Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Eduardo Altheman Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444
http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015
Resumo: O artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.
id UNB_eef58be60443fbf26907b5add8c3bacb
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/33444
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lima, Bruna Della Torre de CarvalhoSantos, Eduardo Altheman Camargo2019-01-02T13:51:56Z2019-01-02T13:51:56Z2018LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo social, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 123-141, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015O artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.The article discusses the contributions of the Frankfurt School to the debate on culture within capitalism. Certain writings of Max Horkheimer, Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse are analyzed, which, with their peculiarities and nuances, share a general diagnosis about the functioning of culture in late capitalism. The guiding thread of the article is to examine how culture is investigated by these authors as an indispensable sphere for the expanded reproduction of capitalist relations, inasmuch as it establishes itself as a privileged instance of socialization and subjectivation, especially after World War II.Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São PauloTempo Social - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso.info:eu-repo/semantics/openAccessSocialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a culturaSocialization and domination : Frankfurt School and cultureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCulturaDominaçãoFrankfurt, Escola de sociologia deTeoria críticaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_SocializacaoDominacaoEscola.pdfapplication/pdf176974http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33444/1/ARTIGO_SocializacaoDominacaoEscola.pdf659844005e8c221879b4d5566c7a330eMD51open access10482/334442023-05-26 21:00:36.14open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/33444Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:00:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Socialization and domination : Frankfurt School and culture
title Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
spellingShingle Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
Cultura
Dominação
Frankfurt, Escola de sociologia de
Teoria crítica
title_short Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
title_full Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
title_fullStr Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
title_full_unstemmed Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
title_sort Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura
author Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
author_facet Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
Santos, Eduardo Altheman Camargo
author_role author
author2 Santos, Eduardo Altheman Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bruna Della Torre de Carvalho
Santos, Eduardo Altheman Camargo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Cultura
Dominação
Frankfurt, Escola de sociologia de
Teoria crítica
topic Cultura
Dominação
Frankfurt, Escola de sociologia de
Teoria crítica
description O artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-02T13:51:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-02T13:51:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo social, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 123-141, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015
identifier_str_mv LIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo social, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 123-141, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33444
http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33444/1/ARTIGO_SocializacaoDominacaoEscola.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 659844005e8c221879b4d5566c7a330e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864176996450304