FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Antonio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/2136
Resumo: O texto analisa a formação profissional técnica em educação social a partir da literatura de educação profissional, que reforça a tese de que a dualidade estrutural do sistema educativo ainda é muito presente e que qualquer defesa por esse tipo de formação é legitimar essa ideia. A questão de partida foi: para que formação profissional técnica em educação social se a questão social tem-se aprofundado a ponto de complexificar a atividade de trabalho de todos os profissionais que aí atuam, exigindo uma qualificação ampla, profunda e crítica? A resposta demandou revisitar os pressupostos da educação profissional, da educação social, bem como levantar essa questão nos anais das edições do Congresso Internacional de Pedagogia Social (CIPS). Os resultados, em linhas gerais, demonstraram que as mudanças do mundo do trabalho sinalizam para a centralidade da formação do trabalhador polivalente necessário às novas formas flexíveis de produção de mercadoria, sendo que tal imperativo também é posto para os trabalhadores da questão social, como os educadores sociais, como forma de terem uma atuação flexível. Quanto à formação continuada, é a da racionalidade reflexiva; a partir dos postulados freireanos, não existe uma formação inicial na área da educação social e nem consenso sobre a formação profissional técnica.
id UNEB-2_dcf6f29ee09c712bfa26c547ad5b7958
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2136
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?Formação de educadores Sociais. Formação Profissional Técnica. Educação Social.O texto analisa a formação profissional técnica em educação social a partir da literatura de educação profissional, que reforça a tese de que a dualidade estrutural do sistema educativo ainda é muito presente e que qualquer defesa por esse tipo de formação é legitimar essa ideia. A questão de partida foi: para que formação profissional técnica em educação social se a questão social tem-se aprofundado a ponto de complexificar a atividade de trabalho de todos os profissionais que aí atuam, exigindo uma qualificação ampla, profunda e crítica? A resposta demandou revisitar os pressupostos da educação profissional, da educação social, bem como levantar essa questão nos anais das edições do Congresso Internacional de Pedagogia Social (CIPS). Os resultados, em linhas gerais, demonstraram que as mudanças do mundo do trabalho sinalizam para a centralidade da formação do trabalhador polivalente necessário às novas formas flexíveis de produção de mercadoria, sendo que tal imperativo também é posto para os trabalhadores da questão social, como os educadores sociais, como forma de terem uma atuação flexível. Quanto à formação continuada, é a da racionalidade reflexiva; a partir dos postulados freireanos, não existe uma formação inicial na área da educação social e nem consenso sobre a formação profissional técnica.UNEB2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/2136Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 6 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol.3, nº 6; 82-110reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/2136/1475Pereira, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T19:42:30Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2136Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2016-03-29T19:42:30Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?
title FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?
spellingShingle FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?
Pereira, Antonio
Formação de educadores Sociais. Formação Profissional Técnica. Educação Social.
title_short FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?
title_full FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?
title_fullStr FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?
title_sort FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê?
author Pereira, Antonio
author_facet Pereira, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de educadores Sociais. Formação Profissional Técnica. Educação Social.
topic Formação de educadores Sociais. Formação Profissional Técnica. Educação Social.
description O texto analisa a formação profissional técnica em educação social a partir da literatura de educação profissional, que reforça a tese de que a dualidade estrutural do sistema educativo ainda é muito presente e que qualquer defesa por esse tipo de formação é legitimar essa ideia. A questão de partida foi: para que formação profissional técnica em educação social se a questão social tem-se aprofundado a ponto de complexificar a atividade de trabalho de todos os profissionais que aí atuam, exigindo uma qualificação ampla, profunda e crítica? A resposta demandou revisitar os pressupostos da educação profissional, da educação social, bem como levantar essa questão nos anais das edições do Congresso Internacional de Pedagogia Social (CIPS). Os resultados, em linhas gerais, demonstraram que as mudanças do mundo do trabalho sinalizam para a centralidade da formação do trabalhador polivalente necessário às novas formas flexíveis de produção de mercadoria, sendo que tal imperativo também é posto para os trabalhadores da questão social, como os educadores sociais, como forma de terem uma atuação flexível. Quanto à formação continuada, é a da racionalidade reflexiva; a partir dos postulados freireanos, não existe uma formação inicial na área da educação social e nem consenso sobre a formação profissional técnica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/2136
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/2136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/2136/1475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 6 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol.3, nº 6; 82-110
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1788355199713148928