Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Lidiane Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14679
Resumo: This study discusses the contributions of storytelling in Brazilian Sign Language for death people education at an elementary school. In order to do so, it exploits the potential of cognitive, linguistic and cultural development provided by storytelling, supported by Applied Linguistics and studies concerning the Death allied with three videos from storytellers available on channels of YouTube; presenting at the end, teaching possibilities for usage in the classroom. The results suggest that when death children immerse in the stories told in sign languages, they get in contact with aspects that allow global development, even without the storyteller teacher’s intentionality being presented.  
id UNEB-3_732fd575ac4d7ae4b57b9ff942518a35
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14679
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.This study discusses the contributions of storytelling in Brazilian Sign Language for death people education at an elementary school. In order to do so, it exploits the potential of cognitive, linguistic and cultural development provided by storytelling, supported by Applied Linguistics and studies concerning the Death allied with three videos from storytellers available on channels of YouTube; presenting at the end, teaching possibilities for usage in the classroom. The results suggest that when death children immerse in the stories told in sign languages, they get in contact with aspects that allow global development, even without the storyteller teacher’s intentionality being presented.  Este trabajo discute las contribuciones de la narración de historias en Lengua de Signos Brasileña (Libras), para la educación de sordos en la escuela primaria. En este sentido, se explora el potencial de desarrollo cognitivo, lingüístico y la identidad cultural resultantes de las narraciones, a través del apoyo de la Lingüística Aplicada y de los Estudios de Sordos, aliados a la selección de tres películas de narradores disponibles en canales de YouTube, presentando, al fin, posibilidades didácticas para clases. Los resultados dan cuenta que, al adentrarse en las historias narradas en lengua de signos, los niños sordos entran en contacto con aspectos que permiten el desarrollo integral, aunque las intenciones por parte, del profesor narrador de las historias, no se ponen.Este estudo discute as contribuições da contação de histórias em Libras para a educação de surdos no Ensino Fundamental. Para tanto, explora o potencial de desenvolvimento cognitivo, linguístico e cultural-identitário proporcionado pela contação de histórias, por meio do suporte da Linguística Aplicada e dos Estudos Surdos aliados à seleção de três vídeos de contadores disponíveis em canais do YouTube, apresentando, ao fim, possibilidades didáticas para a sala de aula. Os resultados sugerem que ao imergirem em histórias contadas em língua de sinais, crianças surdas entram em contato com aspectos que permitem o desenvolvimento global, ainda que as intencionalidades por parte do professor contador das histórias não estejam postas.UNEB2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1467910.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 181-1992358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n68reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14679/10321Copyright (c) 2022 Lidiane Rodrigues Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccess Brito, Lidiane RodriguesRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo 2022-10-27T12:49:27Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14679Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-10-27T12:49:27Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
title Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
spellingShingle Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
Brito, Lidiane Rodrigues
Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.
title_short Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
title_full Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
title_fullStr Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
title_full_unstemmed Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
title_sort Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
author Brito, Lidiane Rodrigues
author_facet Brito, Lidiane Rodrigues
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
author_role author
author2 Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Lidiane Rodrigues
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.
topic Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.
description This study discusses the contributions of storytelling in Brazilian Sign Language for death people education at an elementary school. In order to do so, it exploits the potential of cognitive, linguistic and cultural development provided by storytelling, supported by Applied Linguistics and studies concerning the Death allied with three videos from storytellers available on channels of YouTube; presenting at the end, teaching possibilities for usage in the classroom. The results suggest that when death children immerse in the stories told in sign languages, they get in contact with aspects that allow global development, even without the storyteller teacher’s intentionality being presented.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14679
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14679
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14679/10321
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lidiane Rodrigues Brito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lidiane Rodrigues Brito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 181-199
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v31.n68
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958421852160