Influência nas artes visuais: Análise crítica de seus principais estudos, usos e desusos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Vinícius Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/179
Resumo: Este artigo analisa os usos e as tentativas de descarte ou negação do conceito de influência nas Artes Visuais. Para tanto, estudamos três modos dessa presença conceitual. O primeiro deles, nos estudos sobre a relação artística entre a Matisse e Picasso, diz respeito a um uso irrefletido desse conceito, fazendo parte, basicamente, de um preconceito apoiado no senso comum aliado a uma desinformação quanto a teorias subjacentes, mas não conscientemente presentes, por parte de quem o utiliza – teorias, sobretudo, com origem nos estudos comparatistas. O segundo de tais usos, fundado na reflexão do filósofo Göran Hermerén, corresponde à tentativa de sistematização do conceito e sua operacionalização como ferramenta de trabalho para o campo artístico. Finalmente, analisamos a crítica mais recente a esse conceito com a consequente tentativa de expulsá-lo das análises históricas, teóricas e críticas da arte, com base no historiador da arte Michael Baxandall. Nosso objetivo, ao apontar esta trajetória conceitual, é o de mapear tal percurso, que tem sua origem nos estudos da Literatura Comparada, e indicar a possível validade do conceito para o campo das Artes. Do mesmo modo, sugerimos a necessidade de refinar essa ferramenta analítica para as especificidades do campo artístico.
id UNEB-4_452689a1e8893395d3f796fda7bcf373
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/179
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Influência nas artes visuais: Análise crítica de seus principais estudos, usos e desusosArteInfluênciaLiteratura Comparada Este artigo analisa os usos e as tentativas de descarte ou negação do conceito de influência nas Artes Visuais. Para tanto, estudamos três modos dessa presença conceitual. O primeiro deles, nos estudos sobre a relação artística entre a Matisse e Picasso, diz respeito a um uso irrefletido desse conceito, fazendo parte, basicamente, de um preconceito apoiado no senso comum aliado a uma desinformação quanto a teorias subjacentes, mas não conscientemente presentes, por parte de quem o utiliza – teorias, sobretudo, com origem nos estudos comparatistas. O segundo de tais usos, fundado na reflexão do filósofo Göran Hermerén, corresponde à tentativa de sistematização do conceito e sua operacionalização como ferramenta de trabalho para o campo artístico. Finalmente, analisamos a crítica mais recente a esse conceito com a consequente tentativa de expulsá-lo das análises históricas, teóricas e críticas da arte, com base no historiador da arte Michael Baxandall. Nosso objetivo, ao apontar esta trajetória conceitual, é o de mapear tal percurso, que tem sua origem nos estudos da Literatura Comparada, e indicar a possível validade do conceito para o campo das Artes. Do mesmo modo, sugerimos a necessidade de refinar essa ferramenta analítica para as especificidades do campo artístico. Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17910.35499/tl.v0i5.179Tabuleiro de Letras; n. 5 (2012)2176-578210.35499/tl.v0i5reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/179/155Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGodoy, Vinícius Oliveira2019-06-02T02:55:42Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/179Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:42Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência nas artes visuais: Análise crítica de seus principais estudos, usos e desusos
title Influência nas artes visuais: Análise crítica de seus principais estudos, usos e desusos
spellingShingle Influência nas artes visuais: Análise crítica de seus principais estudos, usos e desusos
Godoy, Vinícius Oliveira
Arte
Influência
Literatura Comparada
title_short Influência nas artes visuais: Análise crítica de seus principais estudos, usos e desusos
title_full Influência nas artes visuais: Análise crítica de seus principais estudos, usos e desusos
title_fullStr Influência nas artes visuais: Análise crítica de seus principais estudos, usos e desusos
title_full_unstemmed Influência nas artes visuais: Análise crítica de seus principais estudos, usos e desusos
title_sort Influência nas artes visuais: Análise crítica de seus principais estudos, usos e desusos
author Godoy, Vinícius Oliveira
author_facet Godoy, Vinícius Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Vinícius Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Influência
Literatura Comparada
topic Arte
Influência
Literatura Comparada
description Este artigo analisa os usos e as tentativas de descarte ou negação do conceito de influência nas Artes Visuais. Para tanto, estudamos três modos dessa presença conceitual. O primeiro deles, nos estudos sobre a relação artística entre a Matisse e Picasso, diz respeito a um uso irrefletido desse conceito, fazendo parte, basicamente, de um preconceito apoiado no senso comum aliado a uma desinformação quanto a teorias subjacentes, mas não conscientemente presentes, por parte de quem o utiliza – teorias, sobretudo, com origem nos estudos comparatistas. O segundo de tais usos, fundado na reflexão do filósofo Göran Hermerén, corresponde à tentativa de sistematização do conceito e sua operacionalização como ferramenta de trabalho para o campo artístico. Finalmente, analisamos a crítica mais recente a esse conceito com a consequente tentativa de expulsá-lo das análises históricas, teóricas e críticas da arte, com base no historiador da arte Michael Baxandall. Nosso objetivo, ao apontar esta trajetória conceitual, é o de mapear tal percurso, que tem sua origem nos estudos da Literatura Comparada, e indicar a possível validade do conceito para o campo das Artes. Do mesmo modo, sugerimos a necessidade de refinar essa ferramenta analítica para as especificidades do campo artístico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/179
10.35499/tl.v0i5.179
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/179
identifier_str_mv 10.35499/tl.v0i5.179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/179/155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; n. 5 (2012)
2176-5782
10.35499/tl.v0i5
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1788355161468436480