“Por que tão longe?” : mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33705 http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4213 |
Resumo: | Este estudo analisa a mobilidade de crianças nos trajetos de casa para a escola e da escola para casa no Distrito Federal. Com base em um estudo que acompanhou crianças de duas instituições educacionais públicas situadas no Plano Piloto de Brasília (um Centro de Educação Infantil e uma Escola-Classe), foi possível traçar um perfil das práticas de circulação dessa população. Depois de apresentar a concepção inicial dos planejadores de Brasília para a mobilidade de crianças, o trabalho passa a analisar os dados gerados na pesquisa. Os resultados mostram que apenas 4% das crianças vão para a escola a pé e 57% têm que viajar mais de 20 km por dia apenas em seus trajetos casa-escola-casa. Ou seja, a estrutura urbana da cidade e a oferta limitada de educação pública não permitiram que a utopia idealizada para Brasília se realizasse. |
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Müller, FernandaMonasterio, Leonardo MonteiroDutra, Cristian Pedro Rubini2019-01-02T13:57:11Z2019-01-02T13:57:11Z2018MULLER, Fernanda; MONASTERIO, Leonardo Monteiro; DUTRA, Cristian Pedro Rubini. “Por que tão longe?”: mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 20, n. 42, p. 577-598, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4213. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-99962018000200577&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 12 mar. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33705http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4213Este estudo analisa a mobilidade de crianças nos trajetos de casa para a escola e da escola para casa no Distrito Federal. Com base em um estudo que acompanhou crianças de duas instituições educacionais públicas situadas no Plano Piloto de Brasília (um Centro de Educação Infantil e uma Escola-Classe), foi possível traçar um perfil das práticas de circulação dessa população. Depois de apresentar a concepção inicial dos planejadores de Brasília para a mobilidade de crianças, o trabalho passa a analisar os dados gerados na pesquisa. Os resultados mostram que apenas 4% das crianças vão para a escola a pé e 57% têm que viajar mais de 20 km por dia apenas em seus trajetos casa-escola-casa. Ou seja, a estrutura urbana da cidade e a oferta limitada de educação pública não permitiram que a utopia idealizada para Brasília se realizasse.This study analyzes children’s mobility on school-home-school routes in the Federal District of Brazil. Based on a study of children who attend two public educational intuitions located in the Pilot Plan of Brasília (a day-care center and an elementary school), it was possible to profile their circulation patterns. After presenting the Brasília planners’ initial conception for children’s mobility, the study analyzes the data generated by the survey. Results show that only 4% of the children go to school on foot and 57% travel more than 20 km a day in their home-school-home routes. That is, the urban structure of the city and the limited supply of public education led to the failure of the utopian plans for Brasília.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Pontifícia Universidade Católica de São PauloArtigo publicado em Open Acess Creative Commons Atribution (CC BY).info:eu-repo/semantics/openAccess“Por que tão longe?” : mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal“Why so far?” : children’s mobility and urban structure in the Federal Districtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMobilidade urbanaCriançasDistrito Federal (Brasil)TransporteInfânciaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PorQueTaoLonge.pdfapplication/pdf1020026http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33705/1/ARTIGO_PorQueTaoLonge.pdfe58b691dd6607223232af8483f414f5aMD51open access10482/337052023-08-20 23:20:32.304open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/33705Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-21T02:20:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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