A figura feminina em Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVext (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/255 |
Resumo: | Chapeuzinho Vermelho, texto dos irmãos Grimm, é um conto de fadas bastante popular da Literatura Infantil no mundo, sua história perpassou fronteiras, contribuindo para o imaginário de crianças, a fim de que respeitassem e fossem submissas aos seus superiores, justamente pelo seu caráter admoestativo. Já Chapeuzinho Amarelo, poema de Chico Buarque, estabelece uma relação significativa de intertextualidade com a primeira versão do conto pueril, enfatizando o medo dos fantasmas na infância. Apresentando as várias faces do subconsciente humano, marcado pelos traumas e por traços de um erotismo abstrato (sugestivo) com a figura do Lobo, que de tão grotesca, tornou-se presente no íntimo das personagens (característica frequente nos contos de fadas). As próprias cores já direcionam e dão margem para uma possível percepção simbólica dessas nuances. Pois a cor vermelha representa o ímpeto, a destreza e o perigo, e esses traços estão intrínsecos no comportamento de Chapeuzinho Vermelho. Já a cor amarela, remete àquilo que está em declínio, que anda fraco e taciturno, sendo essa cor a qual assumimos na velhice e perto da morte. E esses detalhes são personificados em Chapeuzinho Amarelo. Portanto, pode-se correlacionar intertextualmente que os personagens (Chapeuzinhos) nada mais são do que os dois lados de uma mesma moeda, onde uma representa o início e a outra representa o fim. Utilizando como base para a fundamentação teórica as contribuições de Carvalhal (2006), Candido (1996) e outros cientistas da literatura, buscou-se discutir comparativamente a representação da figura feminina nos contos de fadas. |
id |
UNEAL-3_9e3adbae46d98fd22e15ff6e604fb416 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/255 |
network_acronym_str |
UNEAL-3 |
network_name_str |
REVext (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A figura feminina em Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho AmareloPalavras-chave: Intertextualidade. Conto de Fadas. Feminino.Chapeuzinho Vermelho, texto dos irmãos Grimm, é um conto de fadas bastante popular da Literatura Infantil no mundo, sua história perpassou fronteiras, contribuindo para o imaginário de crianças, a fim de que respeitassem e fossem submissas aos seus superiores, justamente pelo seu caráter admoestativo. Já Chapeuzinho Amarelo, poema de Chico Buarque, estabelece uma relação significativa de intertextualidade com a primeira versão do conto pueril, enfatizando o medo dos fantasmas na infância. Apresentando as várias faces do subconsciente humano, marcado pelos traumas e por traços de um erotismo abstrato (sugestivo) com a figura do Lobo, que de tão grotesca, tornou-se presente no íntimo das personagens (característica frequente nos contos de fadas). As próprias cores já direcionam e dão margem para uma possível percepção simbólica dessas nuances. Pois a cor vermelha representa o ímpeto, a destreza e o perigo, e esses traços estão intrínsecos no comportamento de Chapeuzinho Vermelho. Já a cor amarela, remete àquilo que está em declínio, que anda fraco e taciturno, sendo essa cor a qual assumimos na velhice e perto da morte. E esses detalhes são personificados em Chapeuzinho Amarelo. Portanto, pode-se correlacionar intertextualmente que os personagens (Chapeuzinhos) nada mais são do que os dois lados de uma mesma moeda, onde uma representa o início e a outra representa o fim. Utilizando como base para a fundamentação teórica as contribuições de Carvalhal (2006), Candido (1996) e outros cientistas da literatura, buscou-se discutir comparativamente a representação da figura feminina nos contos de fadas.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2021-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/25510.48179/revext.v6i1.255REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 6 n. 1 (2021): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 11-212675-39792447-275110.48179/revext.v6i1reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/255/227Copyright (c) 2021 Luiz Felipe Verçosa da Silva, José Antonio Santos de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Luiz Felipe VerçosaAntonio Santos de Oliveira, José2021-10-25T18:18:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/255Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:18:33REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A figura feminina em Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo |
title |
A figura feminina em Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo |
spellingShingle |
A figura feminina em Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo da Silva, Luiz Felipe Verçosa Palavras-chave: Intertextualidade. Conto de Fadas. Feminino. |
title_short |
A figura feminina em Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo |
title_full |
A figura feminina em Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo |
title_fullStr |
A figura feminina em Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo |
title_full_unstemmed |
A figura feminina em Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo |
title_sort |
A figura feminina em Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Amarelo |
author |
da Silva, Luiz Felipe Verçosa |
author_facet |
da Silva, Luiz Felipe Verçosa Antonio Santos de Oliveira, José |
author_role |
author |
author2 |
Antonio Santos de Oliveira, José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Luiz Felipe Verçosa Antonio Santos de Oliveira, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Intertextualidade. Conto de Fadas. Feminino. |
topic |
Palavras-chave: Intertextualidade. Conto de Fadas. Feminino. |
description |
Chapeuzinho Vermelho, texto dos irmãos Grimm, é um conto de fadas bastante popular da Literatura Infantil no mundo, sua história perpassou fronteiras, contribuindo para o imaginário de crianças, a fim de que respeitassem e fossem submissas aos seus superiores, justamente pelo seu caráter admoestativo. Já Chapeuzinho Amarelo, poema de Chico Buarque, estabelece uma relação significativa de intertextualidade com a primeira versão do conto pueril, enfatizando o medo dos fantasmas na infância. Apresentando as várias faces do subconsciente humano, marcado pelos traumas e por traços de um erotismo abstrato (sugestivo) com a figura do Lobo, que de tão grotesca, tornou-se presente no íntimo das personagens (característica frequente nos contos de fadas). As próprias cores já direcionam e dão margem para uma possível percepção simbólica dessas nuances. Pois a cor vermelha representa o ímpeto, a destreza e o perigo, e esses traços estão intrínsecos no comportamento de Chapeuzinho Vermelho. Já a cor amarela, remete àquilo que está em declínio, que anda fraco e taciturno, sendo essa cor a qual assumimos na velhice e perto da morte. E esses detalhes são personificados em Chapeuzinho Amarelo. Portanto, pode-se correlacionar intertextualmente que os personagens (Chapeuzinhos) nada mais são do que os dois lados de uma mesma moeda, onde uma representa o início e a outra representa o fim. Utilizando como base para a fundamentação teórica as contribuições de Carvalhal (2006), Candido (1996) e outros cientistas da literatura, buscou-se discutir comparativamente a representação da figura feminina nos contos de fadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/255 10.48179/revext.v6i1.255 |
url |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/255 |
identifier_str_mv |
10.48179/revext.v6i1.255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/255/227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Felipe Verçosa da Silva, José Antonio Santos de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Felipe Verçosa da Silva, José Antonio Santos de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 6 n. 1 (2021): Revext - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas; 11-21 2675-3979 2447-2751 10.48179/revext.v6i1 reponame:REVext (Online) instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
REVext (Online) |
collection |
REVext (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revext@uneal.edu.br |
_version_ |
1764933259124277248 |