Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014 |
Resumo: | Buscamos visibilizar experiências de sujeitos dissidentes da sexualidade normativa e desejos interditados por discursos autoritários, valorizando temas e discussões que sempre ficaram às margens do cânone literário. O texto dramático analisado – Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá –, de Fernando Mello (1974), insere-se no contexto repressivo, e policiado pela censura, da ditadura hétero-militar brasileira nos anos 1970-1980. Para tal proposta, apostamos na noção de “escrita/literatura homoerótica” (SILVA, 2009), na crítica ao objeto literário proposto, correlacionando-a com os conceitos de “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010); “biografema” (BARTHES, 1990) e sua releitura no universo da diversidade sexual e de gênero. Durante a análise, constatamos que a censura tentou manipular e orientar o sentido da obra, de acordo com a sua visão: a doutrina pedagógica de segurança nacional; que buscou identificar e combater um “inimigo interno”. Questionando as implicações dos cortes censórios, no texto escolhido, buscamos uma (re)leitura que ressignifique a experiência homoerótica da personagem Renato. |
id |
UNEB-4_970e2f39a6576c308ebf76c3b1e81483 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6014 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.Censurahomossexualidadeliteraturaprotagonista gay.Buscamos visibilizar experiências de sujeitos dissidentes da sexualidade normativa e desejos interditados por discursos autoritários, valorizando temas e discussões que sempre ficaram às margens do cânone literário. O texto dramático analisado – Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá –, de Fernando Mello (1974), insere-se no contexto repressivo, e policiado pela censura, da ditadura hétero-militar brasileira nos anos 1970-1980. Para tal proposta, apostamos na noção de “escrita/literatura homoerótica” (SILVA, 2009), na crítica ao objeto literário proposto, correlacionando-a com os conceitos de “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010); “biografema” (BARTHES, 1990) e sua releitura no universo da diversidade sexual e de gênero. Durante a análise, constatamos que a censura tentou manipular e orientar o sentido da obra, de acordo com a sua visão: a doutrina pedagógica de segurança nacional; que buscou identificar e combater um “inimigo interno”. Questionando as implicações dos cortes censórios, no texto escolhido, buscamos uma (re)leitura que ressignifique a experiência homoerótica da personagem Renato.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2019-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/601410.35499/tl.v13i1.6014Tabuleiro de Letras; v. 13 n. 1 (2019); 4-222176-578210.35499/tl.v13i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014/3970Copyright (c) 2019 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Tiago CalazansPereira, André Luis Mitidieri2021-05-06T21:34:27Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6014Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:34:27Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá. |
title |
Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá. |
spellingShingle |
Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá. Simões, Tiago Calazans Censura homossexualidade literatura protagonista gay. |
title_short |
Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá. |
title_full |
Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá. |
title_fullStr |
Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá. |
title_full_unstemmed |
Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá. |
title_sort |
Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá. |
author |
Simões, Tiago Calazans |
author_facet |
Simões, Tiago Calazans Pereira, André Luis Mitidieri |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, André Luis Mitidieri |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Tiago Calazans Pereira, André Luis Mitidieri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Censura homossexualidade literatura protagonista gay. |
topic |
Censura homossexualidade literatura protagonista gay. |
description |
Buscamos visibilizar experiências de sujeitos dissidentes da sexualidade normativa e desejos interditados por discursos autoritários, valorizando temas e discussões que sempre ficaram às margens do cânone literário. O texto dramático analisado – Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá –, de Fernando Mello (1974), insere-se no contexto repressivo, e policiado pela censura, da ditadura hétero-militar brasileira nos anos 1970-1980. Para tal proposta, apostamos na noção de “escrita/literatura homoerótica” (SILVA, 2009), na crítica ao objeto literário proposto, correlacionando-a com os conceitos de “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010); “biografema” (BARTHES, 1990) e sua releitura no universo da diversidade sexual e de gênero. Durante a análise, constatamos que a censura tentou manipular e orientar o sentido da obra, de acordo com a sua visão: a doutrina pedagógica de segurança nacional; que buscou identificar e combater um “inimigo interno”. Questionando as implicações dos cortes censórios, no texto escolhido, buscamos uma (re)leitura que ressignifique a experiência homoerótica da personagem Renato. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014 10.35499/tl.v13i1.6014 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v13i1.6014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014/3970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; v. 13 n. 1 (2019); 4-22 2176-5782 10.35499/tl.v13i1 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211679732039680 |