Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16816 |
Resumo: | Analiso neste texto o itinerário de três estudos que tiveram, no cerne dos seus objetivos, a preocupação em compreender processos de iniciação profissional em diferentes níveis de ensino. As pesquisas foram desenvolvidas a partir de reflexões e ações do Grupo de Estudos e Pesquisas "Nome do Grupo" (SIGLA/CNPq) vinculado à Universidade "Nome da Instituição", Campus XXXX. O enquadramento teórico abarca questões do campo da formação inicial, problemas e perspectivas dos primeiros anos da carreira. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que foram adotados questionários, narrativas escritas, como também a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a fase de indução dos professores precisa ser encarada como um projeto coletivo, no sentido de que o jovem docente necessita ter o apoio tanto da escola quanto de seus colegas mais experientes para "sobreviver" o início de sua atividade profissional. |
id |
UNEB-3_1dceb7fca11be0325f9a022e5c2e8e29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/16816 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantesformação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes.Analiso neste texto o itinerário de três estudos que tiveram, no cerne dos seus objetivos, a preocupação em compreender processos de iniciação profissional em diferentes níveis de ensino. As pesquisas foram desenvolvidas a partir de reflexões e ações do Grupo de Estudos e Pesquisas "Nome do Grupo" (SIGLA/CNPq) vinculado à Universidade "Nome da Instituição", Campus XXXX. O enquadramento teórico abarca questões do campo da formação inicial, problemas e perspectivas dos primeiros anos da carreira. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que foram adotados questionários, narrativas escritas, como também a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a fase de indução dos professores precisa ser encarada como um projeto coletivo, no sentido de que o jovem docente necessita ter o apoio tanto da escola quanto de seus colegas mais experientes para "sobreviver" o início de sua atividade profissional.UNEB2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1681610.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p200-218Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 71 (2023): Educação e Aprendizagem da Docência; 200-2182358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v32.n71reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16816/11941Copyright (c) 2023 Klinger Teodoro Ciríacohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCiríaco, Klinger Teodoro2023-08-01T20:51:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/16816Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-08-01T20:51:44Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes |
title |
Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes |
spellingShingle |
Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes Ciríaco, Klinger Teodoro formação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes. |
title_short |
Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes |
title_full |
Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes |
title_fullStr |
Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes |
title_full_unstemmed |
Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes |
title_sort |
Itinerários de Pesquisas com Professores Iniciantes |
author |
Ciríaco, Klinger Teodoro |
author_facet |
Ciríaco, Klinger Teodoro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciríaco, Klinger Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes. |
topic |
formação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes. |
description |
Analiso neste texto o itinerário de três estudos que tiveram, no cerne dos seus objetivos, a preocupação em compreender processos de iniciação profissional em diferentes níveis de ensino. As pesquisas foram desenvolvidas a partir de reflexões e ações do Grupo de Estudos e Pesquisas "Nome do Grupo" (SIGLA/CNPq) vinculado à Universidade "Nome da Instituição", Campus XXXX. O enquadramento teórico abarca questões do campo da formação inicial, problemas e perspectivas dos primeiros anos da carreira. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que foram adotados questionários, narrativas escritas, como também a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a fase de indução dos professores precisa ser encarada como um projeto coletivo, no sentido de que o jovem docente necessita ter o apoio tanto da escola quanto de seus colegas mais experientes para "sobreviver" o início de sua atividade profissional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16816 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p200-218 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16816 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p200-218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16816/11941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Klinger Teodoro Ciríaco http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Klinger Teodoro Ciríaco http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 71 (2023): Educação e Aprendizagem da Docência; 200-218 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v32.n71 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210958690287616 |