfecho foi a satisfação do usuário obtida pelo método de teoria da resposta ao item. Foram testadas associações por meio do teste qui-quadrado de Pearson com variáveis sociodemográficas e de saúde e realizadas análises de regressão logística múltipla. O teste de Hosmer-Lemeshow foi utilizado para verificar a adequação do modelo final. Os resultados da regressão logística foram apresentados por meio de razão de chances. Resultados: o percentual geral de usuários satisfeitos com esses serviços foi de 58,4% (IC95% 54,4–62,3). A dimensão oportunidade/conveniência apresentou menor percentual de satisfação (49,5%; IC95% 46,4–52,6) e o maior percentual foi na dimensão aspectos interpessoais (90,5%; IC95%88,9–91,8), significativamente maior que as demais dimensões. No modelo logístico múltiplo final em relação à satisfação geral, permaneceram associadas as variáveis sexo, faixa etária, limitação por doenças e autopercepção da saúde. Conclusões: a maior parte dos usuários entrevistados mostrou-se satisfeita com os serviços da assistência farmacêutica dos municípios brasileiros e a satisfação com o atendimento apresentou-se como fator relevante na satisfação geral do usuário.Objective: to evaluate patient satisfaction with pharmaceutical services in Brazilian primary health care. Methods: this is a cross-sectional, exploratory, and evaluative study on a representative sample from the five Brazilian geopolitical regions resulting from the Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços, 2015 (PNAUM – National Survey on Access, Use and Promotion of Rational Use of Medicines – Services, 2015). The outcome was the patient’s satisfaction, obtained using the item response theory. Associations were tested using Pearson’s Chi-square test with sociodemographic and health variables, and multiple logistic regression analyses were carried out. The Hosmer-Lemeshow test was used to verify the adequacy of the final model. Logistic regression results were presented as odds ratio. Results: the overall percentage of patients satisfied with these services was 58.4% (95%CI 54.4-62.3). The “opportunity/convenience” aspect had the lowest satisfaction percentage (49.5%; 95%CI 46.4-52.6) and “interpersonal aspects,” the highest percentage (90.5%; 95%CI 88.9-91.8), significantly higher than other aspects. Sex, age group, limitations due to disease, and self-perception of health remained associated in the final multiple logistic model regarding general satisfaction. Conclusions: most of the interviewed users were satisfied with pharmaceutical services in Brazilian cities, and the satisfaction with the customer’s service was determinant in the patient’s overall satisfaction.engporFaculdade de Saúde Pública da Universidade de São PauloRevista de Saúde Pública - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102017000300320&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessPatient satisfaction with pharmaceutical services in Brazilian primary health careSatisfação de usuários com serviços da assistência farmacêutica na atenção primária no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSatisfaçãoAssistência farmacêuticaAtenção primária à saúdeSistema Único de Saúde (Brasil)Pacientesreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PatientSatisfactionPharmaceutical .pdfapplication/pdf235024http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30572/1/ARTIGO_PatientSatisfactionPharmaceutical%20.pdfa4a5571bda47035ccd671f220ec16731MD51open accessARTIGO_SatisfacaoUsuariosServicos.pdfARTIGO_SatisfacaoUsuariosServicos.pdfapplication/pdf242774http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30572/2/ARTIGO_SatisfacaoUsuariosServicos.pdfa9eb441879032982843356582c7028b2MD52open access10482/305722023-05-23 21:10:21.722open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30572Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T00:10:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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