JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Pâmela Suélli da Motta
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Faria, Ingrid de, Guedes, Julia Wassermann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4974
Resumo: Este artigo tem por objetivo pensar, através das lentes da interculturalidade crítica,as potencialidades dos conflitos que são inerentes ao cotidiano escolar na infância.Em diálogo com Andrade (2011), Candau (2007, 2012, 2014), Tubino (2004), entre outros autores, apostamos na educação intercultural crítica como possibilidade de investigar os conflitos escolares nas perspectivas da justiça restaurativa e da escola justa (SCHILLING, 2014), em contraposição ao processo de judicialização desses conflitos, o que vem sendo amplamente realizado na educação básica brasileira. O artigo traz ainda um esforço teórico de compreender os conflitos que nascem no chão da escola através de uma prática pedagógica denominada “caixa de recados”, utilizada como mecanismo de administração e transformação dos conflitos em momentos de aprendizagens.
id UNEB-3_98aca47dc6711098fac4785d6642150e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4974
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURALInterculturalidadeConflitos escolaresInfânciaJustiça restaurativaJudicializaçãoEste artigo tem por objetivo pensar, através das lentes da interculturalidade crítica,as potencialidades dos conflitos que são inerentes ao cotidiano escolar na infância.Em diálogo com Andrade (2011), Candau (2007, 2012, 2014), Tubino (2004), entre outros autores, apostamos na educação intercultural crítica como possibilidade de investigar os conflitos escolares nas perspectivas da justiça restaurativa e da escola justa (SCHILLING, 2014), em contraposição ao processo de judicialização desses conflitos, o que vem sendo amplamente realizado na educação básica brasileira. O artigo traz ainda um esforço teórico de compreender os conflitos que nascem no chão da escola através de uma prática pedagógica denominada “caixa de recados”, utilizada como mecanismo de administração e transformação dos conflitos em momentos de aprendizagens.UNEB2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/497410.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p179-191Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 179-1912358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n51reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4974/3181Copyright (c) 2018 Pâmela Suélli da Motta Esteves, Ingrid de Faria, Julia Wassermann Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteves, Pâmela Suélli da MottaFaria, Ingrid deGuedes, Julia Wassermann2023-04-18T00:47:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4974Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:47Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
title JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
spellingShingle JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
Esteves, Pâmela Suélli da Motta
Interculturalidade
Conflitos escolares
Infância
Justiça restaurativa
Judicialização
title_short JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
title_full JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
title_fullStr JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
title_full_unstemmed JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
title_sort JUSTIÇA NA ESCOLA: CONFLITOS ESCOLARES NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
author Esteves, Pâmela Suélli da Motta
author_facet Esteves, Pâmela Suélli da Motta
Faria, Ingrid de
Guedes, Julia Wassermann
author_role author
author2 Faria, Ingrid de
Guedes, Julia Wassermann
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Pâmela Suélli da Motta
Faria, Ingrid de
Guedes, Julia Wassermann
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Conflitos escolares
Infância
Justiça restaurativa
Judicialização
topic Interculturalidade
Conflitos escolares
Infância
Justiça restaurativa
Judicialização
description Este artigo tem por objetivo pensar, através das lentes da interculturalidade crítica,as potencialidades dos conflitos que são inerentes ao cotidiano escolar na infância.Em diálogo com Andrade (2011), Candau (2007, 2012, 2014), Tubino (2004), entre outros autores, apostamos na educação intercultural crítica como possibilidade de investigar os conflitos escolares nas perspectivas da justiça restaurativa e da escola justa (SCHILLING, 2014), em contraposição ao processo de judicialização desses conflitos, o que vem sendo amplamente realizado na educação básica brasileira. O artigo traz ainda um esforço teórico de compreender os conflitos que nascem no chão da escola através de uma prática pedagógica denominada “caixa de recados”, utilizada como mecanismo de administração e transformação dos conflitos em momentos de aprendizagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4974
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p179-191
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4974
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p179-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4974/3181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pâmela Suélli da Motta Esteves, Ingrid de Faria, Julia Wassermann Guedes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pâmela Suélli da Motta Esteves, Ingrid de Faria, Julia Wassermann Guedes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 179-191
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v27.n51
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1788355180379504640