Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLECK, Gilmei Francisco
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ZUCKI, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312
Resumo: O presente artigo reúne reflexões acerca da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS, vinculada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que teve como foco principal o ensino e a aprendizagem escolar da leitura literária, pelo viés do letramento literário. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados de nossa pesquisa, a qual buscou elaborar e propor novas práticas de leitura da literatura, com vistas à constituição de uma proposta de letramento literário em uma escola pública do Município de Cascavel-PR. A pesquisa, ao ter problematizado questões que envolvem a importância da leitura literária na formação dos sujeitos, abordou, também, temáticas acerca das metodologias de ensino de literatura; especialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual carece, ainda, de uma abordagem mais específica para o tratamento do texto literário em sala de aula. [Recebido: 03 out. 2015 – Aceito: 03 nov. 2015]
id UNEB-7_e978550dad75631d5cbc4ea36ecd4992
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3312
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamentalConcepções e Práticas literáriasEstética da recepçãoLeituras intertextualizadasLetramento literárioO presente artigo reúne reflexões acerca da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS, vinculada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que teve como foco principal o ensino e a aprendizagem escolar da leitura literária, pelo viés do letramento literário. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados de nossa pesquisa, a qual buscou elaborar e propor novas práticas de leitura da literatura, com vistas à constituição de uma proposta de letramento literário em uma escola pública do Município de Cascavel-PR. A pesquisa, ao ter problematizado questões que envolvem a importância da leitura literária na formação dos sujeitos, abordou, também, temáticas acerca das metodologias de ensino de literatura; especialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual carece, ainda, de uma abordagem mais específica para o tratamento do texto literário em sala de aula. [Recebido: 03 out. 2015 – Aceito: 03 nov. 2015]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/331210.30620/gz.v3n2.p141Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 141-1592318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312/2180Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFLECK, Gilmei FranciscoZUCKI, Renata2023-09-18T13:25:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3312Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:25:56Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
title Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
FLECK, Gilmei Francisco
Concepções e Práticas literárias
Estética da recepção
Leituras intertextualizadas
Letramento literário
title_short Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
author FLECK, Gilmei Francisco
author_facet FLECK, Gilmei Francisco
ZUCKI, Renata
author_role author
author2 ZUCKI, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FLECK, Gilmei Francisco
ZUCKI, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções e Práticas literárias
Estética da recepção
Leituras intertextualizadas
Letramento literário
topic Concepções e Práticas literárias
Estética da recepção
Leituras intertextualizadas
Letramento literário
description O presente artigo reúne reflexões acerca da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS, vinculada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que teve como foco principal o ensino e a aprendizagem escolar da leitura literária, pelo viés do letramento literário. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados de nossa pesquisa, a qual buscou elaborar e propor novas práticas de leitura da literatura, com vistas à constituição de uma proposta de letramento literário em uma escola pública do Município de Cascavel-PR. A pesquisa, ao ter problematizado questões que envolvem a importância da leitura literária na formação dos sujeitos, abordou, também, temáticas acerca das metodologias de ensino de literatura; especialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual carece, ainda, de uma abordagem mais específica para o tratamento do texto literário em sala de aula. [Recebido: 03 out. 2015 – Aceito: 03 nov. 2015]
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312
10.30620/gz.v3n2.p141
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312
identifier_str_mv 10.30620/gz.v3n2.p141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312/2180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 141-159
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041770907828224