Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444 http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015 |
Resumo: | O artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. |
id |
UNB_eef58be60443fbf26907b5add8c3bacb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/33444 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Bruna Della Torre de CarvalhoSantos, Eduardo Altheman Camargo2019-01-02T13:51:56Z2019-01-02T13:51:56Z2018LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo social, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 123-141, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015O artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.The article discusses the contributions of the Frankfurt School to the debate on culture within capitalism. Certain writings of Max Horkheimer, Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse are analyzed, which, with their peculiarities and nuances, share a general diagnosis about the functioning of culture in late capitalism. The guiding thread of the article is to examine how culture is investigated by these authors as an indispensable sphere for the expanded reproduction of capitalist relations, inasmuch as it establishes itself as a privileged instance of socialization and subjectivation, especially after World War II.Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São PauloTempo Social - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso.info:eu-repo/semantics/openAccessSocialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a culturaSocialization and domination : Frankfurt School and cultureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCulturaDominaçãoFrankfurt, Escola de sociologia deTeoria críticaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_SocializacaoDominacaoEscola.pdfapplication/pdf176974http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33444/1/ARTIGO_SocializacaoDominacaoEscola.pdf659844005e8c221879b4d5566c7a330eMD51open access10482/334442023-05-26 21:00:36.14open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/33444Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:00:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Socialization and domination : Frankfurt School and culture |
title |
Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura |
spellingShingle |
Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura Lima, Bruna Della Torre de Carvalho Cultura Dominação Frankfurt, Escola de sociologia de Teoria crítica |
title_short |
Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura |
title_full |
Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura |
title_fullStr |
Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura |
title_full_unstemmed |
Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura |
title_sort |
Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura |
author |
Lima, Bruna Della Torre de Carvalho |
author_facet |
Lima, Bruna Della Torre de Carvalho Santos, Eduardo Altheman Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Eduardo Altheman Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Bruna Della Torre de Carvalho Santos, Eduardo Altheman Camargo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura Dominação Frankfurt, Escola de sociologia de Teoria crítica |
topic |
Cultura Dominação Frankfurt, Escola de sociologia de Teoria crítica |
description |
O artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-02T13:51:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-02T13:51:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo social, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 123-141, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015 |
identifier_str_mv |
LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo social, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 123-141, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444 http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33444/1/ARTIGO_SocializacaoDominacaoEscola.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
659844005e8c221879b4d5566c7a330e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864176996450304 |