Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regiani, Anelise Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mól, Gerson de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28984
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009
Resumo: A partir do ingresso de uma aluna cega no curso de licenciatura em Química de uma universidade pública, foi desenvolvida a presente reflexão sobre a inclusão de alunos deficientes visuais em cursos superiores de Química. Os docentes deste curso responderam a um questionário no qual expressaram temores e ideias sobre inclusão e iniciativas em sala de aula. Verificou-se que a educação inclusiva neste nível requer a reconstrução do sistema de ensino, com superação de várias barreiras pedagógicas. A maioria dos docentes apontou a carência de materiais didáticos e o despreparo para a interação com as necessidades específicas como causa principal da dificuldade na formação da discente cega. Apesar disso, a presença e a convivência desta aluna com os colegas contribuem para a formação de professores mais capacitados para lidar com as diferença, por vivenciarem o processo de inclusão e, dessa forma, acreditarem que isso é possível e viável.
id UNB_eebe670a05ce88c0664cb74290191c98
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28984
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Regiani, Anelise MariaMól, Gerson de Souza2017-12-07T05:03:49Z2017-12-07T05:03:49Z2013REGIANI, Anelise Maria; MOL, Gerson de Souza. Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 123-134, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 dez. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28984https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009A partir do ingresso de uma aluna cega no curso de licenciatura em Química de uma universidade pública, foi desenvolvida a presente reflexão sobre a inclusão de alunos deficientes visuais em cursos superiores de Química. Os docentes deste curso responderam a um questionário no qual expressaram temores e ideias sobre inclusão e iniciativas em sala de aula. Verificou-se que a educação inclusiva neste nível requer a reconstrução do sistema de ensino, com superação de várias barreiras pedagógicas. A maioria dos docentes apontou a carência de materiais didáticos e o despreparo para a interação com as necessidades específicas como causa principal da dificuldade na formação da discente cega. Apesar disso, a presença e a convivência desta aluna com os colegas contribuem para a formação de professores mais capacitados para lidar com as diferença, por vivenciarem o processo de inclusão e, dessa forma, acreditarem que isso é possível e viável.From the entrance of a blind student in chemistry course at a public university in Brazil this reflection was developed about the inclusion of the visually impaired in college chemistry. The teachers of this course answered a questionnaire where they expressed their fears and ideas on inclusion and initiatives in the classroom. It was found that inclusive education at this level requires the reconstruction of the educational system to overcome pedagogical barriers. Most teachers pointed to the lack of instructional materials and their own unpreparedness as causes of failure in teaching for this student. On the other hand, her presence and interaction with colleagues contributed to the formation of more qualified teachers able to handle the difference. Experiencing a process of inclusion make them believe that this is possible and feasible.Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Ciência & Educação (Bauru) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 26 dez. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessInclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em QuímicaInclusion of a blind student in a chemistry education teachers' undergraduate programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePessoas com deficiência visualEnsino SuperiorQuímica - estudo e ensino (Superior)Inclusãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_InclusaoAlunaCega.pdfARTIGO_InclusaoAlunaCega.pdfapplication/pdf167545http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28984/1/ARTIGO_InclusaoAlunaCega.pdf01ddb60e556de7db9f392da419630f0aMD51open access10482/289842023-10-20 10:19:07.163open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28984Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-20T13:19:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Inclusion of a blind student in a chemistry education teachers' undergraduate program
title Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química
spellingShingle Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química
Regiani, Anelise Maria
Pessoas com deficiência visual
Ensino Superior
Química - estudo e ensino (Superior)
Inclusão
title_short Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química
title_full Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química
title_fullStr Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química
title_full_unstemmed Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química
title_sort Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química
author Regiani, Anelise Maria
author_facet Regiani, Anelise Maria
Mól, Gerson de Souza
author_role author
author2 Mól, Gerson de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regiani, Anelise Maria
Mól, Gerson de Souza
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Pessoas com deficiência visual
Ensino Superior
Química - estudo e ensino (Superior)
Inclusão
topic Pessoas com deficiência visual
Ensino Superior
Química - estudo e ensino (Superior)
Inclusão
description A partir do ingresso de uma aluna cega no curso de licenciatura em Química de uma universidade pública, foi desenvolvida a presente reflexão sobre a inclusão de alunos deficientes visuais em cursos superiores de Química. Os docentes deste curso responderam a um questionário no qual expressaram temores e ideias sobre inclusão e iniciativas em sala de aula. Verificou-se que a educação inclusiva neste nível requer a reconstrução do sistema de ensino, com superação de várias barreiras pedagógicas. A maioria dos docentes apontou a carência de materiais didáticos e o despreparo para a interação com as necessidades específicas como causa principal da dificuldade na formação da discente cega. Apesar disso, a presença e a convivência desta aluna com os colegas contribuem para a formação de professores mais capacitados para lidar com as diferença, por vivenciarem o processo de inclusão e, dessa forma, acreditarem que isso é possível e viável.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REGIANI, Anelise Maria; MOL, Gerson de Souza. Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 123-134, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 dez. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28984
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009
identifier_str_mv REGIANI, Anelise Maria; MOL, Gerson de Souza. Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 123-134, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 dez. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28984
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28984/1/ARTIGO_InclusaoAlunaCega.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01ddb60e556de7db9f392da419630f0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405399900487680