Como identificar Fake News: Ensino do Gênero Notícia através do Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Isadora Oliveira do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: BEZERRA, Valdenizia da Conceição, LIMA-NETO, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8923
Resumo: Os variados gêneros discursivos são propagados nas redes sociais, como o Twitter,  e, muitas vezes, emprestam sua estrutura composicional para outros gêneros que se enquadram no que tem se chamado como fake news. Esta pesquisa objetiva identificar características constitutivas de fake news, à luz do remix, no perfil Falha de São Paulo, do Twitter, em comparação com o gênero notícia. Para atender a este objetivo, selecionamos um corpus de 30 tweets, no qual elencamos as características composicionais, estilísticas e conteudísticas dos gêneros que ali se manifestam. Fundamentamo-nos em Knobel e Lankshear (2008), Navas (2010), Buzato (2013), para o conceito de remix; e em Bakhtin ([1979] 2011), para o conceito de gênero discursivo. Os resultados obtidos demonstram que o ensino através das redes sociais, como o Twitter, pode proporcionar um ensino mais dinâmico e mais próximo da realidade dos alunos. [Recebido: 29 jun. 2020 – Aceito: 8 ago. 2020]
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