O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Claisy Maria Marinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33433
http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica.
id UNB_ec0f05744697f0c170fe05d1ddb9246a
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/33433
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Feitosa, Lígia Rocha CavalcanteAraújo, Claisy Maria Marinho2019-01-02T13:51:46Z2019-01-02T13:51:46Z2018FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; ARAUJO, Claisy Maria Marinho. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 35, n. 2, p. 181-191, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33433http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica.The Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology offer courses for vocational training from secondary school to post graduation. And they also offer teacher training courses. In this context, the transformations on the vocational training, the students’ opportunities to choose different trajectories in their training and the academic community’s engagement in the educational process became subjects of the School Psychology. This study –a qualitative one– analyze school psychologists’ performance at a specific Federal Institute. The results revealed that the research participants have a generalist background in Psychology and graduate studies in Psychology and Education. It can be concluded that, because of such background, the participants performance was generally focused on support to the teaching and learning processes. On the other hand, some reports showed the participants intention to propose actions related, to some extent, to the Critical School Psychology approach.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasEstudos de Psicologia (Campinas) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. (CC - BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessO papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia EscolarThe role of the psychologist in vocational and technological education: Contributions of school psychologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino profissionalizantePsicologia escolarporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PapelPsicologoEducacao.pdfapplication/pdf533857http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33433/1/ARTIGO_PapelPsicologoEducacao.pdf90e59f7856ceb383c76380f1418f48e2MD51open access10482/334332023-05-31 21:46:58.608open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/33433Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar
The role of the psychologist in vocational and technological education: Contributions of school psychology
title O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar
spellingShingle O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar
Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante
Ensino profissionalizante
Psicologia escolar
title_short O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar
title_full O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar
title_fullStr O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar
title_full_unstemmed O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar
title_sort O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar
author Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante
author_facet Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante
Araújo, Claisy Maria Marinho
author_role author
author2 Araújo, Claisy Maria Marinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante
Araújo, Claisy Maria Marinho
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino profissionalizante
Psicologia escolar
topic Ensino profissionalizante
Psicologia escolar
description Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecem cursos que vão do Ensino Médio Técnico à Pós-Graduação, voltados à formação profissional e tecnológica e à formação docente. As transformações no ensino profissionalizante, a oportunidade de os estudantes optarem por percursos diferentes na formação e o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos educativos tornaram-se objetos de interesse da Psicologia Escolar. Este estudo, de caráter qualitativo, caracteriza a atuação de psicólogos escolares em um Instituto Federal do país. Os resultados revelaram que os participantes possuem uma formação inicial generalista, acompanhada de aperfeiçoamentos nas áreas da Psicologia e da Educação. Em virtude dessa formação, depreende-se que a atuação dos psicólogos escolares, em sua maioria, foi direcionada para ações de apoio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, em alguns relatos foram identificados também os interesses dos psicólogos em propor uma intervenção que se aproxima das contribuições da Psicologia Escolar Crítica.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-02T13:51:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-02T13:51:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; ARAUJO, Claisy Maria Marinho. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 35, n. 2, p. 181-191, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/33433
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007
identifier_str_mv FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; ARAUJO, Claisy Maria Marinho. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 35, n. 2, p. 181-191, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000200181&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33433
http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33433/1/ARTIGO_PapelPsicologoEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90e59f7856ceb383c76380f1418f48e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405342316888064