Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Paulo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386
Resumo: Este artigo assume como objetivo principal discutir e analisar reflexivamente a identidade profissional docente dentro de um quadro epistemológico que oferece a possibilidade de constatar e caracterizar o cenário societal que vivemos. Neste contexto, este cenário é consignado por processos identitários crísicos em várias dimensões e contextos – entre uma “desordem” estabelecida e uma “ordem” desejada. É dentro deste quadro reflexivo e assumindo o contexto escolar como espaço situacional de processos de formação contínua assente em percursos metodológicos de investigação-ação que propomos a possibilidade de emergência da (re)construção de “novos” percursos identitários profissionais docentes. 
id UNEB-2_b6c2d7c6bd18f992212b1f2c13b14e88
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1386
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”Identidade profissional docenteformação contínuainvestigação-ação.Este artigo assume como objetivo principal discutir e analisar reflexivamente a identidade profissional docente dentro de um quadro epistemológico que oferece a possibilidade de constatar e caracterizar o cenário societal que vivemos. Neste contexto, este cenário é consignado por processos identitários crísicos em várias dimensões e contextos – entre uma “desordem” estabelecida e uma “ordem” desejada. É dentro deste quadro reflexivo e assumindo o contexto escolar como espaço situacional de processos de formação contínua assente em percursos metodológicos de investigação-ação que propomos a possibilidade de emergência da (re)construção de “novos” percursos identitários profissionais docentes. UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 60-75reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386/915Marinho, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1386Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:48Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”
title Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”
spellingShingle Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”
Marinho, Paulo
Identidade profissional docente
formação contínua
investigação-ação.
title_short Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”
title_full Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”
title_fullStr Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”
title_full_unstemmed Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”
title_sort Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”
author Marinho, Paulo
author_facet Marinho, Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional docente
formação contínua
investigação-ação.
topic Identidade profissional docente
formação contínua
investigação-ação.
description Este artigo assume como objetivo principal discutir e analisar reflexivamente a identidade profissional docente dentro de um quadro epistemológico que oferece a possibilidade de constatar e caracterizar o cenário societal que vivemos. Neste contexto, este cenário é consignado por processos identitários crísicos em várias dimensões e contextos – entre uma “desordem” estabelecida e uma “ordem” desejada. É dentro deste quadro reflexivo e assumindo o contexto escolar como espaço situacional de processos de formação contínua assente em percursos metodológicos de investigação-ação que propomos a possibilidade de emergência da (re)construção de “novos” percursos identitários profissionais docentes. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386/915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 60-75
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1788355199694274560