AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL –PARÁ – BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Tiago Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Edielson Breno Santos, Santa Rosa, José Cláudio Gondim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ouricuri (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/1367
Resumo: Os quelônios são um grupo de répteis peculiar sendo reconhecidos por seu casco. O consumo desses animais na Amazônica trata-se de um hábito histórico e cultural que tem ocasionado a redução dos seus estoques naturais, principalmente pela captura da tartaruga-da-Amazônia. A quelonicultura é uma atividade agropecuária voltada à criação de quelônios, sendo uma alternativa renda e de conservação dos estoques naturais dos quelônios consumidos. De forma a subsidiar o desenvolvimento dessa atividade na região, buscou-se avaliar o mercado consumidor desses animais no município de Castanhal – Pará, sendo para isso, realizadas 70 entrevistas com consumidores que frequentavam a feira e o mercado público da região. Esses locais demonstraram serem excelentes locais para se avaliar a preferência alimentar dos consumidores, por serem frequentados por homens e mulheres de diferentes idades, níveis de escolaridade e renda. O consumo de quelônios no município ainda é relativamente baixo, quando comparada às demais fontes de proteínas animais, como a carne bovina, de aves e pescado. Dentre as espécies de quelônios consumidas destacam-se o jabuti (Chelonoidis sp.), o tracajá (Podocnemis unifilis) e a tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa), sendo também consumida a perema (Rhinoclemmys punctularia) e o muçuã (Kinosternon scorpioides). O baixo consumo e/ou aceitação da carne de quelônios pode estar relacionado à falta de informação quanto às propriedades e qualidade desse tipo de carne, bem como o receio pelo consumo de carne de animais silvestres. A quelonicultura pode ser uma saída para os adeptos ao consumo desse tipo de carne, ao fornecer ao mercado, o animal vivo bem como a carne e/ou ovos para comercialização.
id UNEB-1_11f62eaf6e80293f9514abbe37a02532
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1367
network_acronym_str UNEB-1
network_name_str Revista Ouricuri (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL –PARÁ – BRASILAmazôniamercado consumidorcriação de quelôniosOs quelônios são um grupo de répteis peculiar sendo reconhecidos por seu casco. O consumo desses animais na Amazônica trata-se de um hábito histórico e cultural que tem ocasionado a redução dos seus estoques naturais, principalmente pela captura da tartaruga-da-Amazônia. A quelonicultura é uma atividade agropecuária voltada à criação de quelônios, sendo uma alternativa renda e de conservação dos estoques naturais dos quelônios consumidos. De forma a subsidiar o desenvolvimento dessa atividade na região, buscou-se avaliar o mercado consumidor desses animais no município de Castanhal – Pará, sendo para isso, realizadas 70 entrevistas com consumidores que frequentavam a feira e o mercado público da região. Esses locais demonstraram serem excelentes locais para se avaliar a preferência alimentar dos consumidores, por serem frequentados por homens e mulheres de diferentes idades, níveis de escolaridade e renda. O consumo de quelônios no município ainda é relativamente baixo, quando comparada às demais fontes de proteínas animais, como a carne bovina, de aves e pescado. Dentre as espécies de quelônios consumidas destacam-se o jabuti (Chelonoidis sp.), o tracajá (Podocnemis unifilis) e a tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa), sendo também consumida a perema (Rhinoclemmys punctularia) e o muçuã (Kinosternon scorpioides). O baixo consumo e/ou aceitação da carne de quelônios pode estar relacionado à falta de informação quanto às propriedades e qualidade desse tipo de carne, bem como o receio pelo consumo de carne de animais silvestres. A quelonicultura pode ser uma saída para os adeptos ao consumo desse tipo de carne, ao fornecer ao mercado, o animal vivo bem como a carne e/ou ovos para comercialização.Universidade do Estado da Bahia - UNEB2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/1367Revista Ouricuri; v. 6 n. 1 (2016); 071-1032317-01312176-3216reponame:Revista Ouricuri (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/1367/1880Copyright (c) 2016 Revista Ouricuriinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Tiago PereiraLima, Edielson Breno SantosSanta Rosa, José Cláudio Gondim2019-06-07T20:30:04Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1367Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricurihttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/oai||ouricuri@nectas.org2317-01312176-3216opendoar:2019-06-07T20:30:04Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL –PARÁ – BRASIL
title AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL –PARÁ – BRASIL
spellingShingle AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL –PARÁ – BRASIL
Brito, Tiago Pereira
Amazônia
mercado consumidor
criação de quelônios
title_short AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL –PARÁ – BRASIL
title_full AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL –PARÁ – BRASIL
title_fullStr AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL –PARÁ – BRASIL
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL –PARÁ – BRASIL
title_sort AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL –PARÁ – BRASIL
author Brito, Tiago Pereira
author_facet Brito, Tiago Pereira
Lima, Edielson Breno Santos
Santa Rosa, José Cláudio Gondim
author_role author
author2 Lima, Edielson Breno Santos
Santa Rosa, José Cláudio Gondim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Tiago Pereira
Lima, Edielson Breno Santos
Santa Rosa, José Cláudio Gondim
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia
mercado consumidor
criação de quelônios
topic Amazônia
mercado consumidor
criação de quelônios
description Os quelônios são um grupo de répteis peculiar sendo reconhecidos por seu casco. O consumo desses animais na Amazônica trata-se de um hábito histórico e cultural que tem ocasionado a redução dos seus estoques naturais, principalmente pela captura da tartaruga-da-Amazônia. A quelonicultura é uma atividade agropecuária voltada à criação de quelônios, sendo uma alternativa renda e de conservação dos estoques naturais dos quelônios consumidos. De forma a subsidiar o desenvolvimento dessa atividade na região, buscou-se avaliar o mercado consumidor desses animais no município de Castanhal – Pará, sendo para isso, realizadas 70 entrevistas com consumidores que frequentavam a feira e o mercado público da região. Esses locais demonstraram serem excelentes locais para se avaliar a preferência alimentar dos consumidores, por serem frequentados por homens e mulheres de diferentes idades, níveis de escolaridade e renda. O consumo de quelônios no município ainda é relativamente baixo, quando comparada às demais fontes de proteínas animais, como a carne bovina, de aves e pescado. Dentre as espécies de quelônios consumidas destacam-se o jabuti (Chelonoidis sp.), o tracajá (Podocnemis unifilis) e a tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa), sendo também consumida a perema (Rhinoclemmys punctularia) e o muçuã (Kinosternon scorpioides). O baixo consumo e/ou aceitação da carne de quelônios pode estar relacionado à falta de informação quanto às propriedades e qualidade desse tipo de carne, bem como o receio pelo consumo de carne de animais silvestres. A quelonicultura pode ser uma saída para os adeptos ao consumo desse tipo de carne, ao fornecer ao mercado, o animal vivo bem como a carne e/ou ovos para comercialização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/1367
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/1367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/1367/1880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ouricuri
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ouricuri
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ouricuri; v. 6 n. 1 (2016); 071-103
2317-0131
2176-3216
reponame:Revista Ouricuri (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Ouricuri (Online)
collection Revista Ouricuri (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||ouricuri@nectas.org
_version_ 1800210976912441344