A importância da polinização biótica em cultivos agrícolas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriella Estevam Barros Correia Vasques, Agrícia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Karine de Matos, Leite, Ana Virgínia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2342
Resumo: Estudos de polinização com espécies agrícolas são fundamentais para auxiliar gestores ambientais e órgãos governamentais na tomada de decisão relacionadas ao manejo de espécies economicamente importantes. Atualmente, a demanda pelo serviço de polinização biótica e a escassez de abelhas têm causado a necessidade da realização de polinização artificial em cultivos agrícolas. Nosso objetivo consiste em determinar a importância do serviço de polinização biótica para espécies de cultivos agrícolas no Brasil. Foram realizadas buscas nos principais bancos de dados online, procurando por pesquisas relacionados à polinização agrícola no Brasil. Os dados coletados foram organizados em planilhas contendo informações sobre a ecologia, a biologia floral e o sistema reprodutivo. Entre as 69 espécies listadas, 13% são endêmicas e entre as 30 famílias botânicas registradas, quatro tiveram mais destaque: Arecaceae, Passifloraceae, Myrtaceae e Solanaceae. A floresta Atlântica foi o ecossistema mais mencionado e em relação aos atributos florais, houve predominância de flores actinomorfas. Esse tipo de simetria, juntamente com os demais atributos, como morfologia em disco e cor branca, evidenciam uma tendência para a polinização generalista. Apesar da maior menção à xenogamia facultiva, os percentuais de alogamia e xenogamia obrigatória reforçam a necessidade da polinização biótica para assegurar a produtividade nesses cultivos.  
id UNEAL_e1c54a64c7ea615362705e06454fb043
oai_identifier_str oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2342
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A importância da polinização biótica em cultivos agrícolas no Brasil atributos floraisalogamiaespécies cultivadasFloresta Atlântica Estudos de polinização com espécies agrícolas são fundamentais para auxiliar gestores ambientais e órgãos governamentais na tomada de decisão relacionadas ao manejo de espécies economicamente importantes. Atualmente, a demanda pelo serviço de polinização biótica e a escassez de abelhas têm causado a necessidade da realização de polinização artificial em cultivos agrícolas. Nosso objetivo consiste em determinar a importância do serviço de polinização biótica para espécies de cultivos agrícolas no Brasil. Foram realizadas buscas nos principais bancos de dados online, procurando por pesquisas relacionados à polinização agrícola no Brasil. Os dados coletados foram organizados em planilhas contendo informações sobre a ecologia, a biologia floral e o sistema reprodutivo. Entre as 69 espécies listadas, 13% são endêmicas e entre as 30 famílias botânicas registradas, quatro tiveram mais destaque: Arecaceae, Passifloraceae, Myrtaceae e Solanaceae. A floresta Atlântica foi o ecossistema mais mencionado e em relação aos atributos florais, houve predominância de flores actinomorfas. Esse tipo de simetria, juntamente com os demais atributos, como morfologia em disco e cor branca, evidenciam uma tendência para a polinização generalista. Apesar da maior menção à xenogamia facultiva, os percentuais de alogamia e xenogamia obrigatória reforçam a necessidade da polinização biótica para assegurar a produtividade nesses cultivos.  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/234210.48017/dj.v8i1.2342Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2342/1945Copyright (c) 2023 Sta Agrícia Vasques, Sta Karine M Costa, Sra Ana Virgínia Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGabriella Estevam Barros Correia Vasques, Agrícia Costa, Karine de MatosLeite, Ana Virgínia2023-02-14T19:55:03Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2342Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-02-14T19:55:03Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da polinização biótica em cultivos agrícolas no Brasil
title A importância da polinização biótica em cultivos agrícolas no Brasil
spellingShingle A importância da polinização biótica em cultivos agrícolas no Brasil
Gabriella Estevam Barros Correia Vasques, Agrícia
atributos florais
alogamia
espécies cultivadas
Floresta Atlântica
title_short A importância da polinização biótica em cultivos agrícolas no Brasil
title_full A importância da polinização biótica em cultivos agrícolas no Brasil
title_fullStr A importância da polinização biótica em cultivos agrícolas no Brasil
title_full_unstemmed A importância da polinização biótica em cultivos agrícolas no Brasil
title_sort A importância da polinização biótica em cultivos agrícolas no Brasil
author Gabriella Estevam Barros Correia Vasques, Agrícia
author_facet Gabriella Estevam Barros Correia Vasques, Agrícia
Costa, Karine de Matos
Leite, Ana Virgínia
author_role author
author2 Costa, Karine de Matos
Leite, Ana Virgínia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriella Estevam Barros Correia Vasques, Agrícia
Costa, Karine de Matos
Leite, Ana Virgínia
dc.subject.por.fl_str_mv atributos florais
alogamia
espécies cultivadas
Floresta Atlântica
topic atributos florais
alogamia
espécies cultivadas
Floresta Atlântica
description Estudos de polinização com espécies agrícolas são fundamentais para auxiliar gestores ambientais e órgãos governamentais na tomada de decisão relacionadas ao manejo de espécies economicamente importantes. Atualmente, a demanda pelo serviço de polinização biótica e a escassez de abelhas têm causado a necessidade da realização de polinização artificial em cultivos agrícolas. Nosso objetivo consiste em determinar a importância do serviço de polinização biótica para espécies de cultivos agrícolas no Brasil. Foram realizadas buscas nos principais bancos de dados online, procurando por pesquisas relacionados à polinização agrícola no Brasil. Os dados coletados foram organizados em planilhas contendo informações sobre a ecologia, a biologia floral e o sistema reprodutivo. Entre as 69 espécies listadas, 13% são endêmicas e entre as 30 famílias botânicas registradas, quatro tiveram mais destaque: Arecaceae, Passifloraceae, Myrtaceae e Solanaceae. A floresta Atlântica foi o ecossistema mais mencionado e em relação aos atributos florais, houve predominância de flores actinomorfas. Esse tipo de simetria, juntamente com os demais atributos, como morfologia em disco e cor branca, evidenciam uma tendência para a polinização generalista. Apesar da maior menção à xenogamia facultiva, os percentuais de alogamia e xenogamia obrigatória reforçam a necessidade da polinização biótica para assegurar a produtividade nesses cultivos.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2342
10.48017/dj.v8i1.2342
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2342
identifier_str_mv 10.48017/dj.v8i1.2342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2342/1945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Sta Agrícia Vasques, Sta Karine M Costa, Sra Ana Virgínia Leite
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Sta Agrícia Vasques, Sta Karine M Costa, Sra Ana Virgínia Leite
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
Diversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
2525-5215
10.48017/dj.v8i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051272673624064