AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS EFEITOS NA GESTÃO ESCOLAR: A CONCEPÇÃO DOS DIRETORES
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8283 |
Resumo: | No contexto das políticas de avaliação em larga escala, este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou as concepções de gestores escolares acerca do uso dos resultados dessa avaliação na rede pública paulista de ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e tratados pelo método da Análise Fatorial. As concepções dos gestores mostram a importância das avaliações em larga escala no desenvolvimento de práticas de gestão que estão atreladas às dimensões pedagógica e de monitoramento do currículo, sendo o pagamento do bônus um incentivo à melhoria dos resultados educacionais. Conclui-se que essas concepções apontam para o alinhamento entre o preconizado pelas políticas educativas paulistas e um modelo de avaliação que se tornou um instrumento de auditoria orientado para a obtenção de dados com vistas à definição de políticas e orientação da gestão escolar. |
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AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS EFEITOS NA GESTÃO ESCOLAR: A CONCEPÇÃO DOS DIRETORESLarge-scale assessmentSchool managerMerit policyQuality of educationAvaliação em larga escalaGestor escolarPolítica de méritoQualidade do ensinoNo contexto das políticas de avaliação em larga escala, este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou as concepções de gestores escolares acerca do uso dos resultados dessa avaliação na rede pública paulista de ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e tratados pelo método da Análise Fatorial. As concepções dos gestores mostram a importância das avaliações em larga escala no desenvolvimento de práticas de gestão que estão atreladas às dimensões pedagógica e de monitoramento do currículo, sendo o pagamento do bônus um incentivo à melhoria dos resultados educacionais. Conclui-se que essas concepções apontam para o alinhamento entre o preconizado pelas políticas educativas paulistas e um modelo de avaliação que se tornou um instrumento de auditoria orientado para a obtenção de dados com vistas à definição de políticas e orientação da gestão escolar.UNEB2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/828310.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p251-268Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 251-2682358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n57reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8283/5343Copyright (c) 2020 Nonato Assis Miranda, Paulo Sérgio Garcia, Estéfano Vizconde Verasztoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Nonato AssisGarcia, Paulo SérgioVeraszto, Estéfano Vizconde2021-06-05T16:48:16Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8283Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:16Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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