Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes de Araújo, Adelmo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cavalcanti dos Santos, Adriana, Vasconcelos Andrade Toscano, Chrystiane, Praxedes de Almeida, Jacqueline, Araújo Mota, Maria Danielle, de Morais Belo Bezerra, Maria Lusia, Morais, Wanderson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2311
Resumo: A ideia de organizar um Dossiê, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) na revista Diversitas Journal, surgiu do reconhecimento da importância dos referidos programas para a formação inicial docente e da possibilidade de reunir e divulgar as experiências desenvolvidas em todo o território brasileiro em seus âmbitos. Essa idealização se intensificou em meio a crise sanitária, política, social e educacional no período pandêmico ocasionado pela Covid-19, pois, apesar desse momento ter sido difícil e atípico não apenas, mas especificamente, para a educação, foram momentos marcados pela adaptação, criatividade, resiliência, luta e capacidade de superação de todos os envolvidos nos processos educativos. As adversidades causadas pela Covid-19 escancararam as desigualdades existentes no Brasil. Agregadas a elas, incessantes ataques à educação pública brasileira, caracterizados pelos cortes orçamentários, corrupção e contínuas tentativas de desacreditar no processo educativo, tornaram assim, necessária e urgente a divulgação de toda dedicação, compromisso e determinação dos profissionais da educação e das políticas públicas voltadas para a formação docente. A proposta do presente Dossiê reflete a perseverança dos envolvidos com a educação e a formação docente em todo o país. Foram submetidos mais de 80 trabalhos para avaliação do periódico, situação que fez com que o desejo de organizar um único volume do Dossiê sobre o PIBID e PRP na Diversitas Journal, se ampliasse para a publicação de mais 2 volumes, com previsão de publicação nos meses Julho e Outubro do corrente ano. O presente Dossiê objetiva contribuir com os estudos e investigações relacionados ao PIBID e PRP, ajudando na ampliação das práticas investigativas relacionadas aos programas e a divulgação das inovadoras práticas pedagógicas desenvolvidas nas atuações dos participantes. Os 15 artigos aqui reunidos neste primeiro volume contemplam as ações desenvolvidas no PIBID e PRP em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Destes, 10 são sobre as ações desenvolvidas pelo PIBID de Instituições Federais (Universidade Federal de Alagoas – Ufal; Instituto Federal de Alagoas – Ifal e Universidade Federal do Maranhão – Ufm) e Estadual (Universidade Estadual de Alagoas - Uneal); (Universidade do Estado de Minas Gerais - Uemg) e 5 são sobre as ações desenvolvidas pelo PRP de Instituições Federais (Ufal; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Ufrn; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ifectec; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas IFSULDEMINAS em parceria entre UNEAL e IFAL). No que diz respeito aos trabalhos realizados no âmbito do PIBID, cinco são do campo das Ciências Biológicas, que buscaram, de forma geral, relatar as experiências a partir de sequências didáticas e projetos de intervenções, seja por meio de abordagens investigativas (C. SILVA et al., 2022); oficinas de plataformas digitais (SANTANA et al., 2022), temática de imunologia (SANTOS et al., 2022), sobre a água (BARBOSA et al., 2022) ou doenças sexualmente transmissíveis (ALCANTARA et al., 2022). Outros dois trabalhos relacionados ao PIBID trouxeram discussões acerca da formação inicial e a docência na área de Geografia, seja pela defesa de um perfil de professor pesquisador (SOUZA et al., 2022) ou pela importância da consideração dos contextos e o cotidiano dos alunos para a ação educativa (CALAZANS et al., 2022). Encerrando os trabalhos que compõem o PIBID, os autores Aragão-Silva et al. (2022) procuraram tratar sobre estratégias de tratamento ao bullying e a violência escolar; Voss e Lima (2022) analisaram o uso da música enquanto instrumento de aprendizagem; e Lessa et al. (2022) exploraram o uso de atividades lúdico-didáticas no que diz respeito à alfabetização.             No contexto do PRP, três trabalhos trazem reflexões sobre as experiências vividas no contexto da disciplina de Língua Portuguesa, seja por meio do uso de jogos didáticos (PANTOJA et a.l, 2022); poesia e literatura (PASSOS & PATRÍCIA, 2022) ou pelo diagnóstico das atividades realizadas durante a experiência (R. SILVA et al., 2022). No que diz respeito à formação inicial, Jatobá et al. (2022) procuraram relatar experiências vividas pelos residentes na ação da regência no contexto da disciplina Educação Física e Oliveira et al. (2022) procuraram identificar contribuições e fragilidades do curso de licenciatura em Ciências Biológicas para a docência. Por fim, acreditamos que este dossiê reflete perspectivas pedagógicas dialógicas, prezando pela articulação entre a Universidade e a Escola/Secretarias de Educação, realizando a interlocução e integração de ações entre as IES e Educação Básica durante a vigência dos Programas PIBID e PRP, no intuito de fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem e o diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. Dado o exposto, o Dossiê convida o leitor a dialogar com os aportes teóricos e com as experiências práticas vivenciadas no âmbito do PIBID e PRP. Desejamos uma boa leitura!
id UNEAL_68a3075f174d5903caccc07b80f14c4b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2311
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRPA ideia de organizar um Dossiê, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) na revista Diversitas Journal, surgiu do reconhecimento da importância dos referidos programas para a formação inicial docente e da possibilidade de reunir e divulgar as experiências desenvolvidas em todo o território brasileiro em seus âmbitos. Essa idealização se intensificou em meio a crise sanitária, política, social e educacional no período pandêmico ocasionado pela Covid-19, pois, apesar desse momento ter sido difícil e atípico não apenas, mas especificamente, para a educação, foram momentos marcados pela adaptação, criatividade, resiliência, luta e capacidade de superação de todos os envolvidos nos processos educativos. As adversidades causadas pela Covid-19 escancararam as desigualdades existentes no Brasil. Agregadas a elas, incessantes ataques à educação pública brasileira, caracterizados pelos cortes orçamentários, corrupção e contínuas tentativas de desacreditar no processo educativo, tornaram assim, necessária e urgente a divulgação de toda dedicação, compromisso e determinação dos profissionais da educação e das políticas públicas voltadas para a formação docente. A proposta do presente Dossiê reflete a perseverança dos envolvidos com a educação e a formação docente em todo o país. Foram submetidos mais de 80 trabalhos para avaliação do periódico, situação que fez com que o desejo de organizar um único volume do Dossiê sobre o PIBID e PRP na Diversitas Journal, se ampliasse para a publicação de mais 2 volumes, com previsão de publicação nos meses Julho e Outubro do corrente ano. O presente Dossiê objetiva contribuir com os estudos e investigações relacionados ao PIBID e PRP, ajudando na ampliação das práticas investigativas relacionadas aos programas e a divulgação das inovadoras práticas pedagógicas desenvolvidas nas atuações dos participantes. Os 15 artigos aqui reunidos neste primeiro volume contemplam as ações desenvolvidas no PIBID e PRP em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Destes, 10 são sobre as ações desenvolvidas pelo PIBID de Instituições Federais (Universidade Federal de Alagoas – Ufal; Instituto Federal de Alagoas – Ifal e Universidade Federal do Maranhão – Ufm) e Estadual (Universidade Estadual de Alagoas - Uneal); (Universidade do Estado de Minas Gerais - Uemg) e 5 são sobre as ações desenvolvidas pelo PRP de Instituições Federais (Ufal; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Ufrn; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ifectec; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas IFSULDEMINAS em parceria entre UNEAL e IFAL). No que diz respeito aos trabalhos realizados no âmbito do PIBID, cinco são do campo das Ciências Biológicas, que buscaram, de forma geral, relatar as experiências a partir de sequências didáticas e projetos de intervenções, seja por meio de abordagens investigativas (C. SILVA et al., 2022); oficinas de plataformas digitais (SANTANA et al., 2022), temática de imunologia (SANTOS et al., 2022), sobre a água (BARBOSA et al., 2022) ou doenças sexualmente transmissíveis (ALCANTARA et al., 2022). Outros dois trabalhos relacionados ao PIBID trouxeram discussões acerca da formação inicial e a docência na área de Geografia, seja pela defesa de um perfil de professor pesquisador (SOUZA et al., 2022) ou pela importância da consideração dos contextos e o cotidiano dos alunos para a ação educativa (CALAZANS et al., 2022). Encerrando os trabalhos que compõem o PIBID, os autores Aragão-Silva et al. (2022) procuraram tratar sobre estratégias de tratamento ao bullying e a violência escolar; Voss e Lima (2022) analisaram o uso da música enquanto instrumento de aprendizagem; e Lessa et al. (2022) exploraram o uso de atividades lúdico-didáticas no que diz respeito à alfabetização.             No contexto do PRP, três trabalhos trazem reflexões sobre as experiências vividas no contexto da disciplina de Língua Portuguesa, seja por meio do uso de jogos didáticos (PANTOJA et a.l, 2022); poesia e literatura (PASSOS & PATRÍCIA, 2022) ou pelo diagnóstico das atividades realizadas durante a experiência (R. SILVA et al., 2022). No que diz respeito à formação inicial, Jatobá et al. (2022) procuraram relatar experiências vividas pelos residentes na ação da regência no contexto da disciplina Educação Física e Oliveira et al. (2022) procuraram identificar contribuições e fragilidades do curso de licenciatura em Ciências Biológicas para a docência. Por fim, acreditamos que este dossiê reflete perspectivas pedagógicas dialógicas, prezando pela articulação entre a Universidade e a Escola/Secretarias de Educação, realizando a interlocução e integração de ações entre as IES e Educação Básica durante a vigência dos Programas PIBID e PRP, no intuito de fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem e o diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. Dado o exposto, o Dossiê convida o leitor a dialogar com os aportes teóricos e com as experiências práticas vivenciadas no âmbito do PIBID e PRP. Desejamos uma boa leitura!Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/231110.48017/dj.v7i2.2311Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores2525-521510.48017/dj.v7i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2311/1663Copyright (c) 2022 Wanderson Rodrigues Morais, Adelmo Fernandes de Araújo, Adriana Cavalcanti dos Santos, Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano, Jacqueline Praxedes de Almeida, Maria Danielle Araújo Mota, Maria Lusia de Morais Belo Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes de Araújo, AdelmoCavalcanti dos Santos, AdrianaVasconcelos Andrade Toscano, ChrystianePraxedes de Almeida, JacquelineAraújo Mota, Maria Danielle de Morais Belo Bezerra, Maria LusiaMorais, Wanderson Rodrigues2022-04-05T00:06:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2311Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:35.859448Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP
title Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP
spellingShingle Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP
Fernandes de Araújo, Adelmo
title_short Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP
title_full Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP
title_fullStr Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP
title_full_unstemmed Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP
title_sort Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP
author Fernandes de Araújo, Adelmo
author_facet Fernandes de Araújo, Adelmo
Cavalcanti dos Santos, Adriana
Vasconcelos Andrade Toscano, Chrystiane
Praxedes de Almeida, Jacqueline
Araújo Mota, Maria Danielle
de Morais Belo Bezerra, Maria Lusia
Morais, Wanderson Rodrigues
author_role author
author2 Cavalcanti dos Santos, Adriana
Vasconcelos Andrade Toscano, Chrystiane
Praxedes de Almeida, Jacqueline
Araújo Mota, Maria Danielle
de Morais Belo Bezerra, Maria Lusia
Morais, Wanderson Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes de Araújo, Adelmo
Cavalcanti dos Santos, Adriana
Vasconcelos Andrade Toscano, Chrystiane
Praxedes de Almeida, Jacqueline
Araújo Mota, Maria Danielle
de Morais Belo Bezerra, Maria Lusia
Morais, Wanderson Rodrigues
description A ideia de organizar um Dossiê, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) na revista Diversitas Journal, surgiu do reconhecimento da importância dos referidos programas para a formação inicial docente e da possibilidade de reunir e divulgar as experiências desenvolvidas em todo o território brasileiro em seus âmbitos. Essa idealização se intensificou em meio a crise sanitária, política, social e educacional no período pandêmico ocasionado pela Covid-19, pois, apesar desse momento ter sido difícil e atípico não apenas, mas especificamente, para a educação, foram momentos marcados pela adaptação, criatividade, resiliência, luta e capacidade de superação de todos os envolvidos nos processos educativos. As adversidades causadas pela Covid-19 escancararam as desigualdades existentes no Brasil. Agregadas a elas, incessantes ataques à educação pública brasileira, caracterizados pelos cortes orçamentários, corrupção e contínuas tentativas de desacreditar no processo educativo, tornaram assim, necessária e urgente a divulgação de toda dedicação, compromisso e determinação dos profissionais da educação e das políticas públicas voltadas para a formação docente. A proposta do presente Dossiê reflete a perseverança dos envolvidos com a educação e a formação docente em todo o país. Foram submetidos mais de 80 trabalhos para avaliação do periódico, situação que fez com que o desejo de organizar um único volume do Dossiê sobre o PIBID e PRP na Diversitas Journal, se ampliasse para a publicação de mais 2 volumes, com previsão de publicação nos meses Julho e Outubro do corrente ano. O presente Dossiê objetiva contribuir com os estudos e investigações relacionados ao PIBID e PRP, ajudando na ampliação das práticas investigativas relacionadas aos programas e a divulgação das inovadoras práticas pedagógicas desenvolvidas nas atuações dos participantes. Os 15 artigos aqui reunidos neste primeiro volume contemplam as ações desenvolvidas no PIBID e PRP em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Destes, 10 são sobre as ações desenvolvidas pelo PIBID de Instituições Federais (Universidade Federal de Alagoas – Ufal; Instituto Federal de Alagoas – Ifal e Universidade Federal do Maranhão – Ufm) e Estadual (Universidade Estadual de Alagoas - Uneal); (Universidade do Estado de Minas Gerais - Uemg) e 5 são sobre as ações desenvolvidas pelo PRP de Instituições Federais (Ufal; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Ufrn; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ifectec; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas IFSULDEMINAS em parceria entre UNEAL e IFAL). No que diz respeito aos trabalhos realizados no âmbito do PIBID, cinco são do campo das Ciências Biológicas, que buscaram, de forma geral, relatar as experiências a partir de sequências didáticas e projetos de intervenções, seja por meio de abordagens investigativas (C. SILVA et al., 2022); oficinas de plataformas digitais (SANTANA et al., 2022), temática de imunologia (SANTOS et al., 2022), sobre a água (BARBOSA et al., 2022) ou doenças sexualmente transmissíveis (ALCANTARA et al., 2022). Outros dois trabalhos relacionados ao PIBID trouxeram discussões acerca da formação inicial e a docência na área de Geografia, seja pela defesa de um perfil de professor pesquisador (SOUZA et al., 2022) ou pela importância da consideração dos contextos e o cotidiano dos alunos para a ação educativa (CALAZANS et al., 2022). Encerrando os trabalhos que compõem o PIBID, os autores Aragão-Silva et al. (2022) procuraram tratar sobre estratégias de tratamento ao bullying e a violência escolar; Voss e Lima (2022) analisaram o uso da música enquanto instrumento de aprendizagem; e Lessa et al. (2022) exploraram o uso de atividades lúdico-didáticas no que diz respeito à alfabetização.             No contexto do PRP, três trabalhos trazem reflexões sobre as experiências vividas no contexto da disciplina de Língua Portuguesa, seja por meio do uso de jogos didáticos (PANTOJA et a.l, 2022); poesia e literatura (PASSOS & PATRÍCIA, 2022) ou pelo diagnóstico das atividades realizadas durante a experiência (R. SILVA et al., 2022). No que diz respeito à formação inicial, Jatobá et al. (2022) procuraram relatar experiências vividas pelos residentes na ação da regência no contexto da disciplina Educação Física e Oliveira et al. (2022) procuraram identificar contribuições e fragilidades do curso de licenciatura em Ciências Biológicas para a docência. Por fim, acreditamos que este dossiê reflete perspectivas pedagógicas dialógicas, prezando pela articulação entre a Universidade e a Escola/Secretarias de Educação, realizando a interlocução e integração de ações entre as IES e Educação Básica durante a vigência dos Programas PIBID e PRP, no intuito de fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem e o diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. Dado o exposto, o Dossiê convida o leitor a dialogar com os aportes teóricos e com as experiências práticas vivenciadas no âmbito do PIBID e PRP. Desejamos uma boa leitura!
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2311
10.48017/dj.v7i2.2311
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2311
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i2.2311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2311/1663
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores
2525-5215
10.48017/dj.v7i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279766192128