Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Pablo Victor Marquine da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23904
http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.23904
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
id UNB_c142b438febca67c5130b66724a04900
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/23904
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Fonseca, Pablo Victor Marquine daCastro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães2017-07-26T21:16:41Z2017-07-26T21:16:41Z2017-07-262016-11-15FONSECA, Pablo Victor Marquine da. Deveras humano: Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro. 2016. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23904http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.23904Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.Esta pesquisa aborda a diversidade estética do discurso musical de Claudio Franco de Sá Santoro em sua obra para piano solo, a qual perpassa a totalidade de todas as influências estético-ideológicas do compositor. A análise de sua obra para piano é compreendida por meio da Teoria dos Topoi de Hatten (1994), Monelle (2002), Plesch (2012) e Narum (2013). Esta metodologia possibilita identificar um thesaurus de loci-commune referenciais e evidenciar como o compositor trabalha a relação significante/significado para gerar efeito de sentido e comunicabilidade. O objetivo é compreender a relação entre a ideologia, idiossincrasias estilísticas em sua obra para piano solo. A possibilidade de compreender as fases composicionais além da análise sistemática, muitas vezes uma análise de superfície, desvela questões deveras imperiosas para a compressão da obra para piano solo de Claudio Santoro, sob o estudo da expressividade e do significado na música.This paperwork addresses the aesthetic diversity of Claudio Franco de Sá Santoro’s musical discourse in his work for solo piano, which permeates the totality of all the aesthetical and ideological influences of the composer. The analysis of his piano solo work is comprehended by Topic Theory studied by Hatten (1994), Monelle (2002), Plesch (2012) and Narum (2013). This methodology makes it possible to identify a thesaurus of referential loci-commune, and it also evidences how composer deals the relationship between significant/signified in order to create meaning effect. The goal is to comprehend the relationship between ideology and idiosyncrasies of style in his work for solo piano. The possibility to understand Santoro’s compositional periods beyond the systematic analysis, which is often a surface analysis, unhides truly compelling issues in order to comprehend the solo piano works of Claudio Santoro in the study of expression and meaning in music.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessDeveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMúsicaMúsica - estéticaPianoSantoro, Claudio, 1919-1989 - crítica e interpretaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_PabloVictorMarquinedaFonseca.pdf2016_PabloVictorMarquinedaFonseca.pdfapplication/pdf51594551http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23904/1/2016_PabloVictorMarquinedaFonseca.pdf05c838a85d73279fcd084007b4a16718MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23904/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/239042024-02-02 15:55:04.611open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-02T18:55:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro
title Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro
spellingShingle Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro
Fonseca, Pablo Victor Marquine da
Música
Música - estética
Piano
Santoro, Claudio, 1919-1989 - crítica e interpretação
title_short Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro
title_full Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro
title_fullStr Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro
title_full_unstemmed Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro
title_sort Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro
author Fonseca, Pablo Victor Marquine da
author_facet Fonseca, Pablo Victor Marquine da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Pablo Victor Marquine da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães
contributor_str_mv Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Música
Música - estética
Piano
Santoro, Claudio, 1919-1989 - crítica e interpretação
topic Música
Música - estética
Piano
Santoro, Claudio, 1919-1989 - crítica e interpretação
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-11-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-26T21:16:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-26T21:16:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Pablo Victor Marquine da. Deveras humano: Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro. 2016. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/23904
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.23904
identifier_str_mv FONSECA, Pablo Victor Marquine da. Deveras humano: Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro. 2016. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23904
http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.23904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23904/1/2016_PabloVictorMarquinedaFonseca.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/23904/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 05c838a85d73279fcd084007b4a16718
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863815071006720