Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Tiago Calazans
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, André Luis Mitidieri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014
Resumo: Buscamos visibilizar experiências de sujeitos dissidentes da sexualidade normativa e desejos interditados por discursos autoritários, valorizando temas e discussões que sempre ficaram às margens do cânone literário. O texto dramático analisado – Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá –, de Fernando Mello (1974), insere-se no contexto repressivo, e policiado pela censura, da ditadura hétero-militar brasileira nos anos 1970-1980.  Para tal proposta, apostamos na noção de “escrita/literatura homoerótica” (SILVA, 2009), na crítica ao objeto literário proposto, correlacionando-a com os conceitos de “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010); “biografema” (BARTHES, 1990) e sua releitura no universo da diversidade sexual e de gênero. Durante a análise, constatamos que a censura tentou manipular e orientar o sentido da obra, de acordo com a sua visão: a doutrina pedagógica de segurança nacional; que buscou identificar e combater um “inimigo interno”. Questionando as implicações dos cortes censórios, no texto escolhido, buscamos uma (re)leitura que ressignifique a experiência homoerótica da personagem Renato.
id UNEB-4_970e2f39a6576c308ebf76c3b1e81483
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6014
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.Censurahomossexualidadeliteraturaprotagonista gay.Buscamos visibilizar experiências de sujeitos dissidentes da sexualidade normativa e desejos interditados por discursos autoritários, valorizando temas e discussões que sempre ficaram às margens do cânone literário. O texto dramático analisado – Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá –, de Fernando Mello (1974), insere-se no contexto repressivo, e policiado pela censura, da ditadura hétero-militar brasileira nos anos 1970-1980.  Para tal proposta, apostamos na noção de “escrita/literatura homoerótica” (SILVA, 2009), na crítica ao objeto literário proposto, correlacionando-a com os conceitos de “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010); “biografema” (BARTHES, 1990) e sua releitura no universo da diversidade sexual e de gênero. Durante a análise, constatamos que a censura tentou manipular e orientar o sentido da obra, de acordo com a sua visão: a doutrina pedagógica de segurança nacional; que buscou identificar e combater um “inimigo interno”. Questionando as implicações dos cortes censórios, no texto escolhido, buscamos uma (re)leitura que ressignifique a experiência homoerótica da personagem Renato.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2019-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/601410.35499/tl.v13i1.6014Tabuleiro de Letras; v. 13 n. 1 (2019); 4-222176-578210.35499/tl.v13i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014/3970Copyright (c) 2019 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Tiago CalazansPereira, André Luis Mitidieri2021-05-06T21:34:27Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6014Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:34:27Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.
title Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.
spellingShingle Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.
Simões, Tiago Calazans
Censura
homossexualidade
literatura
protagonista gay.
title_short Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.
title_full Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.
title_fullStr Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.
title_full_unstemmed Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.
title_sort Abordagem biografemática ao drama homoerótico Greta Garbo quem diria, acabou no Irajá.
author Simões, Tiago Calazans
author_facet Simões, Tiago Calazans
Pereira, André Luis Mitidieri
author_role author
author2 Pereira, André Luis Mitidieri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Tiago Calazans
Pereira, André Luis Mitidieri
dc.subject.por.fl_str_mv Censura
homossexualidade
literatura
protagonista gay.
topic Censura
homossexualidade
literatura
protagonista gay.
description Buscamos visibilizar experiências de sujeitos dissidentes da sexualidade normativa e desejos interditados por discursos autoritários, valorizando temas e discussões que sempre ficaram às margens do cânone literário. O texto dramático analisado – Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá –, de Fernando Mello (1974), insere-se no contexto repressivo, e policiado pela censura, da ditadura hétero-militar brasileira nos anos 1970-1980.  Para tal proposta, apostamos na noção de “escrita/literatura homoerótica” (SILVA, 2009), na crítica ao objeto literário proposto, correlacionando-a com os conceitos de “espaço biográfico” (ARFUCH, 2010); “biografema” (BARTHES, 1990) e sua releitura no universo da diversidade sexual e de gênero. Durante a análise, constatamos que a censura tentou manipular e orientar o sentido da obra, de acordo com a sua visão: a doutrina pedagógica de segurança nacional; que buscou identificar e combater um “inimigo interno”. Questionando as implicações dos cortes censórios, no texto escolhido, buscamos uma (re)leitura que ressignifique a experiência homoerótica da personagem Renato.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014
10.35499/tl.v13i1.6014
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014
identifier_str_mv 10.35499/tl.v13i1.6014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6014/3970
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 13 n. 1 (2019); 4-22
2176-5782
10.35499/tl.v13i1
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211679732039680