Analysis of the impact of Fies on the stock returns from the higher education sector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Marília Cordeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Serrano, André Luiz Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36521
https://doi.org/10.1590/1808-057x201808070
http://orcid.org/0000-0002-0168-530X
http://orcid.org/0000-0001-5182-0496
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar se a emissão de Certificados Financeiros do Tesouro - Série E (CFT-Es) gera retornos anormais em um portfólio composto unicamente por ações de setor de ensino superior, verificando se o mercado educacional brasileiro é eficiente em sua forma semiforte. O propósito principal do CFT-E é o repasse de verbas para instituições, visando ao financiamento de estudantes matriculados em curso superior privado. Essas emissões produziram efeitos no mercado financeiro, pois, após seu início, ocorreu o primeiro initial public offering (IPO) de uma universidade brasileira. Destaca-se também, que, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação (Inep/MEC), o Brasil tem o maior mercado de educação superior da América Latina. Diversos estudos foram feitos objetivando analisar a relação entre política monetária e mercado financeiro, mas este não se repete no âmbito da política fiscal. Adicionalmente, o estudo é oportuno, considerando-se o ápice da discussão da necessidade de se conter as despesas do governo, porém, simultaneamente, de aquecer a economia brasileira. A principal contribuição é de que o mercado de ensino superior mostrou inclinação para a hipótese de eficiência, considerando-se que, na primeira análise, H0 não foi rejeitada para 82% das janelas de eventos, e, na segunda, H0 não foi rejeitada para nenhuma das janelas de eventos, não havendo evidências de ganhos anormais decorrentes da liberação de recursos para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Utilizou-se a metodologia de estudo de eventos com o propósito de testar as hipóteses dos retornos anormais obtidos diante das emissões de CFT-E via liberação de portarias. Foi elaborada uma carteira composta por ações de ensino superior, ponderada pelo valor a receber trimestral do Fies para cada instituição de 2009 a 2017. Os resultados indicam que ações de instituições beneficiadas pelo Fies tendem a reagir eficientemente ante as emissões dos CFT-E autorizadas pelo Tesouro Nacional.
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spelling Pinheiro, Marília CordeiroSerrano, André Luiz Marques2020-01-24T10:31:30Z2020-01-24T10:31:30Z2019PINHEIRO, Marília Cordeiro; SERRANO, André Luiz Marques. Analysis of the impact of Fies on the stock returns from the higher education sector. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 30, n. 81, p. 368-380, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1808-057x201808070. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772019000300368. Acesso em: 14 maio 2020. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________PINHEIRO, Marília Cordeiro; SERRANO, André Luiz Marques. Análise do impacto do programa Fies nos retornos de ações do setor de ensino superior. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 30, n. 81, p. 368-380, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1808-057x201808070. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772019000300368. Acesso em: 14 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36521https://doi.org/10.1590/1808-057x201808070http://orcid.org/0000-0002-0168-530Xhttp://orcid.org/0000-0001-5182-0496O objetivo deste trabalho é analisar se a emissão de Certificados Financeiros do Tesouro - Série E (CFT-Es) gera retornos anormais em um portfólio composto unicamente por ações de setor de ensino superior, verificando se o mercado educacional brasileiro é eficiente em sua forma semiforte. O propósito principal do CFT-E é o repasse de verbas para instituições, visando ao financiamento de estudantes matriculados em curso superior privado. Essas emissões produziram efeitos no mercado financeiro, pois, após seu início, ocorreu o primeiro initial public offering (IPO) de uma universidade brasileira. Destaca-se também, que, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação (Inep/MEC), o Brasil tem o maior mercado de educação superior da América Latina. Diversos estudos foram feitos objetivando analisar a relação entre política monetária e mercado financeiro, mas este não se repete no âmbito da política fiscal. Adicionalmente, o estudo é oportuno, considerando-se o ápice da discussão da necessidade de se conter as despesas do governo, porém, simultaneamente, de aquecer a economia brasileira. A principal contribuição é de que o mercado de ensino superior mostrou inclinação para a hipótese de eficiência, considerando-se que, na primeira análise, H0 não foi rejeitada para 82% das janelas de eventos, e, na segunda, H0 não foi rejeitada para nenhuma das janelas de eventos, não havendo evidências de ganhos anormais decorrentes da liberação de recursos para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Utilizou-se a metodologia de estudo de eventos com o propósito de testar as hipóteses dos retornos anormais obtidos diante das emissões de CFT-E via liberação de portarias. Foi elaborada uma carteira composta por ações de ensino superior, ponderada pelo valor a receber trimestral do Fies para cada instituição de 2009 a 2017. Os resultados indicam que ações de instituições beneficiadas pelo Fies tendem a reagir eficientemente ante as emissões dos CFT-E autorizadas pelo Tesouro Nacional.This article aims to analyze if the issuance of Series E Treasury Bonds (CFT-Es) generates abnormal returns in a higher education stock portfolio and verify if the Brazilian higher education market is efficient in its semi-strong form. The main purpose of CFT-Es is to transfer funds to institutions with the aim of providing finance to students enrolled in private universities. These issuances have effects on the capital market, considering that after the program began, the first initial public offering (IPO) of a Brazilian university occurred. Moreover, according to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira/Ministry of Education and Culture (Inep/MEC), Brazil has the largest market for higher education in Latin America. Several studies have been conducted to analyze the relationship between monetary policy and financial markets, but this has not occurred within the scope of fiscal policy. Such research is appropriate, considering the discussion on the need to contain government spending, but at the same time stimulate the Brazilian economy. The main contribution of the study is it indicates that the higher education market has tended towards the efficiency hypothesis, considering that in the first analysis, H0 was not rejected for 82% of the windows of events, and in the second analysis, H0 was not rejected for any of the windows of events, with there being no evidence of abnormal gains due to funds being released for the Student Finance Fund (Fies). The event study methodology was used to test the hypotheses of abnormal returns obtained due to CFT-Es being issued through the release of ordinances. A portfolio composed of higher education stocks was elaborated, weighted by the quarterly amount receivable from Fies for each institution, and covering 2009 to 2017. The results show that the stocks of institutions benefiting from Fies tend to react efficiently to CFT-E issuances authorized by the National Treasury.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessAnalysis of the impact of Fies on the stock returns from the higher education sectorAnálise do impacto do programa Fies nos retornos de ações do setor de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFinanciamento estudantilEnsino superiorEducação - financiamentoAções (Finanças)engreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AnalysisImpactFies.pdfapplication/pdf458542http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36521/1/ARTIGO_AnalysisImpactFies.pdff64f42e83571807a91d7cebec7c4569eMD51open accessARTIGO_AnaliseImpactoPrograma.pdfARTIGO_AnaliseImpactoPrograma.pdfapplication/pdf1003208http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36521/2/ARTIGO_AnaliseImpactoPrograma.pdfcfb873d13f2702d37c9c974522ed9252MD52open access10482/365212023-10-19 14:15:10.138open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36521Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T17:15:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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