Entre passado e presente, normas e práticas, o trabalho da coordenadora pedagógica na educação infantil no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Débora de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47113
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
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spelling Santos, Débora de SouzaBarbosa, Etienne Baldez Louzada2023-12-27T18:10:28Z2023-12-27T18:10:28Z2023-12-272023-07-17SANTOS, Débora de Souza. Entre passado e presente, normas e práticas, o trabalho da coordenadora pedagógica na educação infantil no Distrito Federal. 2023. 193 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47113Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Esta dissertação tem como escopo a análise da trajetória da coordenação pedagógica nas unidades escolares públicas do Distrito Federal, a partir do arcabouço normativo e das práticas pedagógicas nos Centros de Educação Infantil e Jardins de Infância da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para tanto, considera-se os tempos e espaços onde as coordenadoras pedagógicas atuam. O percurso proposto foi o de relacionar o que é estabelecido pela SEEDF e o trabalho realizado pelas coordenadoras pedagógicas, ancorado nas legislações que caracterizaram a coordenação ao longo da história de Brasília até os dias atuais. Como embasamento teórico, o presente estudo dialoga com Almeida (2001; 2010), Vasconcellos (2019), Alcântara (2020), Nóvoa (2015), Tardif (2014), entre outros. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que perpassa a pesquisa bibliográfica (com a revisão de literatura em teses e dissertações); a pesquisa documental (no Diário Oficial do Distrito Federal e no Jornal Correio Braziliense); e o levantamento de campo (com observação, aplicação de questionário e entrevista). A pesquisa aponta que a prática da coordenadora pedagógica na Educação Infantil do Distrito Federal se concretizou como um trabalho diferenciado das práticas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, devido às especificidades da primeira etapa. Nesta, a coordenadora pedagógica, além de realizar suas atribuições comum à função, precisa articular projetos com o grupo de professoras que contemplem as múltiplas experiências tão necessárias para as crianças da Educação Infantil. Os dados da pesquisa de campo indicam práticas aparentemente integradas às orientações da SEEDF e ao Currículo em Movimento da Educação Infantil (DISTRITO FEDERAL, 2018), porém sem a devida reflexão e sem a compreensão dos motivos de tais práticas. Também apresenta que as orientações não são tão claras e que faltam subsídios para efetivar as atribuições das coordenadoras pedagógicas. Desta forma, a dissertação aponta como produto técnico o ‘Círculo Autoavaliativo da Coordenação Pedagógica’ como um instrumento pensado para subsidiar o trabalho das coordenadoras, tanto no que se refere a esclarecer suas atribuições postas no Regimento (DISTRITO FEDERAL, 2019a), quanto proporcionar a reflexão sobre suas demandas e quanto recurso de registro das suas ações.This dissertation aims to analyze the role of pedagogical coordination in public schools in the Federal District, based on the normative framework and pedagogical practices in the Early Childhood Education Centers and Kindergartens of the State Department of Education of the Federal District. For this purpose, the times and spaces where the pedagogical coordinators work. The proposed route was to relate what is currently established by SEEDF and the work that is carried out by the coordinator, based on the legislation that defined the coordination throughout the history of Brasilia until the present day. The theoretical foundation, the present study dialogues with Almeida (2001, 2010), Vasconcellos (2019), Alcântara (2020), Nóvoa (2015), Tardif (2014), among others in its theoretical basis. This is a study with a qualitative approach, which permeates bibliographical research (with a literature review of theses and dissertations); document research (in the Official Gazette of the Federal District and Jornal Correio Braziliense); field survey (with observation, questionnaire and interview). The research points out that the practice of the pedagogical coordinator in Early Childhood Education in the Federal District came about as a different work from the practices of the Early Years of Elementary Education, due to the specificities of the first stage. In this, the pedagogical coordinator, in addition to carrying out her duties common to the function, needs to articulate projects with the group of teachers that contemplate the multiple experiences that are so necessary for children in Early Childhood Education. Data from field reseach point to practices apparently integrated with the SEEDF guidelines and the Early Childhood Education Curriculum in Motion (DISTRITO FEDERAL, 2018), but without due reflection and without understanding the reasons for such practices. It also shows that the guidelines are not so clear and that there is a lack of subsidies to carry out the attributions of the pedagogical coordinator. In this way, the dissertation points out as a technical product the 'Self-Assessment Circle of Pedagogical Coordination' as an instrument designed to support the work of the coordinators, both in terms of clarifying their attributions set out in the Regulations (DISTRITO FEDERAL, 2019a), and providing the reflection on their demands and as a resource for recording their actions.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalporA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEntre passado e presente, normas e práticas, o trabalho da coordenadora pedagógica na educação infantil no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPráticas pedagógicasCoordenação pedagógicaEducação infantil - Distrito Federal (Brasil)reponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALDeboraDeSouzaSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf12839097http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47113/1/DeboraDeSouzaSantos_DISSERT.pdf81885c4fe4a87a41d336928fb947913eMD51open access10482/471132023-12-27 15:10:28.746open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47113Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-12-27T18:10:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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