Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciríaco, Klinger Teodoro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16816
Resumo: Analiso neste texto o itinerário de três estudos que tiveram, no cerne dos seus objetivos, a preocupação em compreender processos de iniciação profissional em diferentes níveis de ensino. As pesquisas foram desenvolvidas a partir de reflexões e ações do Grupo de Estudos e Pesquisas "Nome do Grupo" (SIGLA/CNPq) vinculado à Universidade "Nome da Instituição", Campus XXXX. O enquadramento teórico abarca questões do campo da formação inicial, problemas e perspectivas dos primeiros anos da carreira. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que foram adotados questionários, narrativas escritas, como também a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a fase de indução dos professores precisa ser encarada como um projeto coletivo, no sentido de que o jovem docente necessita ter o apoio tanto da escola quanto de seus colegas mais experientes para "sobreviver" o início de sua atividade profissional.
id UNEB-3_1dceb7fca11be0325f9a022e5c2e8e29
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/16816
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantesformação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes.Analiso neste texto o itinerário de três estudos que tiveram, no cerne dos seus objetivos, a preocupação em compreender processos de iniciação profissional em diferentes níveis de ensino. As pesquisas foram desenvolvidas a partir de reflexões e ações do Grupo de Estudos e Pesquisas "Nome do Grupo" (SIGLA/CNPq) vinculado à Universidade "Nome da Instituição", Campus XXXX. O enquadramento teórico abarca questões do campo da formação inicial, problemas e perspectivas dos primeiros anos da carreira. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que foram adotados questionários, narrativas escritas, como também a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a fase de indução dos professores precisa ser encarada como um projeto coletivo, no sentido de que o jovem docente necessita ter o apoio tanto da escola quanto de seus colegas mais experientes para "sobreviver" o início de sua atividade profissional.UNEB2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1681610.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p200-218Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 71 (2023): Educação e Aprendizagem da Docência; 200-2182358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v32.n71reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16816/11941Copyright (c) 2023 Klinger Teodoro Ciríacohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCiríaco, Klinger Teodoro2023-08-01T20:51:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/16816Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-08-01T20:51:44Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes
title Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes
spellingShingle Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes
Ciríaco, Klinger Teodoro
formação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes.
title_short Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes
title_full Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes
title_fullStr Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes
title_full_unstemmed Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes
title_sort Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes
author Ciríaco, Klinger Teodoro
author_facet Ciríaco, Klinger Teodoro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciríaco, Klinger Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes.
topic formação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes.
description Analiso neste texto o itinerário de três estudos que tiveram, no cerne dos seus objetivos, a preocupação em compreender processos de iniciação profissional em diferentes níveis de ensino. As pesquisas foram desenvolvidas a partir de reflexões e ações do Grupo de Estudos e Pesquisas "Nome do Grupo" (SIGLA/CNPq) vinculado à Universidade "Nome da Instituição", Campus XXXX. O enquadramento teórico abarca questões do campo da formação inicial, problemas e perspectivas dos primeiros anos da carreira. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que foram adotados questionários, narrativas escritas, como também a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a fase de indução dos professores precisa ser encarada como um projeto coletivo, no sentido de que o jovem docente necessita ter o apoio tanto da escola quanto de seus colegas mais experientes para "sobreviver" o início de sua atividade profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16816
10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p200-218
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16816
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p200-218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16816/11941
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Klinger Teodoro Ciríaco
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Klinger Teodoro Ciríaco
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 71 (2023): Educação e Aprendizagem da Docência; 200-218
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v32.n71
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958690287616