Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar

Bibliographic Details
Main Author: Costa, Rejane Maud Nogueira Casanova
Publication Date: 2019
Other Authors: Pereira, Marcia Cristina Leite, Pereira, Elaine Cristina Leite
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UnB
Download full: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44201
https://doi.org/10.5281/zenodo.3561195
Summary: Popularizar um dado ou informação é importante para que a sociedade possa ter cons-ciência da magnitude das descobertas da ciência para o progresso social e o desen-volvimento de uma nação. É essencial que professores da rede pública de ensino se apropriem desses conhecimentos a fim de integrá-los aos conteúdos para formação de cidadãos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções sobre ciên-cia e tecnologia dos profissionais da educação de uma escola de Goiânia, identificando os principais temas de interesse. A pesquisa foi do tipo levantamento. Um questionário contendo questões objetivas sobre os temas de interesse e conhecimento sobre ciência e tecnologia foi aplicado aos profissionais da educação (administrativos, professores, coordenação e direção) de uma escola municipal localizada na região leste de Goiânia--GO. Para os sujeitos da pesquisa, os temas que despertaram maior interesse foram meio ambiente, religião, medicina e saúde, arte e cultura. Por sua vez, política, esportes e moda foram os temas com menor interesse desses profissionais. Em conclusão, os resultados demonstraram que esses profissionais percebem como importante diferen-tes temas relacionados à ciência e à tecnologia como mecanismo de modernização de várias áreas de conhecimento. No entanto, o nível de conhecimento pode ser conside-rado limitado se levarmos em conta os inúmeros recursos tecnológicos disponíveis para transmitir informações e então elevar o nível de interesse dos profissionais pesquisa-dos. Assim, sugere-se que as diferentes realidades sociais, o nível de escolaridade e a função na área da educação podem interferir nas percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar.
id UNB_fe76b7b5c7d94337a53f12f674d7bae1
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/44201
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Costa, Rejane Maud Nogueira CasanovaPereira, Marcia Cristina LeitePereira, Elaine Cristina Leite2022-07-12T11:48:49Z2022-07-12T11:48:49Z2019-12-17COSTA, Rejane Maud Nogueira Casanova; PEREIRA, Marcia Cristina Leite; PEREIRA, Elaine Cristina Leite. Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 54-68, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561195. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/12795. Acesso em: 4 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44201https://doi.org/10.5281/zenodo.3561195Popularizar um dado ou informação é importante para que a sociedade possa ter cons-ciência da magnitude das descobertas da ciência para o progresso social e o desen-volvimento de uma nação. É essencial que professores da rede pública de ensino se apropriem desses conhecimentos a fim de integrá-los aos conteúdos para formação de cidadãos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções sobre ciên-cia e tecnologia dos profissionais da educação de uma escola de Goiânia, identificando os principais temas de interesse. A pesquisa foi do tipo levantamento. Um questionário contendo questões objetivas sobre os temas de interesse e conhecimento sobre ciência e tecnologia foi aplicado aos profissionais da educação (administrativos, professores, coordenação e direção) de uma escola municipal localizada na região leste de Goiânia--GO. Para os sujeitos da pesquisa, os temas que despertaram maior interesse foram meio ambiente, religião, medicina e saúde, arte e cultura. Por sua vez, política, esportes e moda foram os temas com menor interesse desses profissionais. Em conclusão, os resultados demonstraram que esses profissionais percebem como importante diferen-tes temas relacionados à ciência e à tecnologia como mecanismo de modernização de várias áreas de conhecimento. No entanto, o nível de conhecimento pode ser conside-rado limitado se levarmos em conta os inúmeros recursos tecnológicos disponíveis para transmitir informações e então elevar o nível de interesse dos profissionais pesquisa-dos. Assim, sugere-se que as diferentes realidades sociais, o nível de escolaridade e a função na área da educação podem interferir nas percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar.Popularization of data or information is important for society to be aware of the mag-nitude of the discoveries of science to social progress and development of a nation. It is essential that teachers of public schools to take ownership of this knowledge in order to integrate them with content for training of citizens. The aim of this study was to evaluate the perceptions of science and technology of the education professionals in the school of Goiânia, identifying the main topics of interest. The research was survey type. A questionnaire containing objective questions on topics of interest and knowledge about science and technology has been applied to education professionals (administrative, teachers, coordination and direction) of a public school located in the eastern region of Goiânia-GO. For the subjects the themes that aroused most interest were the environ-ment, religion, medicine and health, art and culture. By the other hand, politics, sports and fashion were the subjects with lower interest these professionals. In conclusion, the results showed that these professionals realize how important various topics related to science and technology as a mechanism for modernization of various areas of knowle-dge. However, the level of knowledge can be considered limited, if we take into account the many technological resources available to transmit information and then raise the interest level of the professionals surveyed. Thus, it is suggested that the different social, educational level and function may interfere with perceptions about science and techno-logy in the school environment.Popularizar un dato o información es importante para que la sociedad pueda tener con-ciencia de la magnitud de los descubrimientos de la ciencia para el progreso social y el desarrollo de una nación. Es esencial que los profesores de la red pública de enseñanza se apropien de esos conocimientos a fin de integrarlos a los contenidos para la forma-ción de los ciudadanos. De esa forma, el objetivo de este trabajo fue evaluar las percep-ciones sobre ciencia y tecnología de los profesionales de la educación de una escuela de Goiânia (Brasil), identificando los principales temas de interés. La investigación fue del tipo levantamiento de información. Un cuestionario conteniendo preguntas objetivo sobre temas de interés y conocimiento sobre ciencia y tecnología fue aplicado a los profesionales de la educación (administrativos, profesores, coordinación y dirección) de una escuela municipal localizada en la región este de Goiânia-GO (Brasil). Para los sujetos de la investigación, los temas que despertaron mayor interés fueron medioam-biente, religión, medicina y salud, arte y cultura. Por su parte, política, deportes y moda fueron los temas de menos interés de esos profesionales. En conclusión, los resultados demostraron que esos profesionales perciben como importante diferentes temas rela-cionados a la ciencia y a la tecnología como mecanismo de modernización de varias áreas de conocimiento. Sin embargo, el nivel de conocimiento puede ser considerado limitado si consideramos los incontables recursos tecnológicos disponibles para trans-mitir información y asi elevar el nivel de interés de los profesionales investigados. Así, se sugiere que las diferentes realidades sociales, el nivel de escolaridad y la función en el área de la educación pueden interferir en las percepciones sobre ciencia y tecnología en el ambiente escolar.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAMRevista do CEAM - (CC BY) Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/12795. Acesso em: 4 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessDiferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolarDifferent social realities and perceptions about science and technology in the school environmentDiferentes realidades sociales y las percepciones spbre ciencia y tecnología en el ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência e tecnologiaEducaçãoPopularização da ciênciaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_DiferentesRealidadesSociais.pdfARTIGO_DiferentesRealidadesSociais.pdfapplication/pdf773850http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44201/3/ARTIGO_DiferentesRealidadesSociais.pdfa265f0af712f6aca96e3cc0cf43a1e80MD53open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44201/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/442012023-05-16 22:21:09.621open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/44201U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-17T01:21:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Different social realities and perceptions about science and technology in the school environment
Diferentes realidades sociales y las percepciones spbre ciencia y tecnología en el ambiente escolar
title Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar
spellingShingle Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar
Costa, Rejane Maud Nogueira Casanova
Ciência e tecnologia
Educação
Popularização da ciência
title_short Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar
title_full Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar
title_fullStr Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar
title_full_unstemmed Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar
title_sort Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar
author Costa, Rejane Maud Nogueira Casanova
author_facet Costa, Rejane Maud Nogueira Casanova
Pereira, Marcia Cristina Leite
Pereira, Elaine Cristina Leite
author_role author
author2 Pereira, Marcia Cristina Leite
Pereira, Elaine Cristina Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rejane Maud Nogueira Casanova
Pereira, Marcia Cristina Leite
Pereira, Elaine Cristina Leite
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ciência e tecnologia
Educação
Popularização da ciência
topic Ciência e tecnologia
Educação
Popularização da ciência
description Popularizar um dado ou informação é importante para que a sociedade possa ter cons-ciência da magnitude das descobertas da ciência para o progresso social e o desen-volvimento de uma nação. É essencial que professores da rede pública de ensino se apropriem desses conhecimentos a fim de integrá-los aos conteúdos para formação de cidadãos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções sobre ciên-cia e tecnologia dos profissionais da educação de uma escola de Goiânia, identificando os principais temas de interesse. A pesquisa foi do tipo levantamento. Um questionário contendo questões objetivas sobre os temas de interesse e conhecimento sobre ciência e tecnologia foi aplicado aos profissionais da educação (administrativos, professores, coordenação e direção) de uma escola municipal localizada na região leste de Goiânia--GO. Para os sujeitos da pesquisa, os temas que despertaram maior interesse foram meio ambiente, religião, medicina e saúde, arte e cultura. Por sua vez, política, esportes e moda foram os temas com menor interesse desses profissionais. Em conclusão, os resultados demonstraram que esses profissionais percebem como importante diferen-tes temas relacionados à ciência e à tecnologia como mecanismo de modernização de várias áreas de conhecimento. No entanto, o nível de conhecimento pode ser conside-rado limitado se levarmos em conta os inúmeros recursos tecnológicos disponíveis para transmitir informações e então elevar o nível de interesse dos profissionais pesquisa-dos. Assim, sugere-se que as diferentes realidades sociais, o nível de escolaridade e a função na área da educação podem interferir nas percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T11:48:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-12T11:48:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Rejane Maud Nogueira Casanova; PEREIRA, Marcia Cristina Leite; PEREIRA, Elaine Cristina Leite. Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 54-68, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561195. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/12795. Acesso em: 4 fev. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/44201
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.5281/zenodo.3561195
identifier_str_mv COSTA, Rejane Maud Nogueira Casanova; PEREIRA, Marcia Cristina Leite; PEREIRA, Elaine Cristina Leite. Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 54-68, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561195. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/12795. Acesso em: 4 fev. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44201
https://doi.org/10.5281/zenodo.3561195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44201/3/ARTIGO_DiferentesRealidadesSociais.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44201/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a265f0af712f6aca96e3cc0cf43a1e80
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405198327480320