Modelos neurobiológicos no estudo dos processos de aprendizagem : efeitos de lesões extensas do telencéfalo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaz, Carlos Alberto Bezerra
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: Faria, Maria Cristina F. de, Okada, Clarice T., Castreghini, Jorge L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13020
Resumo: Experimentos foram conduzidos para investigar se 3 aprendizagem de uma resposta de esquiva inibitória e fuga por natação e possível em ratos com lesões telencefálicas do prosencéfalo, Dois experimentos demonstram que aprendizagem de esquiva inibitória (usando a tarefa de esquiva numa tentativa do tipo "up-hill") é ainda possível depois da remoção de todas as estruturas do prosencéfalo com exceção do hipotálamo. Um terceiro estudo usando esta preparação demonstrou que esta resposta de esquiva condicionada poderia ser eliminada como consequência da sua punição. Adicionalmente, quando a resposta de esquiva condicionada foi estabelecida antes da ablação, a evocação desta resposta subsistiu a lesão. Numa série de experimentos adicionais foi demonstrado que ratos uni ou bilateralmente descorticados, são capazes de aprender uma tarefa de fuga por natação subindo uma plataforma. O mesmo foi observado em ratos unilateralmente destelencefalados. Ratos bilateralmente destelencefalados , entretanto, não demonstraram esta habilidade. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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