O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33433 http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007 |
Resumo: | Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica. |
id |
UNB_ec0f05744697f0c170fe05d1ddb9246a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/33433 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Feitosa, Lígia Rocha CavalcanteAraújo, Claisy Maria Marinho2019-01-02T13:51:46Z2019-01-02T13:51:46Z2018FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; ARAUJO, Claisy Maria Marinho. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 35, n. 2, p. 181-191, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33433http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica.The Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology offer courses for vocational training from secondary school to post graduation. And they also offer teacher training courses. In this context, the transformations on the vocational training, the students’ opportunities to choose different trajectories in their training and the academic community’s engagement in the educational process became subjects of the School Psychology. This study –a qualitative one– analyze school psychologists’ performance at a specific Federal Institute. The results revealed that the research participants have a generalist background in Psychology and graduate studies in Psychology and Education. It can be concluded that, because of such background, the participants performance was generally focused on support to the teaching and learning processes. On the other hand, some reports showed the participants intention to propose actions related, to some extent, to the Critical School Psychology approach.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasEstudos de Psicologia (Campinas) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. (CC - BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessO papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia EscolarThe role of the psychologist in vocational and technological education: Contributions of school psychologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino profissionalizantePsicologia escolarporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PapelPsicologoEducacao.pdfapplication/pdf533857http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33433/1/ARTIGO_PapelPsicologoEducacao.pdf90e59f7856ceb383c76380f1418f48e2MD51open access10482/334332023-05-31 21:46:58.608open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/33433Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar The role of the psychologist in vocational and technological education: Contributions of school psychology |
title |
O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar |
spellingShingle |
O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante Ensino profissionalizante Psicologia escolar |
title_short |
O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar |
title_full |
O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar |
title_fullStr |
O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar |
title_full_unstemmed |
O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar |
title_sort |
O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar |
author |
Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante |
author_facet |
Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante Araújo, Claisy Maria Marinho |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Claisy Maria Marinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante Araújo, Claisy Maria Marinho |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino profissionalizante Psicologia escolar |
topic |
Ensino profissionalizante Psicologia escolar |
description |
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-02T13:51:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-02T13:51:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; ARAUJO, Claisy Maria Marinho. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 35, n. 2, p. 181-191, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33433 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007 |
identifier_str_mv |
FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; ARAUJO, Claisy Maria Marinho. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 35, n. 2, p. 181-191, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33433 http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33433/1/ARTIGO_PapelPsicologoEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90e59f7856ceb383c76380f1418f48e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405342316888064 |