Desordem temporomandibular e ansiedade em graduandos de odontologia
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10507 |
Resumo: | As Desordens Temporomandibulares são doenças que afetam as articulações temporomandibulares e músculos da mastigação do aparelho estomatognático. Fatores psicossociais desempenham papel importante na etiopatogenia dessa doença. O objetivo deste estudo é avaliar a relação entre o grau de desordem temporomandibular e o nível de ansiedade em estudantes de graduação em Odontologia, em três períodos do curso (1o ao 4o semestres, 5o ao 7o, e 8o ao 10o semestres), por meio dos questionários auto-aplicáveis Índice Anamnésico de Fonseca e do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Os dados foram tabulados e posteriormente analisados por meio dos testes estatísticos Kruskal-Wallis e correlação de Pearson, ao nível de significância de 1%. Os resultados mostraram correlação positiva e diferença estatisticamente significante entre DTM e ansiedade, em todos os períodos avaliados; e um nível mais alto de ansiedade foi observado no período intermediário do curso (5o ao 7o semestres). Concluímos que houve relação diretamente proporcional entre DTM e ansiedade nos alunos avaliados, estatisticamente significante, independente do estágio cursado; o maior nível de ansiedade foi observado no grupo formado por alunos do 5o ao 7o semestres, contudo sem nenhuma significância estatística. Torna-se importante desenvolver uma estratégia para o controle do estresse e da ansiedade dos alunos no curso de graduação em Odontologia. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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Fernandes, Aline Úrsula RochaGarcia, Alício RosalinoZuim, Paulo Renato JunqueiraCunha, Lígia Del`arco PignattaMarchiori, André Vinícius2012-05-22T12:13:30Z2012-05-22T12:13:30Z2007FERNANDES, Aline Úrsula Rocha et al. Desordem temporomandibular e ansiedade em graduandos de odontologia. Ciência Odontológica Brasileira = Brazilian Dental Science, São Paulo, v. 10, n. 1, 2007. Disponível em: <http://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/cob/article/view/423>. Acesso em: 15 maio 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10507As Desordens Temporomandibulares são doenças que afetam as articulações temporomandibulares e músculos da mastigação do aparelho estomatognático. Fatores psicossociais desempenham papel importante na etiopatogenia dessa doença. O objetivo deste estudo é avaliar a relação entre o grau de desordem temporomandibular e o nível de ansiedade em estudantes de graduação em Odontologia, em três períodos do curso (1o ao 4o semestres, 5o ao 7o, e 8o ao 10o semestres), por meio dos questionários auto-aplicáveis Índice Anamnésico de Fonseca e do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Os dados foram tabulados e posteriormente analisados por meio dos testes estatísticos Kruskal-Wallis e correlação de Pearson, ao nível de significância de 1%. Os resultados mostraram correlação positiva e diferença estatisticamente significante entre DTM e ansiedade, em todos os períodos avaliados; e um nível mais alto de ansiedade foi observado no período intermediário do curso (5o ao 7o semestres). Concluímos que houve relação diretamente proporcional entre DTM e ansiedade nos alunos avaliados, estatisticamente significante, independente do estágio cursado; o maior nível de ansiedade foi observado no grupo formado por alunos do 5o ao 7o semestres, contudo sem nenhuma significância estatística. Torna-se importante desenvolver uma estratégia para o controle do estresse e da ansiedade dos alunos no curso de graduação em Odontologia. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Craniomandibular disorders are illnesses that affect the joints temporomandibulares and muscles of the chew. Psycho-logical and social factors are important role in the etiology of this illness. The objective of this study is to evaluate the relation between the degree of craniomandibular disorders and the level of anxiety in students of graduation in Dentistry, in three periods of the course, by means of the auto-applicable questionnaires Fonseca’s Index and of the State Trait Anxiety Inventory (STAI). The data had been tabulated and analyzed by means of the statistical tests Kruskal-Wallis and correlation of Pearson, to the level of signifcance of 1%. The results had shown to positive correlation and statistically signifcant difference between craniomandibular disorders and anxiety, in all the evaluated periods; e a higher level of anxiety was observed in the intermediate period of the course (5o to 7o semesters). We conclude that it had directly proportional relation between craniomandibular disorders and anxiety in the evaluated students, statistically signifcant, independent of the attended a course period of training; the biggest level of anxiety was observed in the group formed for students of 5o to 7o semesters, however without no signifcance statistics; and is important to develop a strategy for the control of stress it and the anxiety of the pupils in the course of graduation in Dentistry.Pós-graduação da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos - UNESPCiência Odontológica Brasileira - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/cob/article/view/423. Acesso em: 15 maio 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessDesordem temporomandibular e ansiedade em graduandos de odontologiaTemporomandibular joint dysfunction and anxiety in graduate dentistryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTranstorno craniomandibularAspectos psicológicosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_DesordemTemporomandibularAnsiedade.pdfARTIGO_DesordemTemporomandibularAnsiedade.pdfapplication/pdf149880http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10507/1/ARTIGO_DesordemTemporomandibularAnsiedade.pdf58881edf45a760f0d55081115c272e2fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10507/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52open accesslicense_textlicense_textapplication/octet-stream0http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10507/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20325http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10507/4/license_rdfc7f3e3c064c19e93e905bbb07856484cMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain265http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10507/5/license.txtc453ddbf8dda242f65bbd365e8701a06MD55open accessTEXTARTIGO_DesordemTemporomandibularAnsiedade.pdf.txtARTIGO_DesordemTemporomandibularAnsiedade.pdf.txtExtracted texttext/plain26792http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10507/6/ARTIGO_DesordemTemporomandibularAnsiedade.pdf.txta46da365fa207689aa1516a16e623e54MD56open access10482/105072023-05-24 20:06:05.327open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/10507TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IFNhYnJpbmEgU2lsdmEgZGUgTWFjZWRvIChzYWJyaW5hbWFjZWRvQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTItMDUtMTVUMTY6MzE6MzNaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:06:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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As Desordens Temporomandibulares são doenças que afetam as articulações temporomandibulares e músculos da mastigação do aparelho estomatognático. Fatores psicossociais desempenham papel importante na etiopatogenia dessa doença. O objetivo deste estudo é avaliar a relação entre o grau de desordem temporomandibular e o nível de ansiedade em estudantes de graduação em Odontologia, em três períodos do curso (1o ao 4o semestres, 5o ao 7o, e 8o ao 10o semestres), por meio dos questionários auto-aplicáveis Índice Anamnésico de Fonseca e do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Os dados foram tabulados e posteriormente analisados por meio dos testes estatísticos Kruskal-Wallis e correlação de Pearson, ao nível de significância de 1%. Os resultados mostraram correlação positiva e diferença estatisticamente significante entre DTM e ansiedade, em todos os períodos avaliados; e um nível mais alto de ansiedade foi observado no período intermediário do curso (5o ao 7o semestres). Concluímos que houve relação diretamente proporcional entre DTM e ansiedade nos alunos avaliados, estatisticamente significante, independente do estágio cursado; o maior nível de ansiedade foi observado no grupo formado por alunos do 5o ao 7o semestres, contudo sem nenhuma significância estatística. Torna-se importante desenvolver uma estratégia para o controle do estresse e da ansiedade dos alunos no curso de graduação em Odontologia. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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