Impacto do desmatamento de mangues na variação sazonal da temperatura do solo

Bibliographic Details
Main Author: CARVALHO, André Luiz de
Publication Date: 2012
Other Authors: MOURA, Marcos Antonio Lima
Format: Article
Language: por
Source: Revista Ambientale (Online)
Download full: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/78
Summary: O manguezal é um ecossistema costeiro de grande complexidade, com uma alta produtividade biológica e que possui comunidades típicas de ambientes alagados. Apesar de sua grande importância o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos, o que está causando a diminuição em toda a sua área. A radiação solar que incide à superfície é a principal fonte que caracteriza o microclima de uma região, estando ela diretamente relacionada com a temperatura do solo (TS). O objetivo desse trabalho foi analisar as modificações que ocorrem na temperatura do solo devido o desmatamento em mangues naturais. O experimento foi realizado no complexo lagunar Mundaú / Manguaba onde foram montadas 2 torres meteorológicas (uma para cada sítio: mangue natural e mangue degradado), onde eram realizadas medidas de temperatura do solo em vários níveis (5, 15 e 30 cm para o natural e 5, 10 cm para o degradado). O resultado obtido constatou que a cobertura vegetal influi diretamente na TS do mangue natural. A falta de vegetação faz com que o mangue degradado possua valores maiores de TS do que o mangue natural. A precipitação faz com que a TS tenha valores menores para o mês de julho quando comparados com o mês de fevereiro e que uma maior quantidade de água no solo faz com que a TS praticamente não varie.
id UNEAL-2_7ad3a845562014c7393d97fd09a02912
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/78
network_acronym_str UNEAL-2
network_name_str Revista Ambientale (Online)
repository_id_str
spelling Impacto do desmatamento de mangues na variação sazonal da temperatura do solomanguezaldesmatamentomicroclimaO manguezal é um ecossistema costeiro de grande complexidade, com uma alta produtividade biológica e que possui comunidades típicas de ambientes alagados. Apesar de sua grande importância o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos, o que está causando a diminuição em toda a sua área. A radiação solar que incide à superfície é a principal fonte que caracteriza o microclima de uma região, estando ela diretamente relacionada com a temperatura do solo (TS). O objetivo desse trabalho foi analisar as modificações que ocorrem na temperatura do solo devido o desmatamento em mangues naturais. O experimento foi realizado no complexo lagunar Mundaú / Manguaba onde foram montadas 2 torres meteorológicas (uma para cada sítio: mangue natural e mangue degradado), onde eram realizadas medidas de temperatura do solo em vários níveis (5, 15 e 30 cm para o natural e 5, 10 cm para o degradado). O resultado obtido constatou que a cobertura vegetal influi diretamente na TS do mangue natural. A falta de vegetação faz com que o mangue degradado possua valores maiores de TS do que o mangue natural. A precipitação faz com que a TS tenha valores menores para o mês de julho quando comparados com o mês de fevereiro e que uma maior quantidade de água no solo faz com que a TS praticamente não varie.Universidade Estadual de Alagoas2012-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/78Revista Ambientale; v. 3 n. 3 (2012): Revista ambientale; 1-122318-454X1984-9915reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/78/73Copyright (c) 2012 André Luiz de CARVALHO, Marcos Antonio Lima MOURAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCARVALHO, André Luiz deMOURA, Marcos Antonio Lima2021-10-21T13:52:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/78Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2021-10-21T13:52:37Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do desmatamento de mangues na variação sazonal da temperatura do solo
title Impacto do desmatamento de mangues na variação sazonal da temperatura do solo
spellingShingle Impacto do desmatamento de mangues na variação sazonal da temperatura do solo
CARVALHO, André Luiz de
manguezal
desmatamento
microclima
title_short Impacto do desmatamento de mangues na variação sazonal da temperatura do solo
title_full Impacto do desmatamento de mangues na variação sazonal da temperatura do solo
title_fullStr Impacto do desmatamento de mangues na variação sazonal da temperatura do solo
title_full_unstemmed Impacto do desmatamento de mangues na variação sazonal da temperatura do solo
title_sort Impacto do desmatamento de mangues na variação sazonal da temperatura do solo
author CARVALHO, André Luiz de
author_facet CARVALHO, André Luiz de
MOURA, Marcos Antonio Lima
author_role author
author2 MOURA, Marcos Antonio Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, André Luiz de
MOURA, Marcos Antonio Lima
dc.subject.por.fl_str_mv manguezal
desmatamento
microclima
topic manguezal
desmatamento
microclima
description O manguezal é um ecossistema costeiro de grande complexidade, com uma alta produtividade biológica e que possui comunidades típicas de ambientes alagados. Apesar de sua grande importância o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos, o que está causando a diminuição em toda a sua área. A radiação solar que incide à superfície é a principal fonte que caracteriza o microclima de uma região, estando ela diretamente relacionada com a temperatura do solo (TS). O objetivo desse trabalho foi analisar as modificações que ocorrem na temperatura do solo devido o desmatamento em mangues naturais. O experimento foi realizado no complexo lagunar Mundaú / Manguaba onde foram montadas 2 torres meteorológicas (uma para cada sítio: mangue natural e mangue degradado), onde eram realizadas medidas de temperatura do solo em vários níveis (5, 15 e 30 cm para o natural e 5, 10 cm para o degradado). O resultado obtido constatou que a cobertura vegetal influi diretamente na TS do mangue natural. A falta de vegetação faz com que o mangue degradado possua valores maiores de TS do que o mangue natural. A precipitação faz com que a TS tenha valores menores para o mês de julho quando comparados com o mês de fevereiro e que uma maior quantidade de água no solo faz com que a TS praticamente não varie.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/78
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/78/73
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 André Luiz de CARVALHO, Marcos Antonio Lima MOURA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 André Luiz de CARVALHO, Marcos Antonio Lima MOURA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambientale; v. 3 n. 3 (2012): Revista ambientale; 1-12
2318-454X
1984-9915
reponame:Revista Ambientale (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Revista Ambientale (Online)
collection Revista Ambientale (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv ambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br
_version_ 1797041875824148480